terça-feira, 14 de maio de 2013

1ª Série (A e B) Francisco Alvares 2013


1ª Série do Ensino Médio da EE Francisco Alvares
1ª Série - 2 Bimestre

1ª Série do Ensino Médio da EE Francisco Alvares

1ª Aula
Caderno do Estado - 1ª série volume 2
página 23 - O banquete (o amor, o belo)
atividades da página 23 e 24

Atividade:
Defina o Amor, Verdade, Beleza. Para tanto use os contrários de cada uma das palavras.
por exemplo: ao falar da Beleza fale também de um possivel contrário, como a Feiura.

Escolha uma letra de música de sua preferência que trate do tema Amor e faça um comentário.

2ª Aula
Outro texto do Banquete: Mito do Androgeno
exemplo de questionamento para construção de um texto (é um exemplo não é uma regra)


música: dor de amor - Zeca Pagodinho

ai como doi a dor
como doi a dor de amar
quem se desencantou sabe o que é chorar
nesse mundo não tem professor
para a matéria do amor ensinar
nem tão pouco se encotra doutor
dor de amor é difícil curar

questionamento ao eu poético (quem fala na música)
o desencantamento sempre vem acompanhado do choro?
há outras manifestações?
se não há professor e não se aprende, as pessoas nascem sabem amar?
dor de amor é uma doença? o que amor causa além da dor?

Agora com outra letra de música faça questões ao eu poético e depois faça um texto corrido comentando a letra que você escolheu.

Sobre o diálogo Banquete de Platão ver link Baquete

Na aula passada havia pedido para vocês fazerem um texto para definir de maneira interligada as palavras AMOR, VERDADE, BOM e BELO. Para tanto pedi que fizessem uso de palavras que signifiquem o contrário. Agora use também palavras que são próximas (semelhantes) a cada uma das palavras acima.

descreve um experiência amorosa sua ou de alguém que você conheça. Se preferir, use nomes fictícios. Depois tente generalizar. Por exemplo: João gosta de Maria, mas Maria não gosta de João por isso Maria trata mal o João. Generalização: quando alguém namora com alguém que não ama sempre o trata mal.

3ª aula
Atividade do caderno do estado. vol 2 páginas 4 a 6.
livro da marilena chauí pag. 79 e 80. resumir o que ela diz sobre dedução e indução.
sugestão de como ler uma manual de filosofia
  • leia o capítulo inteiro
  • leia novamente anotando as informações principais
  • questione o que não parecer correto
  • interligue as informações
  • procure no manual os autores que o texto faz referência
  • confirme as ideias principais nos textos dos filósofos
  • consulte um manual de história da filosofia e/ou dicionário de filosofia. sugestão Nicola Abbagnano
 semana que vem, de 10 a 13 de junho, vamos fazer uma provinha para lembrarmos do que é mais importante no que estudamos.

atividades de recuperação
quem não conseguir atingir a média 5, pode refazer as atividades passadas em sala e mostrar ao professor, pode também fazer as atividades das outras turmas e mostrar ao professor. também é possível que o aluno em recuperação escolha um capítulo do livro da marilena chauí e fazer um resumo deste capítulo.
 


Provas anteriores do Enem

http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores

1 série - 3 Bimestre
1 aula
apostila do estado - vol. 2 - pag. 7e 8
leia o texto de Hume, faça um resumo e faça os exercícios da 1, 2 e 3.
apostila do estado - vol. 1 - pag. 17
leia o texto de Kant e faça um resumo
dos dois textos (Hume e Kant) procure as palavras chaves (os conceitos), procure-as no índice do livro da Marilena Chauí (pag. 373). Depois fale o que a explicação da Chauí ajuda a entender os textos dos filósofos.

2 aula
assista o video
 https://www.youtube.com/watch?v=HGgDI3Bgj2A
faça um resumo do capítulo 30 do livro da Marilena Chauí

3 aula
Escolha uma das disciplinas que você estuda: (faça grupos de 2 ou 3 pessoas)
física, química, biologia, geografia, sociologia, filosofia, história, educação física (as disciplinas matemática, português e artes são disciplinas um pouco diferentes das anteriores, por isso precisam ser discutidas de maneira um pouco diferente das demais).
Pesquise quais os métodos de uma das disciplinas para alcançar seus conhecimentos, ou seja, quais são os caminhos que cada ciência trilha para investigar seu objetivo. Diga quais são os principais conhecimentos  desta disciplina. Em que estes conhecimentos são usados.
Apresente na próxima aula para seus amigos. Na apresentação todos terão que formular duas questões para seus amigos.

1 série - 4 bimestre - videos sobre ciência
1 série - 4 bimestre - aulas do gilson volpato
AULA 2 - BASES DO MÉTODO LÓGICO PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA
http://www.youtube.com/watch?v=HGgDI3Bgj2A

AULA 3 - IMPORTANCIA DAS BASES FILOSOFICAS
http://www.youtube.com/watch?v=xEjaBIHFnt0

AULA 6 - CIÊNCIA E TECNOLOGIA
http://www.youtube.com/watch?v=IemDp4HcEW4 


[DOCUMENTÁRIO] - Clitóris, prazer proibido (Completo e Legendado)
http://www.youtube.com/watch?v=suTWJ8t3lqE
assistir do minuto 4:30 ao minuto 8:00

Neste último vídeos destaco a relação entre ciência e ideologia (história moral humana).

texto da marilena chauí 'o que é ideologia'
link para baixar
http://www.4shared.com/office/vF-KGSvc/coleo_primeiros_passos_-_o_que.html


1 ano - 4 bimestre
avaliação com consulta para ser entregue dia 08 de novembro. Ela pode ser feita em dupla.


correção da prova
copie a prova no seu caderno. Copie também as respostas que estou sugerindo. Compare as duas e comente as diferenças. Notem que há algumas questões cuja respostas estão equivocadas, identifique e comente.
1 - resposta individual
2 - Porque o professor do Gilson estudava filosofia. Além disso, ele percebeu que o estudo da filosofia ajuda ao cientista a desenvolver sua ciência.
3 - se para fazer ciência o cientista precisa estudar filosofia da ciência  então um bom artigo cientifico precisa  conter conceitos da filosofia.
4 - os erros científicos são erros de adequação da prática a teoria.
5 - são erros de entendimentos de categorias da filosofia e/ou da ciência.
6 - ciência busca o conhecimento, o saber, enquanto a tecnologia é a aplicação do conhecimento científico.
7 - as duas buscam o saber, porém a ciência está mais próxima da prática, da experiência, enquanto a filosofia está mais próxima da teoria.
8 - a priori vem depois da experiência, a posteriori vem antes da experiência.
9 - ela é importante para o homem conhecer a realidade.
10 - a ideologia usa o universal para esconder suas pretensões.
11 - o cientista usa o método que é a explicação do percurso científico que ele percorreu para ser aceito no mundo da ciência que ele pesquisa, ou seja, o cientista apresenta para seus pares o modo como ele concluiu isto ou aquilo.
12 - resposta individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário