3 série - 2 bimestre
1 aula
apresentação
seleção dos temas interessantes que podemos estudar a partir da apostila do estado
páginas 9 e 10 - imagem de Tales de Mileto. Primeiro filósofo. Estudava os astros e por isso era distraído, ao ponto de cair numa possa de água e ser objeto de riso de uma escrava. Porém seu estudo mostrou-se últil quando ele conseguiu prever uma grande safra de olivas.
assuntos que podem ser desenvolvidos: início da filosofia / o que diziam os primeiros filósofos
link: http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2014/05/1-ano-do-do-barao-de-ataliba-nogueira-2.html
páginas 14 e 15 - imagem de Sócrates. Fontes: Platão, Xenofonte e Aristófanes
filme de Roberto Russelline: http://www.youtube.com/watch?v=SlJSF-V6yBA
comentário do filme: http://www.youtube.com/watch?v=9RTF3ir8nnc
assuntos que podem ser desenvolvidos: podemos ler cada um dessas imagens de Sócrates / podemos assistir o filme
páginas 19 a 21 - apologia de Sócrates. Como Sócrates conclui que "só sei que nada sei"? Conversando com supostos sabedores Sócrates verifica que ambos, ele e seu interlocutor não sabem nada, porém, ele reconhece que não sabe e portanto sabe mais que seu interlocutor.
assuntos que podem ser desenvolvidos: pesquisa de como sócrates dialogova.
2 aula
palestra do Enzo, representante comercial de uma faculdade
Exercício a partir da palestra do Enzo:
Enzo disse duas coisas que podemos conversar. Ele disse que conhece a área de comunicação, quais as perguntas que podemos fazer para ele para termos certeza de que ele de fato conhece esta área? Ele disse também que conhece o caminho e por isso pode orientar os alunos no caminho certo. Mas como ele vai fazer isso se ele não sabe aonde o aluno quer chegar?
Exercícios que podem ser feitos a partir dos temas apresentados na aula anterior:
construa com palavras a imagem de alguém da sua família. Depois mostre esta imagem para a pessoa que você descreveu.
Qual a imagem que você faz de você mesmo? Você sabe qual a imagem que as pessoas em geral tem de você?
3 aula
identificação a partir da leitura da página 14 da apostila do estado de como Sócrates entendeu que ele só sabe que nada sabe.
Exposição de algumas maneiras da dialogação de Sócrates:
Apologia de Sócrates - Só sei que nada sei - sem nenhum pressuposto, sem nenhum saber, Sócrates instigava seu interlocutor a ensiná-lo o que ele sabia.
Teeteto - Maiêutica - Sócrates se compara a sua mãe, uma parteira, ou seja, ele ao dialogar não ascrecenta nada ao saber do seu interlocutor, mas com perguntas e respostas ajuda-o a produzir o conhecimento.
República / Laques / Hípias Maior / Eutifron: Sócrates perguntava: o que é x? este x podia ser: justiça, coragem, beleza, piedade.
a partir da exposição podemos fazer os seguintes exercícios:
quem são os sabedores da nossa época? como podemos saber se eles de fato sabem o que julgam saber?
quais são as teorias que hoje são importantes? o que voce acha importante? O que é cada uma dessas coisas?
atividade de recuperação
faça um resumo de cada página do livro Iniciação à filosofia de Marilena Chauí onde aparece a figura de Sócrates (ver página 376 do índice). Siga as seguintes orientações:
1 - quais são os pressupostos do texto
2 - quais as consequências do texto
3 - qual a ideia central do texto
4 - você concorda com a tese central do texto
5 - reescreva o texto com a sua opinião
Nenhum comentário:
Postar um comentário