Maiêutica socrática como método de ensino de filosofia
Apresentação a partir de elementos da maiêutica:
1. 2014 Marcelo Pimenta Marques, num curso sobre Teeteto, me corrigi: “você no seu artigo apresentou um aspecto da maiêutica”. Maiêutica como correção, identificação do erro. Depois Marcelo foi maiêutica para eu publicar um texto sobre a maiêutica.
2. Apresentei a Marcelo uma hipótese de como Platão teria investigado. (ele não criticou...)
3. Havia apresentado no mestrado em 2013 a técnica a maiêutica platônica: unir teorias. Adriano Machado e Eliane apontaram a novidade, mas não foram maiêuticos.
4. Benoit sempre me incentivou. Maiêutica como incentivo a jovens.
5. 2009 começo a trabalhar como bolsista do CPA e me impressiono com o trabalho de Hector. Como a ler os diálogos com sua teoria. Leio Parmênides depois o Protágoras, fico apaixonado e começo uma pesquisa. Maiêutica como busca de explicações.
6. Utilizo da técnica de explicação (reprodução) e comentário (extração, comparação, hipóteses) do livro Metodologia Filosófica de Folscheid e Wunenburger na leitura do Protágoras e faço monografia.
7. Utilizo a mesma técnica (exp/com.) nos diálogos onde aparece Protágoras em conjunto com a teoria de Benoit (maiêutica: união de teorias) e proponho um projeto de mestrado no qual fui aceito.
8. Vou para o primeiro congresso em Recife em 2011 sobre Banquete com o método: uma semana de leitura e anotação (metade da folha reprodução outra metade comentários e observações). Diálogo com os especialistas. Maiêutica preliminar: estar no nível de formular perguntas e entender outras teorias.
9. Crio grupo de estudos com Andre Cressoni (depois Rodrigo e Nayara) sobre doutorado de Benoit e diálogos de Platão (lemos: Fedon, Teeteto, Sofista, Parmenides). Maiêutica grupal: formação de grupos de pesquisa.
10. Defendo mestrado em 2013
11. 2013 início estudos sobre ensino de filosofia/sociologia a partir música popular brasileira (samba): 2013 Com Thiago Amor em Vinícius de Moraes e Platão; 2014 Com T. Filosofia a partir do Mito e Doriva Caymmi; 2014 Com T. e Lucas progresso em Adoniran Barbosa e criação de personagens em Adoniran e Platão; 2015 Com T. L. e Fernando crítica ao Estado por Bezerra da Silva; 2015 Com L. F. Raul Industria Cultural e Fundo de Quinta. Em 2016 e 2017 Cursos no Programa UniversIDADE com L. F. R. e Otávio. Maiêutica na produção de textos coletivos.
12. 2020 Síntese da teoria usada no item anterior para discutir o disco Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC’s. Maiêutica na produção de teorias.
13. 2009-2021 Ensino de Filosofia em escolas públicas e particulares para diversas idades (de 2 anos até 70 anos). Maiêutica na apresentação da Filosofia/Sociologia.
14. 2018 Me formo em Sociologia, reingresso em Antropologia por causa da curiosidade acerca das Humanidades construídas com amigos (Economia, Sociologia, Geografia, Música, Filosofia). Maiêutica da convivência.
15. 2019-atual Participação no grupo de Ensino de Filosofia de Rafael Garcia (Jornadas de Filosofia). Maiêutica grupal: formação de grupos de pesquisa.
Pensando na prática do ensino de filosofia que pretendemos trabalhar na semana que vem, dia 29/08/2022, sugiro a leitura dos seguintes textos:
• DUAS PROPOSTAS PARA ENSINO PROPEDÊUTICO DA FILOSOFIA A PARTIR DE PLATÃO. Disponível: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/35264
• A maiêutica socrática com ‘união’ de teorias no Teeteto. Disponível em: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/326
• Sobrevivendo no Inferno: disponível em: https://www.academia.edu/44457837/Racionais_sobrevivendo_no_inferno
• Obstetrícia socrática (anotações de Marcelo Marques em 2014). Disponível em: http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2022/08/obstetriciasocratica-marcelomarques2014.html
Todos os textos são de minha autoria, exceto as anotações do Marcelo. Todos os textos estão no meu Academia.edu: https://unicamp.academia.edu/RobsonGabioneta
Caso não encontrem me solicitem por um e-mail: robsongabioneta@yahoo.com.br
Observação: estou preparando para a tese de doutorado uma seção sobre Educação. Uma síntese desse discussão está na primeira postagem de 20/08/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário