terça-feira, 5 de abril de 2016

2 ano - uso do elenchos socrático

2 ano - uso do elenchos socrático
inicialmente vamos continuar a atividade da aula passada
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2016/03/2-ano-etica-em-socrates.html
quer quiser pode adicionar algum item importante. depois de fazermos isso, iremos conversar sobre o que as pessoas pensam sobre esses itens e, em seguida, iremos usar um dos métodos de sócrates: o elenchos (a refutação): diante de uma dada afirmação, tente achar algum exemplo que prove o contrário. Com isso Sócrates mostra que tanto faz afirmar x ou não x, ambos não definem a coisa.

observação geral: a ética não é um tema fácil de ser discutido, em breve discutiremos cultura que irá nos ajudar nessa discussão, por enquanto é importante pensarmos que não é uma ética universal porque não há uma cultura universal. Então, se eu ou algum amigo estiver sendo evasivo quando fazer alguma crítica, diga para que fiquemos sabendo.

avisos: sexta feira, dia 08/04, irei estar na escola, no 2 1 MB1, das 14h as 16h. irei apresentar um pouco da filosofia oriental. semana que vem vamos fazer o resumo geral do 2 bloco e conversar sobre avaliação.

abaixo segue uma lista das atividades que fizemos até agora. abaixo a lista de competências que, a partir das aulas e das atividades, julguei ser importantes.

atividades de aula
resumir em dupla a aula anterior
apresentar-se: a familia e o individuo
em grupo, escolher um dos temas dos diálogos de Platão e
construir uma estratégia de como estudar aquele assunto hoje
identificar formas comuns de relações e, a partir disso, construir
frases que possam valer para todas as situações (frases com pretensão de universalidade)
a partir do elenchos (refutação) e dos diálogos socráticos discutir as
as frases anteriores 
atividades extra aula
fazer perguntas sobre a aula anterior (roteiro de pesquisa)
ler o diálogo de Platão escolhido e usá-lo para discutir o tema hoje
ler um diálogo socrático e identificar o elenchos (refutação)
usar o diálogos lido para discutir as próprias relações

habilidades/compentencias apresentadas aos 2 anos
primeiro bloco 1 identificar as caracteristícas do professor:
-conhecer o professor de filosofia (robson)
-usar este conhecimento para conhecer outros professores
-em cada aula, formular perguntas que leve em consideração esses conhecimentos
2 identificar suas próprias caracteristícas e a dos colegas de sala:
- idem ao anterior
3 perceber a dinâmica do universo escola no qual está inserido
-identificar as burocracias (em geral) a serem cumpridas
-identificar a burocracia específica (filosofia) a serem cumpridas. (conhecer as exigencias brasileiras e portuguesas)
-ler e refletir os aprofundamentos apresentados pelo professor
4 imaginar, a partir da descrição do professor, a primeira 'academia' de filosofia: a escola de Platão
-identificar as coisas estudadas, bem como o método aplicado. Uma 'disciplina' que recebia um cuidado especial era o conhecimento da lingua grega, assim aprendia-se a ler, analisar, discutir e compor poemas.
-perceber as diferenças e semelhanças entre nós e Platão e seus alunos
5 temas dos diálogos de Platão
-perceber os temas estudados na antiga grécia
-atulizar esses temas
-construir estratégias necessárias para conhecer um assunto
-perceber as estratégias de outros grupor e assimilá-la 
6 fazer um resumo de uma aula de filosofia
-identificar os pontos importantes da aula
-selecionar, a partir do texto postado pelo professor no moodle e/ou no blog: www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br, os pontos importantes
-comparar a aula oral e a aula escrita
-escrever um texto a partir das atividades anteriores
-apresentar o texto
segundo bloco 7 identificar as relações entre as pessoas:
-na família
-na escola
-na igreja
-no bairro
-em outros lugares
8 a partir dos diálogos socráticos do Platão vamos discutir nossas relações:
-o que eu penso e como eu ajo; o que as pessoas pensam e como elas agem
-identificar quais eram os valores definidos nos diálogos Socráticos
-identifiar algumas formas de discutir os valores na antiga Grécia
-identificar quais são os valores importantes da nossa época
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