segunda-feira, 8 de setembro de 2014

1 anos (a, b e c) - 3 bimestre - 5 e 6 aula

1 anos (a, b e c) - 3 bimestre - 5 e 6 aulas
aulas anteriores do 3 bimestre
http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2014_06_01_archive.html
http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2014/07/musica-para-o-1a-todas-as-turmas-podem.html
http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2014/08/1-anos-abc-3-bimestre-2-aula.html
http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2014/08/educacao-da-alma-todas-as-turmas-1-2-e-3.html

5 aula (dia 27/08 ou 03/10)
leia o trabalho que você fez sobre ciência (1 aula) e responda as seguintes perguntas. Antes, para aqueles que não fizeram, escolha uma ciência ou disciplina (ver pag. 309 do livro da Chauí)

1- Quais os sentindos que o cientista usa na ciencia que ele pratica?
2- Como o cientista transforma aquilo que ele percebeu em conhecimento?
3- Como ele cria uma opinião?
4- Quando dois cientistas tem percepções diferentes e opiniões diferentes, o que nos que não somos cientistas temos que fazer?
5- como o cientista usa a história da ciência para produzir seu conhecimento?
6- o cientista pode esquecer aquilo que sabe? como ele faz para aplicar bem aquilo que um dia ele soube?
7- nossa linguagem é formada de nomes e verbos, como o cientista usa eles para produzir seu saber? como ele cria nomes e descreve o que aconteceu por meio dos verbos?
8- como o cientista atesta a verdade sobre sua opinião?
9- como forma-se uma teoria científica? para que serve?
10- como o cientista discuti as origens da ciência que produz?
11- como ele explica as causas do fenômenos que estuda?
12- como o cientista usa frases que se refere a universais? (em frases do tipo: todo S é P. Exemplo: todo homem é mortal)

despois de responder as perguntas, sozinho, em duplas ou trio, faça um texto sem as perguntas. O texto precisa ser claro.

6 aula (dia 03/09 ou 10/09)
Além da ciência que voce escolheu, escolha mais duas. Responda as perguntas da aula anterior mentalmente. Pense e escreva quais as caracteristicas (habilidades/competências) dos cientistas.
Depois crie dois diálogos: 1) entre dois desses cientistas; 2) entre um cientista e um aluno que quer aprender a ciência em questão.
Essa atividade é para o 4 bimestre e pode ser feita em grupo.

atividade de recuperação
quem não conseguir atinguir a média (5) com os trabalhos e a prova pode fazer a atividade de recuperação. Você pode:
- refazer um dos trabalhos a partir da orientação do professor;
- refazer o resumo do cap. 30 a partir da orientação do professor;
- fazer o resumo e responder as perguntas do link
http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2014/05/1-ano-ataliba-nogueira-filosofia-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário