segunda-feira, 23 de junho de 2014

1 anos (A,B,C) - 3 Bimestre - 1 aula

1 anos (A,B,C) - 3 Bimestre

Os trechos mais importantes que selecionei do cap. 30 do livro da Chauí são:
p.303 "A concepção construtivista - iniciada em nosso século - considera ... aproximativo e corrigível"
p.304 "vimos até aqui duas grandes ... no pensamento científico?"
p.305 "O que a filosofia das ciências compreendeu foi... são diferentes e desconínuos."
p.306 "para superar o obstáculo epistemológico, o cientista... realizando a ruptura epistemológica."
p.306 "isso significa que, para Bachelard, a história... é incorporada por aquele."
p.306 "Diversamente de Bachelard, o filósofo da ciência Thomas Kuhn ... rupturas radicais."
p.309 "Ciências matemáticas ... Ciências aplicadas... arquitetura, informática, etc).

Leias os trechos e tente comentar os trechos a partir dos seguintes pontos:
1 - quais são os pressupostos do texto
2 - quais as consequências do texto
3 - qual a ideia central do texto
4 - você concorda com a tese central do texto
5 - reescreva o texto com a sua opinião

Olhe o resumo que você fez e veja se você identificou os pontos principais.
Observação: você não precisa concordar com o professor, leia o capítulo novamente e veja se de fato os parágrafos selecionados são os mais importantes.

Exercício para desenvolver a capacidade de avaliar a prova do professor:
o exercício pode ser dividido em dois:
- leia o enunciado do exercício e comente a pertinência da pergunta.
- comente cada uma das alternativas, explicando quais que são as alternativa errada e qual a certa.

Trabalho em grupo (3, 4 ou 5 pessoas)
escolha uma disciplina que você estuda: física, química, história, geografia, etc., ou escolha uma ciência na p.309 do livro da Chauí. Siga os seguintes passos:
1 - Tente ver a disciplina como um todo. Tente endender as divisões da disciplina.
2 - Escolha uma área dela.
3 - Depois tente responder as seguintes perguntas? 
a) qual o conhecimento desta área. 
b) como esta disciplina conseguiu este conhecimento.
C) qual foi a progressão histórica deste saber.
d) como é usado este saber. No que ele é útil.
Por fim, revise o cap. 30 da Chauí e os resumos dados pelo professor (Teeteto de Platão e textos de Aristóteles)
http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2014/05/1-ano-ataliba-nogueira-filosofia-da.html

Os alunos devem prepar um trabalho para ser entregue e preparar uma apresentação de 10 minutos.
As apresentações começaram no 2 dia de aula do 3 bimestre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário