quarta-feira, 9 de agosto de 2017

cont. 6 aula - Filosofia moderna – sec.XV-XVII

Filosofia moderna – sec.XV-XVII
Maquiavel (1469-1527)
Maquiavel pretende estudar as causas da instabilidade, da falta de governabilidade dos governos das cidades renascentistas italianas...
E virtu é o carisma político
Dussel p.189. se a virtù é esse fazer-se digno da admiração do povo por sua “astúcia afortunada”, não somente ser amado, mas, também, não ser odiado, o ator carismático deverá cuidar de sua “imagem mítica” diante do povo e dos grandes de dentro e diante dos inimigos de fora.
Ginès de Sepúlveda (1489-1573)
Dussel p.208. O “pai” da filosofia política moderna: Ginès de Sepúlveda (nasceu em 1489, traduziu a política de Aristóteles, apoiou a colonização na américa contra Frei Bartolomé de las Casas, falecido em 1573).
Eis o silogismo será tautológico e autorreferente: A. nos temos regras da razão; b. o outro não tem nossas regras, logo ele é bárbaro; c. o bárbaro não tem direitos e é um perigo para nossa civilização; d. o perigo deve ser eliminado.
Francisco Suárez (1548-1617) - Dussel p.233.
“eu tenho consciência de estar consciente”. A obra Disputationes Metaphysicae teve dezenove edições entre 1597 e 1751, incluenciando Descartes, Spinoza, Leibniz, Vico, Christian Wolff, kant, Shopenhauer, Heidegger, entre outros.
Por natureza, todos os seres humanos nascem livres [mas em comunidade], e por isso, ninguém tem jurisdição política sobre o outro (De legibus, III, 3, p.3)
247. em primeiro lugar o poder.... reside no povo ou comunidade, que o recebe do Criador....
Por natureza, todos os seres humanos nascem livres [mas em comunidade], e por isso, ninguém tem jurisdição política sobre o outro (De legibus, III, 3, p.3)
Dussel diz que o primeiro consenso é a noção de pertencimento a uma comunidade política.
249. nota 662. ... o segundo ato consensual de transferir o poder originário, condicionadamente, a uma autoridade particular...
Dussel apresenta a argumentação de Las Casas: 1. Os portugueses roubam quem não estava em guerra contra eles; 2. Tratam-no como mercadoria; 3. Pregam o cristianismo como se fossem cristãos
Thomas Hobbes (1588-1679)
- estado de natureza: anterior ao pecado original:
No estado de natureza, todos os homens tem o desejo e a vontade de fazer dano... no estado de natureza, o benefício [próprio] é a medida do direito. (Hobbes, 2000, de cive, cap. 1, p.4) [para conservação da própria vida].
- no EM, sem um poder, há guerra de todos contra todos
... durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os atemorize a todos, se encontram na condição ou estado que se denomina guerra; uma guerra tal que é a de todos contra todos. (leviatã, parte I, cap.13,8;1998, p.102)
Dussel diz que hobbes usa os conceitos da física da sua época para caracterizar o ser humano: “cada ser humano é como uma mônada (um móvel newtoniano com força que se move por inércia) que, ao mover-se, pode ser atraída por outros móveis, chocar-se contra eles ou sofrer repulsão de outros.
280-281. etapas da a sociedade civil:
1.       Cada indivíduo exerce, transfere ou renuncia ao poder
2.       Todos (menos o rei) devem tender à paz. Mas, para alcança-la, devem negar-se a si mesmos.
3.       A restrição que o indivíduo se impõe a si mesmo aparece como uma transferência, enquanto a renúncia se deposita na vontade de outro eleito, o soberano (o rei). Dussel completa dizendo que essa transferência é negativa, é um negar-se, não oferecer resistência.
Port. P.310. Looke (1632-1704)
Atuou na revolução inglesa. Foi o teórico da elite vencedora. Justificou a pirataria. Só são iguais os homens que: 1. Tem propriedade; 2. Não trabalham; 3. Não são escravos. Justifica que o trabalho deve ser vendido como propriedade. Dussel, usando Marx, critica essa formulação.
“Deus deu o mundo aos homens em comum” (Locke, 1960, §34, p.29). e, agora, a exceção: “podem, apesar de tudo, encontrar-se ainda grande extensões de terras cujos habitantes não se uniram ao resto do gênero humano [leia-se: o liberal burguês inglês] no acordo para o emprego do dinheiro comum e que permanecem incultas”. Ocupar estas terras, então, não é usurpar o direito de ninguém, já que estavam “vazias”, “não cultivadas”.
268... a Europa se impôs ... pela violência das armas. Mas, isto não se pode aceitar publicamente numa sociedade “civilizada” europeia ... era preciso dar-lhe uma “aparência” moral.
Silogismo totalitário:
1.       No estado de natureza todos são iguais e livres
2.       Quem não cumpri isso é fora da lei e inimigo. Nasce o estado de guerra
3.       O juiz só existe no estado civil e não entre as nações
4.       Só deus pode julgar a injustiça ou o ódio que uma nação tem contra outra.
5.       O vencedor tem direito de ser despótico para com o vencido e cobrar as perdas e o ressarcimento
Spinoza (1632-1677)
A peregrinação que a  família de Spinoza  sofreu por ser judia deu o mote para suas investigações. Ele iniciou algo que séculos depois Shleiermacher chamou de Hermenêutica. Defendeu que tudo é vida. Diz também que o mercado  é o que funda a sociedade e que para a sua existência é preciso que o Estado garanta os contratos.


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