terça-feira, 25 de maio de 2021

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Atividades do 2 bimestre de Filosofia da E.E. Porphyrio 2021 

Atividade 1: Pesquisa sobre a filosofia dos povos indígenas
a. escolha uma comunidade indígena ainda existente (pode ser de algum amigo de vocês, ou parente, pode ser da região ou de outro lugar)
b. procure saber como se deu a relação desse povo com os povos europeus (nos últimos anos e/ou décadas)
c. em relação ao modo de vida do europeu, chamado de civilizado (ou urbano ou moderno), quais as semelhanças e quais as diferenças em relação a esse povo
d. procure saber como esse povo planta algo e procure aprender para nos ensinar (pode ser árvore)
e. procure saber como esse povo cozinha
A pesquisa pode ser feita pela internet (facebook, instagram, youtube) e/ou pelo site do instituto ambiental: 
ou 

Atividade 2: Escolham 5 questões e façam o seguinte:
a) com suas palavras escreva a pergunta da questão
b) escreva o significado da principal palavra da pergunta
c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta
d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem. Caso tenham dúvidas anotem
e) aqueles que conseguirem, em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada

Observação:
Este exercício pode ser feito a partir dos vestibulares da UNICAMP

1. Leia o texto a seguir, escrito por professores Guarani de São Paulo, e assinale a alternativa correta.
“Na nossa tradição tem muitas aves que não matamos porque nós respeitamos. Pois em determinadas ocasiões algumas aves trazem notícias. Essas notícias podem ser boas ou ruins. Uma destas aves é o beija-flor. Um beija-flor que entra na sua casa ou fica pairando em frente a sua porta certamente está anunciando uma visita bem interessante. O canto do bem-te-vi anuncia a vinda de uma criança, ou seja, anuncia gravidez. O tucano anuncia a chegada de chuva. Depois quando vai começando a parar a chuva, eles também cantam. Esses são alguns exemplos, mas o conhecimento guarani a respeito das aves é bem maior.” (ACIBRA e Pesquisadores Guarani da Tekoá Sapukai, Tekoa Sapukai Nhandeyvy re Nhanhangareko aguã. Brasília: FUNAI, 2016.)
De acordo com o texto, o povo Guarani acredita que
a) para que uma gravidez aconteça, tem que haver o canto do bem-te-vi.
b) muitos pássaros devem ser respeitados porque eles trazem notícias.
c) os pássaros só trazem boas notícias quando cantam perto de uma aldeia.
d) o canto do tucano provoca chuva e, quando ele canta de novo, a chuva para.
2. O texto a seguir foi retirado de um cartaz da campanha promovida pela FUNAI, em 2017, para combater o preconceito contra os povos indígenas. Leia-o e responda à pergunta: “Não há desenvolvimento que se perpetue sem meio ambiente preservado. Os saberes ecológicos indígenas, desenvolvidos geração a geração, são tecnologias essenciais para a proteção das matas, dos animais silvestres, dos mananciais de água, do solo e do subsolo. O índio não atrapalha o desenvolvimento. Como guardião da biodiversidade, gera condições para que ele aconteça. A um só tempo, o índio torna possível a preservação e o desenvolvimento.” Qual das ideias preconceituosas abaixo o texto procura combater?
a) “Eu queria ser índio também... ele é visto como ‘coitadinho’ e ainda tem terra de graça!”
b) “Não tem mais índios de verdade, essa é a grande questão... esses que estão aí são todos falsos!”
c) “O Brasil precisa progredir... e os índios são um obstáculo ao desenvolvimento do país!”
d) “Nada contra os índios, mas eles são muito preguiçosos, não gostam de trabalhar!”
3. (1) Invasão de propriedade
Projetos de lei que tramitam no Congresso pretendem endurecer as regras contra as invasões de propriedades rurais no Brasil. Pelas propostas, as invasões vão ser classificadas como terrorismo, com pena de até 30 anos de prisão e uso imediato da força policial.
(Disponível em https://canalrural.uol.com.br/noticias.)
(2)
  
(Disponível em https://www.pinterest.es.)
Considerando o que se afirma no texto (1), as perguntas feitas pela menina indígena no texto (2) revelam
a) a sua surpresa com o fato de que o Congresso brasileiro vai, finalmente, se preocupar com as terras indígenas.
b) a contradição demonstrada pelo Estado brasileiro no que se refere à questão da ocupação de terras.
c) o interesse dos políticos brasileiros em zelar pelo direito de todos os cidadãos do país à propriedade.
d) a sua esperança de que também os invasores de terras indígenas venham a ser considerados terroristas.
4. Nos últimos anos, cientistas, indígenas e agricultores têm observado o alarmante desaparecimento de algumas espécies de polinizadores. Esse fenômeno é associado à mudança do uso do solo, à monocultura, ao uso de pesticidas, à poluição ambiental e às mudanças climáticas. Segundo estudos recentes, 75% dos cultivos de alimentos no mundo dependem da existência de polinizadores. O apoio a práticas tradicionais de rotação de cultivo, a conservação de ambientes naturais e a redução do uso de pesticidas são sugestões do relatório para aumentar a proteção dos polinizadores.
(Adaptado de Agência EFE, “ONU alerta sobre o desaparecimento de polinizadores e pede medidas urgentes”, Revista Globo Rural, 26/02/2016.). Os polinizadores ajudam
a) na fertilização das plantas e no aumento da variabilidade genética das espécies vegetais porque são animais que transportam néctar de uma flor a outra. Os besouros são os principais polinizadores entre os insetos.
b) na proteção das plantas porque são animais que fazem a predação de outros insetos nocivos. Os principais polinizadores são as lagartas e as aranhas.
c) na fertilização das plantas e no aumento da variabilidade genética das espécies vegetais porque são animais que transportam pólen de uma flor a outra. As abelhas e as borboletas são os principais insetos polinizadores.
d) na dispersão de sementes porque são animais que se alimentam de flores das plantas. Os principais polinizadores são os pássaros e os mamíferos.
5. “No início, aqui no Brasil era só terra de índio. Não tinha nenhum branco. Meu avô e minha avó me contaram que lá onde hoje é a Praça da Sé [São Paulo, SP], existia uma grande aldeia Guarani. Era caminho para outras aldeias grandes, em Santos e São Vicente. Havia muitas aldeias nossas no litoral. Nossos antepassados plantavam mandioca, milho, batata-doce, amendoim amarelo, feijão de corda e muitos outros alimentos. Agora não plantamos porque os não índios acabaram com a nossa mata.” (José Fernandes Karai Poty Guarani). (Aldeias Guarani Mbya, 2006) José Fernandes Karai Poty Guarani, cacique e líder espiritual, relata as transformações históricas do território Guarani Mbya, bem como o vínculo deste povo com a terra, que, no caso dos Guarani, corresponde à região da Mata Atlântica. Assinale a afirmação correta sobre a Mata Atlântica.
a) É um bioma que ocorre de Nordeste a Sul do país e sofreu sucessivos impactos ambientais, desde a extração de pau-brasil, passando pelos ciclos da cana-de-açúcar, café, ouro e intensa urbanização.
b) Esse bioma ocorre de Leste a Oeste no Brasil, concentrando-se nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A principal ameaça à Mata Atlântica atualmente é a pecuária extensiva.
c) Os dois principais ecossistemas da Mata Atlântica são Floresta de Terra Firme e Floresta de Várzea, considerados de baixa biodiversidade em razão da antiga ocupação humana na região.
d) Com pequena variação de altitude, o bioma Mata Atlântica possui biodiversidade reduzida e homogeneidade florestal.
6. A guerra, o cativeiro e o sacrifício dos prisioneiros estavam na base das relações entre as aldeias tupi do Brasil pré-colonial. A dinâmica das relações (de conflitos ou de alianças) entre as unidades locais forneceu a chave do êxito – ou fracasso – dos europeus, na sua busca por controle sobre a população nativa.
(John Monteiro, 1994) Segundo o autor do texto,
a) a principal dificuldade dos colonizadores na tentativa de governar os povos indígenas era combater a prática de antropofagia.
b) os colonizadores obrigavam os povos indígenas a guerrearem entre si para, com isso, conseguir dominar as populações.
c) os grupos indígenas em combate, caso vencessem as batalhas, prendiam os colonizadores e os submetiam à escravidão.
d) o sucesso dos portugueses na colonização dependia da sua compreensão das afinidades e rivalidades entre os diferentes povos nativos.
7. “Eu acho que teve uma descoberta do Brasil pelos brancos em 1500, e depois uma descoberta do Brasil pelos índios na década de 1970 e 1980. Os índios descobriram que, apesar de eles serem simbolicamente os donos do Brasil, eles não têm lugar nenhum para viver nesse país. Terão que fazer esse lugar existir dia a dia. Não é uma conquista pronta e feita.” (Ailton Krenak, 2015) Considerando o texto de Ailton Krenak e seus conhecimentos sobre as terras indígenas, assinale a alternativa correta.
a) Os índios organizaram-se num movimento nacional, no século XX, para reivindicar seu direito à terra.
b) Os índios são oficialmente os proprietários das terras brasileiras, embora não possam habitar nelas.
c) As reivindicações indígenas pela terra não foram incluídas na Constituição de 1988.
d) As disputas por terras entre índios e brancos cessaram com a criação de novas reservas no século XXI.
8. A maior parte das Terras Indígenas no Brasil encontra-se na Amazônia Legal. Essa região concentra 98,25% da extensão de todas as Terras Indígenas do país. O restante, 1,75%, espalha-se pelas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O que explica essa concentração de Terras Indígenas em uma única região do país? Assinale a alternativa correta.
a) É a região de origem de todas as populações indígenas do país. Desde o começo da colonização elas têm vivido unicamente nesse espaço.
b) É a única região que oferece extensão de terras suficiente para acomodar as populações indígenas de todo o país.
c) É a região que se tornou historicamente um espaço de refúgio, abrigando as populações indígenas sob pressão da colonização nas outras regiões do país.
d) É a região que atraiu a migração indígena das demais regiões do país em busca de ouro, diamantes e outras riquezas.

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