inicialmente vamos continuar a atividade da aula passada
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2016/03/2-ano-etica-em-socrates.html
quer quiser pode adicionar algum item importante. depois de fazermos isso, iremos conversar sobre o que as pessoas pensam sobre esses itens e, em seguida, iremos usar um dos métodos de sócrates: o elenchos (a refutação): diante de uma dada afirmação, tente achar algum exemplo que prove o contrário. Com isso Sócrates mostra que tanto faz afirmar x ou não x, ambos não definem a coisa.
observação geral: a ética não é um tema fácil de ser discutido, em breve discutiremos cultura que irá nos ajudar nessa discussão, por enquanto é importante pensarmos que não é uma ética universal porque não há uma cultura universal. Então, se eu ou algum amigo estiver sendo evasivo quando fazer alguma crítica, diga para que fiquemos sabendo.
avisos: sexta feira, dia 08/04, irei estar na escola, no 2 1 MB1, das 14h as 16h. irei apresentar um pouco da filosofia oriental. semana que vem vamos fazer o resumo geral do 2 bloco e conversar sobre avaliação.
abaixo segue uma lista das atividades que fizemos até agora. abaixo a lista de competências que, a partir das aulas e das atividades, julguei ser importantes.
atividades de aula |
resumir em dupla a aula anterior |
apresentar-se: a familia e o individuo |
em
grupo, escolher um dos temas dos diálogos de Platão e construir uma estratégia de como estudar aquele assunto hoje |
identificar
formas comuns de relações e, a partir disso, construir frases que possam valer para todas as situações (frases com pretensão de universalidade) |
a partir
do elenchos (refutação) e dos diálogos socráticos discutir as as frases anteriores |
atividades extra aula |
fazer perguntas sobre a aula anterior (roteiro de pesquisa) |
ler o diálogo de Platão escolhido e usá-lo para discutir o tema hoje |
ler um diálogo socrático e identificar o elenchos (refutação) |
usar o diálogos lido para discutir as próprias relações |
habilidades/compentencias apresentadas aos 2 anos | ||
primeiro bloco | 1 | identificar as caracteristícas
do professor: -conhecer o professor de filosofia (robson) -usar este conhecimento para conhecer outros professores -em cada aula, formular perguntas que leve em consideração esses conhecimentos |
2 | identificar suas próprias
caracteristícas e a dos colegas de sala: - idem ao anterior |
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3 | perceber a dinâmica do universo
escola no qual está inserido -identificar as burocracias (em geral) a serem cumpridas -identificar a burocracia específica (filosofia) a serem cumpridas. (conhecer as exigencias brasileiras e portuguesas) -ler e refletir os aprofundamentos apresentados pelo professor |
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4 | imaginar, a partir da descrição
do professor, a primeira 'academia' de filosofia: a escola de Platão -identificar as coisas estudadas, bem como o método aplicado. Uma 'disciplina' que recebia um cuidado especial era o conhecimento da lingua grega, assim aprendia-se a ler, analisar, discutir e compor poemas. -perceber as diferenças e semelhanças entre nós e Platão e seus alunos |
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5 | temas dos diálogos de
Platão -perceber os temas estudados na antiga grécia -atulizar esses temas -construir estratégias necessárias para conhecer um assunto -perceber as estratégias de outros grupor e assimilá-la |
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6 | fazer um resumo de uma aula de
filosofia -identificar os pontos importantes da aula -selecionar, a partir do texto postado pelo professor no moodle e/ou no blog: www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br, os pontos importantes -comparar a aula oral e a aula escrita -escrever um texto a partir das atividades anteriores -apresentar o texto |
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segundo bloco | 7 | identificar as relações entre as
pessoas: -na família -na escola -na igreja -no bairro -em outros lugares |
8 | a partir dos diálogos socráticos
do Platão vamos discutir nossas relações: -o que eu penso e como eu ajo; o que as pessoas pensam e como elas agem -identificar quais eram os valores definidos nos diálogos Socráticos -identifiar algumas formas de discutir os valores na antiga Grécia -identificar quais são os valores importantes da nossa época |
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