Começamos a ler o livro Tempos modernos, tempos de Sociologia, livro didático do ano passado.
Estamos lendo e analisando alguns trechos a partir do método:
- procurar as relações entre as palavras, começando pela palavra principal, procuramos quais as palavras que estão conectadas a ela
- faça perguntas para o autor da frase para entender melhor o que ele quis dizer, acrescente palavras a frase para entendê-la melhor
- compare com outras frases, por exemplo com frases dos seus familiares ou que parta da experiência deles
- pense no significado dessa frase para você, seus parentes e seus amigos
- que ações essa frase provoca
- qual é a história social e linguística desse conceito
No dia 23/04 lemos alguns trechos do capitulo 1. Os conceitos (termos) e ideias destacadas são: tempos modernos, diferença entre a vida na cidade e no campo, etnia, tempo de trabalho, papel da Igreja Católica, comercio.
hoje, 14/05, lemos alguns trechos do final do capítulo 1 e do capítulo 2. Os conceitos (termos) e ideias destacadas são: Burguesia, iluminismo, detentores dos meios de produção (capitalistas) e não detentores dos meios de produção (trabalhadores); conhecimento do mundo urbano (sociologia); Adam Smith: 'mão invisível do mercado'; o livre comercio; o individualismo.
vamos conhecer nossa cidade (e nosso mundo)?
em dupla ou trio escolha duas profissões de familiares, parentes e/ou amigos. Conversem com eles sobre seus trabalhos. Sugestão de perguntas: Como você adquiriu este saber? podemos também adquiri-lo? Qual função social deste saber? você foi obrigado a aprender ou aprendeu espontaneamente? de onde você veio? o que na sua história pessoal 'obrigou' você a ter esse conhecimento?
para aqueles que quiserem aprofundar essa discussão, veja a aula:
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2018/05/todas-as-turmas-do-anibal-e-1-anos-do.html
hoje, 14/05, lemos alguns trechos do final do capítulo 1 e do capítulo 2. Os conceitos (termos) e ideias destacadas são: Burguesia, iluminismo, detentores dos meios de produção (capitalistas) e não detentores dos meios de produção (trabalhadores); conhecimento do mundo urbano (sociologia); Adam Smith: 'mão invisível do mercado'; o livre comercio; o individualismo.
vamos conhecer nossa cidade (e nosso mundo)?
em dupla ou trio escolha duas profissões de familiares, parentes e/ou amigos. Conversem com eles sobre seus trabalhos. Sugestão de perguntas: Como você adquiriu este saber? podemos também adquiri-lo? Qual função social deste saber? você foi obrigado a aprender ou aprendeu espontaneamente? de onde você veio? o que na sua história pessoal 'obrigou' você a ter esse conhecimento?
para aqueles que quiserem aprofundar essa discussão, veja a aula:
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2018/05/todas-as-turmas-do-anibal-e-1-anos-do.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário