Sou Robson Gabioneta, serei professor de filosofia de vocês até o fim do ano (desde que nada mude). Cursei Filosofia na Unicamp em 2010 e desde então venho trabalhando como professor dessa disciplina. Nesse meio tempo cursei o mestrado e o curso de Sociologia também na Unicamp. Por fim, este ano, na mesma instituição, ingressarei na Faculdade de Educação ao curso de Doutorado.
Costumo trabalhar do seguinte modo: 5 pontos de atividades em sala de aula (há algumas que deverão ser feitas em casa) e 5 pontos de avaliação com questões do tipo do Enem com comentários dos alunos (em março darei mais detalhes).
Comecemos então com uma história e um tipo de análise:
1. A história dos três porquinhos. A história que conheço diz que 3 porquinhos saíram da casa dos pais e cada um foi construir sua casa. As duas primeiras, de palha e madeira, foram derrubadas por um lobo. A terceira, de alvenaria (tijolos e cimento), o lobo não conseguiu derrubar, porém, tentou entrar na chaminé. Os porquinhos perceberam, colocaram fogo e espantaram o lobo.
2. A frase genérica poderia ser: Casas frágeis são derrubadas.
3. Conceito (uma palavra que tem um significado importante dentro da história e da frase): frágil. Nessa história frágil é o material com o qual a casa foi construída diante de alguém, no caso o lobo, que pode derrubá-la.
4. Podemos perguntar: como fazer uma casa ficar forte; os porquinhos poderiam ter construído a casa em conjunto? O lobo poderia ter ido em bando? Juntos os porquinhos poderiam lutar contra o lobo?
5. Com toda essa análise vamos pensar num outro final para essa história: os porquinhos poderiam não ter saído da casa dos pais e um dia, quando passeavam pelo bosque da cidade, perceberam a presença do lobo. Logo que o viram foram até seus pais para avisá-los. Então, os porquinhos saíram na caça do lobo.
Primeira atividade:
1. escolha uma história real ou inventada
2. tire da história uma frase genérica que resuma essa história
3. identifique a ideia mais importante da frase, o conceito e identifique o significado dele na história
4. faça perguntas para entender melhor o conceito, a frase e a história
5. depois de toda essa análise, escreva uma história diferente
Segunda atividade:
Troque o texto com seu amigo e faça o seguinte:
1. tire outra frase
2. identifique outro conceito
3. faça perguntas
4. escreva uma história diferente
5. essa história pode ser vista na nossa realidade? em quais situações?
5. Junte as frases das histórias
6. essas histórias possuem alguma realidade? Quais situações podemos
perceber isso?Para uma explicação em vídeo ver:
https://www.youtube.com/watch?v=o9v-4MIIfF0
Para uma descrição mais detalhada ver:
https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/35264/pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário