terça-feira, 16 de outubro de 2018

Resumo das atividades do Ano - Todas as turmas


Atividades de filosofia para o Ensino Médio. Robson Gabioneta. Algumas deles estão no blog: www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br e/ou no canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnC0JWETgZPd_wram69bdPA/vídeos
1 - Crie uma história (real ou inventada) e uma generalização a partir dela. Depois escolha uma palavra e siga a seguinte sequencia para analisa-la: 1. Observe com quais palavras esta palavra está ligada, a partir disso escreva os possíveis sentidos dessa palavra; 2. Faça perguntas para a palavra, para a frase e para a história a fim de entendê-la melhor (uma para cada); 3. Que ações a frase provoca se supusermos que ela é verdadeira; 4. Qual a opinião dos seus amigos e familiares sobre a frase.
2 – Repita o exercício com ditados populares e/ou com frases soltas de escritores (filósofos, sociólogos, historiadores).
3 – Repita o exercício da atividade 1 na análise de textos (ou imagens, ou filmes) mais longas: poema e/ou letra de música. Ache uma frase ou crie uma que sintetize o texto inteiro. Depois de analisar a frase, volte a ler o texto e compare a frase sintética com todas as outras.
4 – Conversem com seus parentes acerca das experiências da sua família: como seus pais e avós se conheceram; houve migração; eles sempre viveram na cidade ou vieram do campo para a cidade; como foi a adaptação; como eles aprenderam a profissão que exercem hoje.
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2018/08/analise-de-uma-frase-qualquer-em.html
5 – Em dupla ou trio, escolha dois profissionais (pode ser algum parente) e conversem com eles sobre seus trabalhos. A conversa pode ser mais espontânea, mas tente saber o seguinte: 1. Qual o saber deste profissional; 2. Como adquiriu este saber; 3. Qual a função social dele. 4. Qual conceito ou conceitos este profissional convive no dia a dia. Exemplo: o médico sabe medicina e adquiriu estudando e praticando, sua função é cuidar das pessoas doentes, ele pode nos explicar acerca da saúde.
6 – Conversem de novo com o profissional, se possível visite o local de trabalho desse profissional. Pergunte a ele o seguinte: 1. Com quais profissionais ele depende para poder exercer sua profissão; quais os interesses que eles têm em comum; se possível conversem com eles; 2. Quais são as pessoas que dependem deste profissional; como é a relação entre eles; 3. Como este profissional se relaciona com o Estado; como o Estado interfere na atividade profissional deste profissional; quais são as leis que regulam sua atividade. Se for o caso, peça autorização para gravar a conversa e/ou para anotar num caderninho.
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2018/08/conversa-com-profissionais.html
7 – Conversem de novo com o profissional e peça a ele três (3) frases acerca do conhecimento que ele possui sobre um conceito, uma frase que valha para todos, que tenha pretensão de universalidade. Por exemplo, os médicos falam sobre saúde, então uma frase que ele poderia formular seria: andar em dupla ou trio 15 minutos todos os dias conversando sobre filosofia faz bem para a saúde.
8 - Na República de Platão, entre outros, aparecem os seguintes conceitos: dívida, amizade, felicidade, inimizade, infelicidade, justiça, injustiça, educação, poesia (música), conhecimento, partes da alma, tipo de cidade, tipos de administração da cidade, bens que se desejam por si e por outro, ideias, coisa fabricada e imagem. Escolha dois (2) deles e: 1. Descreve como esses conceitos aparecem no texto (use as etapas de análise de uma frase do exercício 1); 2. Discuta como esse conceito altera a sua (e a nossa) vida.
9 – Os temas principais da República de Platão são: imagem, conhecimento, riqueza e guerra. Leia novamente o resumo e pesquise na internet e/ou no livro didático estes temas. Pense e escreva como esses conceitos alteram a discussão que vocês fizeram no exercício 8. Ver: Canção do senhor da guerra. http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2018/08/turmas-de-filosofia-resumo-da-republica.html
10 – Pesquise na internet e/ou no livro didático algumas das grandes áreas da filosofia: teoria do conhecimento (epistemologia, ciência); ética (moral); estética (arte); ontologia (lógica, metafísica); divino (religião); política (Estado, sociologia, história, antropologia). Observem os principais autores de cada período (filosofia antiga, medieval, etc) e os principais conceitos.
11 – Em dupla ou trio voltem aos exercícios de um a sete (1 a 7) e liste as frases universais que vocês criaram. Classifique essas frases em um das grandes áreas da filosofia (epistemologia, arte, politica, etc). Depois observe como uma frase de relaciona com a outra: quais são opostas, quais são complementares, o que elas têm em comum. Junte aquelas que são complementares e confrontem aquelas que são opostas.
Ver pag. 42 do artigo O papel da maiêutica na luta de gigantes de nos gêneros supremos. Ele pode ser visto em: https://www.academia.edu/37517964/O_papel_da_mai%C3%AAutica_na_luca_de_gigantes_de_nos_g%C3%AAneros_supremos
12 – Escolham uma música antes da aula. Depois, em círculo, cada um apresenta a sua música. A ideia é todos tentarem acompanhar aquele que está conduzindo do seguinte modo: escute com atenção a música e tente ouvir o som que você está fazendo. No que tange a melodia, tente cantar baixinho junto para tentar aprender; quanto ao ritmo tente perceber a pulsação da música. Depois cada um lê a letra da música inteira e apresenta qual a ideia da música, o que ela diz e como. Por fim, todos discutem quais os movimentos (dança, comportamento) a música sugere.
13 – Andem pela sala (ou no pátio) conversando com seus amigos sobre o que estudaram durante o ano: como é a vida das suas famílias, quais são as áreas e conceitos que a filosofia discute que mais chamaram sua atenção e como  podemos discutir sobre nossa sociedade.
Sugestão de como vocês podem proceder para responder questões de múltipla escolha de filosofia (mas acho que isso pode ser usado para outras disciplinas), como são as provas do Enem:
Questão 1 – (Enem 2015)  A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um. O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
A A tentativa de justificar a partir de elementos empíricos, o que existe no real
B O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.
C A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
D A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.
1ª justificativa: a pergunta da questão é: Como Nietzsche caracterizava o surgimento da filosofia entre os gregos?
Identificada a pergunta, sugiro que vocês procurem no enunciado o que é dito sobre a pergunta. Nietzsche dá três razões para justificar porque a proposição 'a água é a origem e a matriz de todas as coisas': 1. pois ela enuncia algo sobre a origem; 2. ela enuncia a origem sem imagem ou fabulação; 3. nela está contida a frase: 'tudo é um' (de Parmênides) de maneira clara.
Com a pergunta e o que diz o enunciado sobre a pergunta, vamos para as alternativas:
a alternativa A está errado por causa da justificativa 1 (muitos tiverem dificuldade de entender o empírico. Empírico vem de empiria, aquilo que é resultado da experiência. É um conceito da filosofia moderna onde se isola um determinado evento e a partir dele o pesquisador constrói uma teoria).
a alternativa B está errado por causa da justificativa 2
a alternativa C está certa por causa das justificativa 1,2 e 3
a alternativa D está errada por causa da justificativa 3 (também aqui o examinador usou um conceito da filosofia moderna: método)
2ª justificativa: o examinador quer que você saiba que para Nietzsche a filosofia grega surgiu pela tentativa de explicar a origem de tudo sem recorrer as imagens criadas pelos poetas, mas recorrendo a razão. (para sacanear o Nietzsche podíamos perguntar se a razão não também um tipo de imagem?)
É muito importante que vocês fiquem atentos a esse procedimento. Temo que sem esse cuidado vocês terão muita dificuldade em revolver uma questão de filosofia do enem. É importante também vocês irem se apropriando dos exercícios que vocês forem fazendo, anotem as ideias gerais das questões e as palavras que vocês não entenderam.


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