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música de referência
http://www.youtube.com/watch?v=QitEh6HwfVQ
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Aula de música (dança) pensando em entradas para filosofia
A primeira coisa importante e óbvia quando falamos em música é a capacidade que temos de ouvir. Nascemos sabendo, ou melhor, não precisamos saber, pois antes de nascermos já ouvimos. Por isso também podemos tocar sem que precisemos ‘aprender’ a tocar. Do mesmo modo podemos dançar sem ‘aprender’ a dançar.[1] Mas por que estudamos música e dança?
Vamos deixar um pouco de lado os motivos que levam as pessoas a estudarem isso e pensar em alguns de nossos costumes. Se entrássemos numa roda de capoeira dançando samba, faríamos papel de ridículos; se fossemos num desfile de escola de samba dançando frevo íamos ser convidados a nos retirar; se fossemos num baile de forro e dançarmos catira não conseguiríamos dançar com ninguém. O que eu quero apresentar com estes exemplos é que nas diversas músicas e também nas danças há alguns padrões, há uma certa tradição da qual o aprendiz de dança e o aprendiz de música precisam ficar atentos. Acho preferível (e isso é uma sugestão) que o iniciante, antes se sair dançando ou tocando de qualquer jeito, procure primeiro aprender o modo como as pessoas dançam e tocam. O tempo desse aprendizado varia de pessoa para pessoa, alguns aprendem em alguns meses, outros precisam de alguns anos. Depois de aprender um pouco o estudante pode inovar.[2]
Por falar em tradição é importante lembrar que a música sempre esteve ligada as religiões, ou melhor, as religiões sempre utilizaram-se das músicas nas suas cerimônias.[3] Talvez um dos motivos seja que a música meche com nossos sentimentos, emoções, energias, pensamentos. Talvez nosso ser seja como a música que é proporção, movimento e harmonia.[4]
Talvez por esses motivos as tragédias e o nosso carnaval - ambas manifestações vieram de rituais religiosos, mas que tornaram-se independentes delas – fazem grande sucesso ainda hoje. Neles a música se mistura a poesia, a dança e ao espetáculo.
O samba, em especial, é um gênero, um ritmo, que tem as suas particularidades. Carlos Sandroni em seu livro Feitiço Decente e em suas palestras[5] apresenta uma importante característica. O samba – e também o chorinho – é uma fusão da complexa harmonia européia com a imensidão de ritmos percussivos africanos. Assim, temos uma música melosa (com ricas melodias) com ritmos que variam. Por isso, o ouvinte de samba precisa estar atento pois as vezes os instrumentos estão tocando coisas diferentes ainda que de maneira harmônica. Por exemplo, o violão pode estar tocando algo diferente do surdo, o cavaquinho pode estar tentando uni-los e o tamborim, por sua vez, pode estar improvisando em cima do violão ou do cavaquinho.
Em outro momento Carlos Sandroni, agora falando do chorão Ernesto Nazareth,[6] apresenta uma técnica útil para o músico aprendiz: pode-se transpor um modo de tocar um instrumento para outro. Por exemplo, pode-se tocar piano simulando um surdo, ou um cavaquinho simulando um tamborim. O dançarino aprendiz de samba também pode fazer isso: ele pode dançar acompanhando o surdo, fazendo movimento como um pêndulo (modo mais fácil), ou a partir do tamborim, com muita improvisação (modo mais difícil), ou mesmo acompanhando a melodia (este modo exige um pouco de treino).
Para finalizar, mais importante do que sabermos o porquê de nossa vontade de dançar, é percebermos que a música e a dança de determinado ritmo possui uma origem e é praticada de determinado jeito para determinados propósitos. Claro que a ressignificação é algo inevitável. Porém, um pouco de cautela nunca é demais. Por fim um último detalhe: todos temos muitas capacidades e muitos limites, descobri-las pode te ajudar na condução do seu aprendizado.
[1] Ver música Chá de Panela de Ginga. Ver também Barbatuques e grupo espanhol de percussão com utensílios domésticos:
http://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw
http://www.youtube.com/watch?v=9GuvFw9f_XQ
http://www.youtube.com/watch?v=JEQ0NzpvIpE
Carlos Sandroni revê o trabalho de mapeamento cultural brasileiro de Mario de Andrade:
http://www.youtube.com/watch?v=mQa1o5-UDbo
Danças brasileiras - Antonio Nobrega
[3] Ver aula sobre religião. Resumo: o catolicismo é a religião da paz? O espiritismo é a religião moderna porque justifica sua existência na ciência? O candomblé é uma religião para aqueles que vivem na floresta do tipo da africana? As igrejas protestantes são para aqueles que vivem em cidades médias, como foi sua origem? O mais importante é pensarmos como a música é usada nas religiões. Que tipo de música é tocada nessa ou naquela cerimônia. E depois quando essas músicas são tocadas e ouvidas em outros lugares, possuem o mesmo efeito?
[4] Ver programa sobre arte e matemática criado pela TV Cultura:
Arte & Matemática - 07 - Música Nas Esferas
Arte & Matemática - 08 - Matemática da Música
[5] palestras de Carlos Sandroni sobre o samba:
http://www.youtube.com/watch?v=udyfzuW6cKU
http://www.youtube.com/watch?v=KjEG33NMOqY
[6] http://www.youtube.com/watch?v=Jbt7UHzZHEc
Vídeos e os temas são:
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