sábado, 10 de dezembro de 2022

Praticas.docente.e.cuidados.com.o.corpo

12/12/2022 sexto diálogo com a turma da disciplina HG408A – aspectos gerais sobre a prática docente no EM e cuidados com o corpo, em especial a voz

A prática docente é muito prazerosa e satisfatória, porém exige muito esforço físico/mental para completar a jornada de 4, 5 ou 6 horas diárias.[1] As lesões mais comuns são na voz e no ombro, joelhos e punhos também sofrem. Por esse motivo vou apresentar, a partir da minha experiência e de amigos, algumas dicas gerais tanto para o cuidado físico como para a rotina de professor.

Cuidados com o corpo

·           Para a voz: alongamento (pescoço, face, língua), aquecimento (língua, garganta), emissão (treino com um lápis na boca), desaquecimento (bocejo).[2]

·           Para o diafragma: respirar usando o diafragma; método respiração de Wim Hof (inspiração e expiração 30x; prenda a respiração sem ar e depois com ar).[3]

·           Para o corpo: aquecer o corpo com caminhada leve, soltando e aumentando para um trote.

·           Beba água antes, durante e depois da aula

·           Quando for dar aula faça uma alimentação leve, se conseguir não coma nada.[4]

·           Atividades físicas: Pilates, yoga (saudação ao sol)[5].

·           Frequentar um quiropata.

·           Cuidado na tensão no corpo, com os nódulos, em especial nos ombros.[6]

·           Uso de microfone para falar numa altura confortável para sua voz.

 

Dicas sobre rotina do professor

·           Conheça a legislação sobre ensino de filosofia e prepare suas aulas a partir delas. As principais são: PCN (1999); PCN+ (2002); OCEM (2006); Enade (2005); Enem (2009); BNCC 1 versão (2015), 2 versão (2016), 3 versão (2018); Currículo Paulista (2018).[7]

·           Leia os livros didáticos aprovados pelo PNLD, entre outros: Figueiredo (org.) (2013; Gallo (2016); Chauí (2015); Aranha e Martins (2016).

·           Escreva suas aulas e publique em blogs, Facebook. Se possível grava vídeos, isso ajuda a selecionar o que é mais importante. Ouça o que os alunos e amigos pensam da sua aula.

·           Aprenda a montar uma lousa (tanto de giz com canetão). Muitos ainda acham que a aula acontece quando a lousa está cheia.

·           Faça impressões de partes importantes da sua aula, em especial as atividades e as provas (os ombros agradecem!)

·           Selecione trechos importantes dos filósofos para ler com os alunos.[8]

·           Tenha paciência com você, com os alunos e com o Brasil. Ninguém sabe o que é melhor para todos, precisamos construir o melhor em ritmo lento e coletivamente.

 

Comentário geral

Essas ideias e dicas são genéricas, cada um deve procurar aquilo que mais lhe gere saúde. Safatle em circuito dos afetos, a partir de Canguilhem, define saúde como a capacidade do organismo de se adaptar ao meio. Assim, esse processo de se adaptar ao meio ao mesmo tempo que se modifica o meio é o desafio do docente.[9] Penso que na docência e na vida temos que procurar o nosso espaço no mundo respeitando o espaço dos outros. Isso não é um processo simples e imediato, é algo que vai se constituindo. Assim, perceber como funciona o mundo, em especial a escola, e identificar a sua contribuição nesse universo é o desafio que nos espera.



[1] Normalmente a carga mínima são 20 horas, em geral sendo ¾ em sala de aula e ¼ em reuniões e preparação de aula. No Estado de SP a carga normal é 40 horas, sendo 32 em sala de aula. Para aqueles que estão iniciando sugiro que trabalhe poucos períodos (sugestão inicial três) e se possível com o mesmo ano para ir se acostumando com a rotina e preparando seu material.

[2] Há muitos vídeos de instruções, vou sugerir dois: https://www.youtube.com/watch?v=h6x2eZ7T2pw; https://www.youtube.com/watch?v=3TNjt56Lh_s. A Unicamp tem um local que atende professores, chama-se Cepre (https://www.fcm.unicamp.br/centros/centro-de-estudos-e-pesquisas-em-reabilitacao-cepre). O Cepre fica na saída para a rodovia Dom Pedro.

[3] Para uma instrução geral: Epifania Experiencia. Método Win Hof.  YouTube, 12 de mar. de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PGmmzAdxtfg. Para uma instrução da respiração: Português - Método Wim Hof, YouTube, 02 de out. de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FmIy3nB2eOU.

[4] O jejum é uma estratégia possível, mas precisa ser feito com muito cuidado. Já pratiquei o Ekadashi é uma possibilidade. Instrução geral e datas: https://www.youtube.com/watch?v=r9eMs3hmmZQ. Jejum intermitente também é um modo de começar, por exemplo, não comer nada na sexta a noite.

[5] Sugestão de vídeo para saudação ao sol: https://www.youtube.com/watch?v=g6_I43iF4k0.

[6] Sugestão de vídeo para liberação miofascial: https://www.youtube.com/watch?v=Z4VaGLz4gcs.

[8] Gosto muito da playlist História da Filosofia do canal Unboxing Philosophy: https://www.youtube.com/watch?v=flOJubw6SG0&list=PL8PEFpPr13IjdUUstP-VgS84q_chQwCcp. Gosto também Stanford Encyclopedia of Philosophy: https://plato.stanford.edu/contents.html. Pretendo fazer um capítulo da tese para ajudar nessa seleção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário