1 aula - 17/04 assunto: moral e ética
leitura do 1 parágrafo da página 270 do livro da Marilena Chauí, a partir das seguintes categorias:
- pressupostos do texto
- consequencias
- ideia central
- você concorda ou não
- a coisa poderia ser escrita de outro modo? tente reescrever.
faça o mesmo com as frases de Epicuro que estão na página 24 da apostila do Estado.
pergunta individual:
o que pode e não pode ser feito na:
sua casa/escola/bairro/cidade/igreja/etc.
2 aula - 08/05
quais são os valores morais de nossa sociedade? o que é ser bom do ponto de vista ético?
o que é ser bom filho? o que é ser bom aluno/trabalhador/cidadão?
pesquise: ditados populares, poemas, músicas, filmes, etc, que discutam comportamentos sociais. Depois analise as sugestões de conduta contidas nelas a partir das seguintes categorias:
- qual a ideia central da frasse
- quais são os pressupostos dela
- quais as consequências das afirmações
- pense se você concorda ou não
- verifique de onde vem a sugestão, quem formulou a frase
- para quem a frase foi feita.
na atividade anterior: o que pode e não pode ser feito na sua casa, na escola, etc, pegue os elementos comuns e crie uma norma, depois a justifique.
leitura:
páginas 19 a 21 do caderno do estado
capítulo 27 do livro da Marilena Chauí. Início na página 270.
sugestão: Diálogo Protágoras de Platão. Segue link com um comentário.
http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2013/05/protagoras.html
3 aula - 22/05
exercícios para pensar a Ética e a Moral a partir de Sócrates, Platão e Aristóteles
Sócrates
escolha um valor da nossa sociedade e de três exemplos de momentos onde ele aparece. Depois, a partir dos exemplos crie uma definição para o valor que você escolheu. Por fim, pense em um exemplo que contradiga a definição que você deu.
Aristóteles
Escolha um outro valor moral e procure defini-lo. Com a definição procure pensar nos seus limites, isto é, procure pensar qual seriam os momentos onde este valor é aplicado em demasia e nos momentos onde este valor é pouco usado.
exemplo: estudo
o vício por falta seria o estudante estudar tão pouco ao ponto de não conseguir lembrar o que foi estudado.
vício por excesso seria o estudante só estudar e assim ele não consegue lembrar o que foi estudado.
Finalização
no meio entender há dois desdobramentos importantes sobre os problemas da ética: a declaração dos direitos do homem e do cidadão e o direito.
você pode pesquisar os dois, sugestões:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_romano
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=180
me parece que as questões importantes são: o que eu penso do outro? o que eu sinto com e do outro? o que eu faço com os outros? e em última instância: o que é o ser humano?
exercícios para introduzir o problema de sociedade:
pense em dois tipos de sociedade a partir da divisão do trabalho:
- todas as tarefas sociais devem ser divididas por todos, ou seja, todos devem fazer tudo;
- todas as tarefas sociais devem ser divididas de modo que cada um faça uma coisa específica;
pense nas vantagens e desvantagens de cada uma delas.
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