terça-feira, 23 de junho de 2020

Porphyrio - Atividades do 2 Bimestre

Atividades do 2 Bimestre para os alunos do 1 ano do Porphyrio

Antes de entrarmos no segundo bimestre quero dizer que os professores combinaram de receber as atividades do 1 bimestre até o fim 2 bimestre. Eu me junto aos seus professores. Além disso, no 2 bimestre e ao longo do ano iremos retomar as atividades do 1 bimestre, então aqueles que não fizeram essas atividades tentem fazer, quem tiver dificuldade peça ajuda para mim e/ou para seus colegas de turma. No post anterior de 01/06/2020 coloquei o resumo do 1 bimestre inclusive das atividades e das correções.
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2020/06/porphyrio-resumo-do-1-bimestre-e.html

As atividades do 2° bimestre serão: a 1, 2 e 3 são obrigatórias, a 4 e 5 são optativas (podem ser feitas ou não). Entrega até dia 24/07
1. retomada da pesquisa sobre algo da nossa sociedade. Agora, de novo em dupla ou trio, pesquise a história regional e mundial daquilo que você escolheu. Escolha alguém que trabalhe na área para te contar essa história. Junte essas informações com as colhidas bimestre passado, prepare uma apresentação curta de no máximo 1 página para apresentar para sua turma. Envie-me essa apresentação. Essa atividade vale 3 pontos

2. sobre uma população indígena (Concentram-se em dois pontos: 1. Na relação desse grupo com o Estado e 2. Como esse povo se alimenta). Essa atividade vale 5 pontos.
a. escolha uma comunidade indígena ainda existente (pode ser de algum amigo de vocês, ou parente, pode ser da região ou de outro lugar)
b. procure saber como se deu a relação desse povo com os povos europeus (nos últimos anos e/ou décadas)
c. em relação ao modo de vida do europeu, chamado de civilizado (ou urbano ou moderno), quais as semelhanças e quais as diferenças em relação a esse povo
d. procure saber como esse povo planta algo e procure aprender para nos ensinar (pode ser árvore)
e. procure saber como esse povo cozinha
Depois prepare uma apresentação de 1 ou 2 páginas. Quem quiser pode gravar um vídeo de 1 a 3 minutos e me enviar.
Para aqueles que não conseguem acessar a internet e/ou estão com dificuldade em fazer a atividade acima, podem fazer essa outra atividade: depois dessa orientação das atividades colocarei um texto sobre os povos indígenas e questões de vestibulares também sobre eles. Usem esses textos. Para aqueles que querem fazer em dupla ou trio, cada pessoa escolhe um trecho para comentar e depois junte os comentários num texto só. Para aquele que quiser fazer sozinho, escolha dois trechos para comentar e juntar. O comentário deve constar: 1. Ideia geral; 2. Problemas dessa ideia na realidade; 3. Dúvidas sobre essa ideia e os problemas.

3. Essa atividade vale 5 pontos. Questões de enem acerca do povos indígenas. Em dupla ou trio escolham 5 questões e façam o seguinte:
a) com suas palavras escreva a pergunta da questão
b) escreva o significado da principal palavra da pergunta
c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta
d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem
e) caso tenham dúvidas anotem
f) aqueles que conseguirem, em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada (isso não será cobrado no 2 bimestre, mas quem quiser treinar pode)

orientação da postagem:
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2020/06/porphyrio-2-bim-enem-povos-indigenas.html

4. Atividades do caderninho do aluno (do 1 e do 2 bimestre). O Caderninho do Aluno tem muitas atividades, cada atividade feita valerá 1 ponto na média.
lives no facebook
https://www.facebook.com/robson.gabioneta/videos/3232653013626388/?t=42
https://www.facebook.com/robson.gabioneta/videos/3232703093621380/?t=2
https://www.facebook.com/robson.gabioneta/videos/3233647203526969/?t=2
https://www.facebook.com/robson.gabioneta/videos/3233719426853080/?t=4

5. Atividade extra. Assista o filme Bacurau (ou outro filme que trate da realidade brasileira) e faça aquilo que fizemos na primeira atividade:
a. tire da história uma frase genérica que resuma essa história; b. identifique a ideia mais importante da frase, o conceito e identifique o significado dele na história; c. faça perguntas para entender melhor o conceito, a frase e a história; d. depois de toda essa análise, escreva uma história diferente. Essa atividade valerá 5 pontos na média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário