As leis 10.639/03 e 11.645/08 tornam obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígenas. Muitas coisas são importantes acerca dessas leis, vamos discutir algumas delas. Primeiro porque essas duas histórias não apareciam no currículo escolar? Pois nosso currículo privilegia a história europeia. Uma outra questão que acho importante salientar é que esses povos, os africanos e os indígenas, são autossuficientes, ou seja, não precisam entrar no mundo moderno da circulação de mercadorias. Me parece que esse é um dos motivos do apagamento da sua história. Vou colocar alguns links para nos ajudar na pesquisa sobre eles:
Livros sobre populações africanas e afrodiaspóricas
https://www.youtube.com/watch?v=FPp_jInNMfk
Filme: Pele Negra, Máscara Branca
Gênero: Documentário
Direção e roteiro: Conrado Krainer
Ano: 2006
Duração: 19 min
Sinopse
“Pele Negra Máscara Branca” se trata de um documentário que aborda o racismo no Brasil, o problema da ideologia do branqueamento. Esta abordagem é feita através de uma ousada proposta de edição cujo objetivo é o de traduzir os conceitos herméticos das ciências sociais para o público leigo.
https://vimeo.com/25032163
No início do vídeo o prof. Kabengela comenta o livro de Frantz Fanon, um africano que era contra a teoria do branqueamento. Essa teoria diz que o branco é melhor que as outras ‘raças’, desse modo sua cultura, sua filosofia, sua ciências são melhores que a dos outros povos. Assim também suas características (olhos claros, cabelos lisos) são mais bonitas do que a de outros, por isso, para ser aceito o negro precisaria imitar as características dos brancos, desse modo, seria um negro de máscara branca. Por esse motivo uma das formas de resistência do povo africano foi resgatar a sua própria identidade.
Discussões: quais são as identidades dos grupos que compõem seu bairro? Quais são seus comportamentos? Como eles se distinguem? Há conflitos? Há algum movimento negro na região?
https://www.youtube.com/watch?v=mVFWJPXscm0
Site que tenta fornecer ao professor de filosofia material para discutir a filosofia africana.
https://pibidfilosofiaufmt.wixsite.com/pibidfilosofiaufmt/filosofia-e-conscincia-negra
Na Íntegra - Sidney Chalhoub - História do Brasil – Abolição
vídeo onde o professor da unicamp Sidney Chalhoub fala da abolição da escravidão.
https://www.youtube.com/watch?v=HasU6yOmsQs
Museu Afro Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=dbCn2C_n7aM
http://www.museuafrobrasil.org.br/
Há um museu no Ibirapuera em São Paulo que guarda a memória dos povos que foram trazidos forçados da África. Há um vídeo feito pela unescoPortuguese chamado Afro Brasil onde esse museu é apresentado. No início desse vídeo o diretor do museu Emanoel Araujo fala a partir dos relatos de viajante e de imagens provavelmente dos séculos XVI que os negros escravizados ocupavam todos os postos de trabalho na cidade. Isso significa que eles trouxeram muitos conhecimentos, movimentando toda a economia.
Discussão: porque os descendentes de portugueses, os primeiros a construir uma história do Brasil, não quiseram contar essa história? Isso que foi construído por todos (portugueses e africanos) é de propriedade de quem? Quem pode usufruir de tudo que foi construído?
Resposta inicial: todos possuem o direito de usar aquilo que todos produziram. Porém como garantir esse direito no presente e para as futuras gerações? Como registrar e mapear o que foi produzido por todos e por cada um?
Reginaldo Prandi
https://www.youtube.com/watch?v=UchgKiiCeq4
Moniz Sodré
https://www.youtube.com/watch?v=rbYFs5KwlmM
Portais
portal sobre filosofia africana
https://filosofia-africana.weebly.com/
portal sobre a mulher negra
https://www.geledes.org.br/
Mulher com a Palavra | Djamila Ribeiro, Carla Akotirene, Joice Berth e Lívia Natália. Feministas negras
https://www.youtube.com/watch?v=Jnfk0pCP3pg
Tarde de Palestras: Ciência, tecnologia e inovação afrodescendente (Carlos Machado). Palestra de Carlos Machado sobre os cientistas negros.
https://www.youtube.com/watch?v=jvuo4VgGqMM
Terras das chacinas – 3 documentários (exceção permanente, inimigo interno, o massacre do Carandiru)
https://www.youtube.com/watch?v=enZISbyxgGU
https://www.youtube.com/watch?v=RUBx6_qQh1M
https://www.youtube.com/watch?v=FdmG2M9x4RY
Coleção História Geral da África feita pelo UNESCO
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/ https://www.youtube.com/watch?v=e8AhCd6-VVE
Mbokolo sobe o projeto HGA:
A história em quadrinhos da Rainha Jinga é também muito interessante:
Vídeos do curso Educação Para as Africanidades: formação para a Cidadania da Unicamp
1. Educação Para as Africanidades: formação para a Cidadania
https://www.youtube.com/watch?v=gHUe42vjaGk&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3mk9TicYE82wJ6fAPiOt_NFgMrXpYyf8vjHgUqcbgF9Dk9ZdRfG0tH_0s
Resumo: os negros, descendentes do povo que foi sequestrado da África, apenas em 1988, com a constituição federal, tiveram uma política que os consideraram cidadãos. Ainda assim, há muitas falhas nessa integração, uma delas é a preferência pela cultura europeia que é ensinada nas escolas, enquanto que a cultura africana (e indígena) não é ensinada. Por isso, foi feita a Lei 10.639/03 e 11.645/08 tornando obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira.
Aprofundamento: Dussel (2014) lembra que o Estado Moderno europeu tenta apagar rastros de outros povos, afim de não identificarmos o quanto na história mundial há conexões entre os diversos povos. Ver vídeo: enrique dussel politica da libertacao cap 1 em:
https://www.youtube.com/watch?v=rm3JnXCKIYk.
2. Educação Para as Africanidades: formação para a Cidadania. EIXO I: Ações Afirmativas
Resumo: sendo negado até 1988 a cidadania aos descendentes do povo africano (e aos povos originários), é preciso criar ações para contrapor essa tradição, é preciso ações afirmativas para devolver-lhes a cidadania.
Aprofundamento:
http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/educacao_acoes_afirmativas.pdf?fbclid=IwAR2DbTwFm7ZRXLDDT1bkBwVhWCszfVwPkiSWfq4gc8mGCj-MguOq7MuOvIk
Gomes: “As ações afirmativas podem ser entendidas como um conjunto de políticas, ações e orientações públicas ou privadas, de caráter compulsório, facultativo ou voluntário que têm como objetivo corrigir as desigualdades historicamente impostas a determinados grupos sociais e/ou étnico/raciais com um histórico comprovado de discriminação e exclusão. Elas possuem um caráter emergencial e transitório. Nesse sentido, as políticas de ação afirmativa têm como perspectiva a relação entre passado, presente e futuro, pois visam corrigir os efeitos presentes da discriminação praticada no passado, tendo por fim a concretização do ideal de efetiva igualdade e a construção de uma sociedade mais democrática para as gerações futuras.” (p.222)
3. Educação Para as Africanidades: formação para a Cidadania. Política para diversidade
https://www.youtube.com/watch?v=kv9BYU4yDkY&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2Yi1oj5Vrm1BJRaJs2H7lY0pGZjPGLd1vLcV3fQuZu888gb9iDlFjU9TI
Resumo: ações do governo brasileiro entre 2003 e 2016 acerca do seu passado escravista. Defesa do direito à diversidade.
Aprofundamento: Nilma Lino Gomes - Parte 1, 2 e 3.
https://www.youtube.com/watch?v=wyw39D4ueJM&fbclid=IwAR2-P_qWai-0nEmsKcZAexaZ6haJ4qOI7bEzlsow32KEM5qm-LzBicqd7ow
4. Educação Para as Africanidades: formação para a Cidadania. Cosmovisão africana
https://www.youtube.com/watch?v=_S05aYqceOg&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2sMvmsa8jfnDDaF8fFThYlho1Ebf_UMt7mVmxtsccGjvbmNtQHCcTJxTY
Resumo: tendo sido trazido a força, o povo africano buscou formas de sobrevivência, entre elas a tentativa de reprodução de costumes que traziam da África.
Aprofundamentos: Muniz Sodré – Interpretações da Cultura.
http://www.nostransatlanticos.com/video/muniz-sodre-interpretacoes-da-cultura/?fbclid=IwAR2q2Fh5PLAXtv0Ldbwo2PQO-OednE0swdpEQv-vJbdjTjt5pPLRAQLKpwM
5. Educação Para as Africanidades: formação para a Cidadania. Conceito de Africanidades
https://www.youtube.com/watch?v=4xYIReWkudE&feature=youtu.be
Resumo: o que significa africano? há múltiplas identidades
6. Educação Para as Africanidades: formação para a Cidadania. Corpo e Estética
Resumo: a identidade se constrói pela relação com o outro, porém na relação entre povos da África e os povos Europeus, entre elas o povo negro e o povo branco, houve uma valorização de qualidades de pessoas brancas em detrimento as negras, em especial o tipo de cabelo. Assim, processos de identidade se faz fundamental.
Projeto Naturalmente Cacheados
https://2019.febrace.org.br/virtual/2019/HUM/194/
https://www.facebook.com/NaturalmentesCacheadas/
Proposta de texto para pensar uma Ética a partir do Candomblé
https://www.academia.edu/40114601/%C3%89tica_e_Candombl%C3%A9
Texto “Ética e Candomblé”. Nesse texto tento propor duas éticas a partir de uma certa idealização do Candomblé. 1. Todos precisam, ao mesmo tempo, por um lado reconhecer as qualidades do outro, por outro lado limitar as suas qualidades (isso vale para tudo, pessoas, animais, plantas, coisas, etc). 2. Todos precisamos ouvir todos e tocar com todos, para tanto é preciso em alguns momentos se deixar levar pela música do outro e em outros momentos conduzir os outros com suas músicas.
História das Relações Internacionais - Aula 18 / Parte 3: O Imperialismo e a Questão Oriental
https://www.youtube.com/watch?v=2KDgq1cE4A0
Cultura negra no Brasil
A cultura feita pelos negros que foram escravizados e pelos seus descendentes é enorme, para falar de alguns: o candomblé, a capoeira, a comida, o hip hop, o samba. Vamos apresentar abaixo algumas letras de músicas do grupo de Rap Racionais e de alguns sambas:
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2019/10/disco-sobrevivendo-no-inferno-dos.html
Há muitos outros grupos de Rap: Face da morte, Sistema Negro, Facção Central (com Eduardo Taddeo, ver seminário dele sobre literatura periférica), Djonga, Baco Exu do Blues, BK, Rincon Sapiência e Mariana Mello. Escolha um deles para pesquisar e comparar.
O samba
No livro “Não tá sopa” Maria C. P. Cunha (2015) diz o seguinte: “pode-se dizer que o samba – na forma como o conhecemos hoje – nasceu da conjunção destes dois fatores: a rivalidade entre grupos carnavalescos, que estimulou a busca de inovação, e a adequação das performances nos certames de rua, criando um padrão rítmico mais dançante tanto para os desfiles como para os salões, por um lado; e o desenvolvimento do mercado fonográfico, com suas regras e mecanismos, por outro.” Somado a isso está o elevação do gênero como ritmo nacional por excelência que representa miscigenação do povo brasileiro.
Carlos Sandroni em seus livros e vídeos também discuti isso: o samba nasce da mistura entre música europeia (que privilegia uma certa harmonia instrumental) e a música Africana (que privilegia a percussão).
Pesquise acerca da história do samba, como ele se tornou referencia da música brasileira. Pesquise outros elementos que fazem parte da identidade brasileira
Grupo Sensação; música: Canto Nacional: [...]Não da pra ser feliz quando o problema e social/A infelicidade gera crise nacional
Grupo Fundo de Quintal; música: A batucada dos nossos tantãs: [...] Este samba é pra você/Que vive a falar, a criticar/Querendo esnobar, querendo acabar/Com a nossa cultura popular
Jorge Aragão; música: Identidade.
Sandra de sá: Olhos coloridos.
Homenagens a cantores e cantoras negras: Nossa escola Undergound Samba Lapa.
Aquarela brasileira de Silas de Oliveira
Vídeos: Bia Ferreira - Cota Não é Esmola | Sofar Curitiba; Paraíso do Tuiuti 2018 - Samba na voz de Grazzi Brasil
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