Vou reproduzir e comentar a prova do
3 bimestre, na primeira questão vou sugerir como vocês podem proceder para
responder questões de múltipla escolha de filosofia (mas acho que isso pode ser
usado para outras disciplinas), como são as provas do enem.
Questão 1 – (Enem 2015) A
filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água
é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três
razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem
das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em
terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido
o pensamento: Tudo é um. O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o
surgimento da filosofia entre os gregos?
A A tentativa de justificar a
partir de elementos empíricos, o que existe no real
B O desejo de explicar, usando
metáforas, a origem dos seres e das coisas.
C A necessidade de buscar, de
forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
D A ambição de expor, de maneira
metódica, as diferenças entre as coisas.
1ª justificativa: a pergunta da questão é: Como Nietzsche caracterizava o surgimento da filosofia entre os gregos?
Identificada a pergunta, sugiro que vocês procurem no enunciado o que é dito sobre a pergunta. Nietzsche dá três razões para justificar porque a proposição 'a água é a origem e a matriz de todas as coisas': 1. pois ela enuncia algo sobre a origem; 2. ela enuncia a origem sem imagem ou fabulação; 3. nela está contida a frase: 'tudo é um' (de Parmênides) de maneira clara.
Com a pergunta e o que diz o enunciado sobre a pergunta, vamos para as alternativas:
a alternativa A está errado por causa da justificativa 1 (muitos tiverem dificuldade de entender o empírico. Empírico vem de empiria, aquilo que é resultado da experiência. É um conceito da filosofia moderna onde se isola um determinado evento e a partir dele o pesquisador constrói uma teoria).
a alternativa B está errado por causa da justificativa 2
a alternativa C está certa por causa das justificativa 1,2 e 3
a alternativa D está errada por causa da justificativa 3 (também aqui o examinador usou um conceito da filosofia moderna: método)
2ª justificativa: o examinador quer que você saiba que para Nietzsche a filosofia grega surgiu pela tentativa de explicar a origem de tudo sem recorrer as imagens criadas pelos poetas, mas recorrendo a razão. (para sacanear o Nietzsche podíamos perguntar se a razão não também um tipo de imagem?)
É muito importante que vocês fiquem atentos a esse procedimento. Temo que sem esse cuidado vocês terão muita dificuldade em revolver uma questão de filosofia do enem. É importante também vocês irem se apropriando dos exercícios que vocês forem fazendo, anotem as ideias gerais das questões e as palavras que vocês não entenderam.
Questão 2 – (Unicamp 2013) A sabedoria de Sócrates, filósofo
ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na
afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase
foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após
interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele
se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância. O “sei que
nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois
a) aquele que se reconhece como ignorante
torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
b) é um exercício de humildade
diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era
reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
c) a dúvida é uma condição para o
aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir
de métodos rigorosos.
d) é uma forma de declarar ignorância e permanecer
distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas abstratas.
1ª justificativa: a pergunta da questão é: O motivo que o “sei que nada sei” é um ponto de partida [para Sócrates].
2ª justificativa: o examinador quer que você saiba que para Sócrates o reconhecimento da própria ignorância, diante de um suposto sábio que não se reconhece como ignorante, torna-o sábio, permitindo a ele a busca por conhecimentos.
Questão 3 - (Enem 2015) Suponha homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, cuja entrada, aberta à luz, se estende sobre todo o comprimento da fachada; eles estão lá desde a infância, as pernas e o pescoço presos por correntes, de tal sorte que não podem trocar de lugar e só podem olhar para frente, pois os grilhões os impedem de voltar a cabeça; a luz de uma fogueira acesa ao longe, numa elevada do terreno, brilha por detrás deles; entre a fogueira e os prisioneiros, há um caminho ascendente; ao longo do caminho, imagine um pequeno muro, semelhante aos tapumes que os manipuladores de marionetes armam entre eles e o público e sobre os quais exibem seus prestígios. Essa é uma narrativa de Platão cuja ideia central do ponto de vista filosófico evidencia:
2ª justificativa: o examinador quer que você saiba que para Sócrates o reconhecimento da própria ignorância, diante de um suposto sábio que não se reconhece como ignorante, torna-o sábio, permitindo a ele a busca por conhecimentos.
Questão 3 - (Enem 2015) Suponha homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, cuja entrada, aberta à luz, se estende sobre todo o comprimento da fachada; eles estão lá desde a infância, as pernas e o pescoço presos por correntes, de tal sorte que não podem trocar de lugar e só podem olhar para frente, pois os grilhões os impedem de voltar a cabeça; a luz de uma fogueira acesa ao longe, numa elevada do terreno, brilha por detrás deles; entre a fogueira e os prisioneiros, há um caminho ascendente; ao longo do caminho, imagine um pequeno muro, semelhante aos tapumes que os manipuladores de marionetes armam entre eles e o público e sobre os quais exibem seus prestígios. Essa é uma narrativa de Platão cuja ideia central do ponto de vista filosófico evidencia:
A caráter antropológico, descrevendo
as origens do homem primitivo.
B sistema penal da época, criticando
o sistema carcerário da sociedade ateniense.
C teoria do conhecimento, expondo a
passagem do mundo ilusório para o mundo das ideias.
D vida cultural e artística, expressa
por dramaturgos trágicos e cômicos gregos.
1ª justificativa: a pergunta da
questão é: Qual a ideia central da narrativa de Platão, alegoria ou mito da
caverna?
2ª justificativa: o examinador quer
quer você saiba que a ideia central do mito da caverna é a teoria do
conhecimento, isto é, a alternativa D.
Questão 4 - (Enem 2014) No centro da imagem, o filósofo
Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o
conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a:
a) suspensão do juízo como reveladora
da verdade.
b) realidade inteligível por meio do
método dialético.
c) salvação da condição mortal pelo
poder de Deus.
d) essência das coisas sensíveis no
intelecto divino.
1ª justificativa: a pergunta da questão é: o que o gesto de Platão significa ao apontar para cima acerca de como o homem (no sentido da humanidade) encontra em outra instância (diferente da instância sensível que é a apontada por Aristóteles) a possibilidade para o conhecimento.
2ª justificativa: o examinador quer quer você saiba que o conhecimento para Platão se dá pela busca do inteligível por intermédio da dialética (dialética, em Platão e também na filosofia tem muitos sentidos, um deles é o diálogo, mas também pode ser o método de divisão e classificação das coisas)
Questão 5 – (Ufu 2010) Conforme o Dicionário de Filosofia de Nicola
Abbagnano, Platão emprega a palavra silogismo para definir o raciocínio em
geral. Aristóteles, por sua vez, o define como o tipo perfeito de raciocínio
dedutivo, “um discurso em que, postas algumas coisas, outras se seguem
necessariamente.” Considere que a premissa “Todo atleta treina”, sentença
universal e afirmativa, é a premissa maior de um silogismo, cuja conclusão é:
“Logo, Maria treina”.De acordo com tal definição, assinale a alternativa que
indica, corretamente, a premissa menor:
a) Maria não é atleta.
b) Maria não treina.
c) Maria é atleta.
d) Maria é atleta, mas não
treina.
1ª justificativa: a pergunta da questão é: tendo por base a definição acima de raciocínio dedutivo, qual a premissa menor que em conjunto com a sentença universal “Todo atleta treina” resultaria na conclusão: “Logo, Maria treina”
2ª justificativa: o examinador quer quer você saiba que para Aristóteles a única sentença que se encaixaria na primeira justificativa é a alternativa C.
Questão 6 – Crie uma história (real ou inventada) e uma
generalização a partir dela. Depois escolha uma palavra e siga a seguinte
sequencia para analisa-la: 1. Observe com quais palavras esta palavra está
ligada, a partir disso escreva os possíveis sentidos dessa palavra; 2. Faça
perguntas para a palavra, para a frase e para a história a fim de entendê-la
melhor (uma para cada); 3. Que ações a frase provoca se supusermos que ela é
verdadeira.
ver postagem anterior
Questão 7 – No nosso mundo contemporâneo os
profissionais se relacionam de muitas formas. Escolha um profissional de sua
preferencia para dizer: 1. Qual o saber deste profissional; 2. Como adquiriu
este saber; 3. Qual a função social dele. 4. Qual conceito este profissional
tem maior condições de explicar. Exemplo: o médico sabe medicina e adquiriu
estudando e praticando, sua função é cuidar das pessoas doentes, ele pode nos
explicar acerca da saúde.
ver postagem anterior
Comentários gerais: gente, a filosofia antiga [e toda a filosofia] é muito mais
complicado do que se costuma cobrar nos vestibulares e no enem, de todo o modo
é importante que vocês saibam o 'senso comum' da filosofia, o que os
examinadores querem que vocês respondam.
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