vimos, no 2 bimestre, a figura de Sócrates a partir do livro da Marilena Chauí e da apostila do Estado. Das páginas que ela apresente essa figura histórica, acho que as páginas mais interessantes são:
8 e 9, 16 e 17, 43 a 46. a partir delas, vejamos alguns problemas e discussões:
pag. 7 ela diz que o sócrates foi ao oráculo. Isso é falso, pelo menos, não é isso que diz o texto chamado Apologia de Sócrates. Quem foi ao oráculo foi Querofonte, amigo de Sócrates. Acho que ela também se equivoca quando fala do 'só sei que nada sei' e também do 'conhecete a ti mesmo'.
pag. 8 - ela diz que Sócrates é o patrono da filosofia. Acho que ela tem razão. talvez o motivo seja que ele inaugurou um jeito de pensar e de agir que teve grande impacto.
ele perguntava: o que é X? onde X é justiça, coragem, beleza, piedade. com isso, ela discutia a relação entre essencia e aparencia.
questão: ainda na nossa época, faz sentido perguntar pelo que é? quais são os valores da nossa sociedade? podemos usar sócrates para criticar os supostos sabedores da nosso época? depois que definimos fazemos o que com aquilo que achamos a 'essencia'? não corremos o risco, as vezes, de encaixarmos a realidade naquilo que estamos pensando?
p. 8 e 9 - Sócrates era filho de uma parteira, por isso seu método chamava-se maieutica. Ele foi morto por corromper a juventude e inserir nossos deuses na cidade
Mito da Caverna - ver video: A vida Examinada (do minuto 0 ao 9)
www.youtube.com/watch?v=KcujZd3JDtg
pag. 16 e 17 - Chauí usa Sócrates para pensar conceitos que em nossa época precisamos responder o que é.
"Imaginamos, portanto .... o que é liberdade"
pag. 17 - pergunta 4: Explique o que são nossas crenças costumeiras.
ou melhor: quais são? de onde vem? e o que fazemos com elas?
Leias os trechos e tente comentar os trechos a partir dos seguintes pontos:
1 - quais são os pressupostos do texto
2 - quais as consequências do texto
3 - qual a ideia central do texto
4 - você concorda com a tese central do texto
5 - reescreva o texto com a sua opinião
Olhe o resumo que você fez e veja se você identificou os pontos principais.
Observação: você não precisa concordar com o professor, leia o capítulo novamente e veja se de fato os parágrafos selecionados são os mais importantes.
Exercício para desenvolver a capacidade de avaliar a prova do professor:
o exercício pode ser dividido em dois:
- leia o enunciado do exercício e comente a pertinência da pergunta.
- comente cada uma das alternativas, explicando quais que são as alternativa errada e qual a certa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário