1 anos - 4 bimestre
primeira atividade (atividade relacionada ao 3 bimestre)
escreva as características/habilidades de dois cientistas (físico, quimico, biológo, médico, historiador, etc). Depois crie um diálogo entre os dois (mínimo de 5 falas cada). E depois faça um diálogo entre cada um deles e um aluno (mínimo de 5 falas cada).
4 bimestre
neste quarto bimestre vamos discutir duas leis fundamentais para nossa vida: a Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH) e a Constituição Brasileira de 1988.
ambas vamos estudar do seguinte modo:
cada um vai, a partir do seu número, análisar um artigo. Por exemplo, o número 1 vai analisar o artigo 1, o número 2 o artigo 2, o 30 o artigo 30. Como a DUDH só vai até o número 30, os alunos que possuem o número maior que o 30 irão subtrair o 30 do seu número, por exemplo, o número 31 vai analisar o artigo 1, o 32 o artigo 2. A análise será feita assim:
1 - o aluno deve identificar as palavras-chaves do artigo e procurar seu sentido nos dicionários (o livro de filosofia da marilena chauí pode ajudar, há um indice nas páginas 363-365)
2 - o aluno deve substituir os significados das palavras na frase da DUDH. Ao fazer isso, é preciso adaptar a frase.
3 - por fim, o aluno deve procurar as relações existentes entre o artigo que analisou e os outros artigos.
a DUDH feita pela ONU estão nos links abaixo e no caderno do Estado, vol. 2 pág. 56.
http://www.dudh.org.br/
http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm#01
2 atividade:
pesquise a ONU. Por que foi formada? quais são os paises que a compõe? como e por que criou a DUDH? como ela atua nos paises que fazem parte dele e nos paises que não fazem parte dela?
3 atividade:
o mesmo exercício feito com os artigos da ONU será feito os artigos da constituição: cada um vai, a partir do seu número, análisar um artigo. Por exemplo, o número 1 vai analisar o artigo 1, o número 2 o artigo 2, o 30 o artigo 30, o 40 o artigo 40.
A análise será feita assim:
1 - o aluno deve identificar as palavras-chaves do artigo e procurar seu sentido nos dicionários (o livro de filosofia da marilena chauí pode ajudar, há um indice nas páginas 363-365)
2 - o aluno deve substituir os significados das palavras na frase da constituição. Ao fazer isso, é preciso adaptar a frase.
3 - por fim, o aluno deve procurar as relações existentes entre o artigo que analisou e os outros artigos.
links da constituição brasileira
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/con1988_29.03.2012/CON1988.shtm
4 atividade
analisado os dois, a DUDH e a Constituição brasileira de 1988, os alunos devem discutir as relações entre os dois. Historicamente a constituição brasileira veio depois da DUDH, assim, é preciso discutir como a primeira influenciou a segunda.
os links podem ajudar:
http://www.neysilva.com/2011/01/influencia-da-declaracao-universal-dos.html
http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/valeriabrito/valeria.html
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