Em cumprimento a lei número 10.639/2003 e 11645/08 que obriga as escolas do Brasil a inserir discussões acerca da história e da cultura afro-brasileira e dos povos indígenas, vamos desenvolver algumas atividade.
todas as turmas
1. faça uma pesquisa livre na internet (ou em livros) sobre os povos africanos que vieram para o Brasil
2. faça uma pesquisa livre na internet (ou em livros) sobre os povos indígenas que estavam no Brasil na chegado (invasão) dos portugueses
obs: NÃO COPIE, apresente com suas palavras uma frase de cada povo do que achou mais interessante.
3. compare o que você pesquisou com a pesquisa que fiz e que está nas seguintes páginas:
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2019/08/todas-as-turmas-historia-preliminar-dos.html
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2019/08/todas-as-turmas-historia-preliminar-da.html
obs: inicialmente procure elementos em comum para poder comparar, ex.: a língua, o modo de vida, o que eles pensam. Depois identifique o que é igual e o que é diferente.
4. Apresente e comente trechos músicas (Rap, samba, funk) onde haja:
a) uma descrição da realidade; b) uma crítica social.
obs: pode ser a partir dos comentários que fiz sobre o disco Sobrevivendo no inferno dos Racionais:
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2019/10/disco-sobrevivendo-no-inferno-dos.html
5. Escolha um parente que seja significativo para você (pode ser alguém de outra família), que você admire. Tente encontrar os motivos que justifiquem suas ações. Se for o caso converse com ele. Procure uma história (se for o caso invente uma) onde possamos ver a forma dessa pessoa agir, pensar e sentir. Anote numa folha e entregue. Aqueles que preferirem, podem usar as anotações para fazer um cartaz para expor na escola (para o noturno dia 30/10, para o diurno 18 e 19/11).
Obs: cada atividade vale um ponto. Quem fizer a exposição ganha nota máxima.
Avaliação: Levarei para vocês questões de múltipla escolha (como a prova do enem). O temas serão povos africanos e indígenas. Iremos proceder assim:
1. cada dupla irá escolher uma questão para: a)identificar as palavras que não conhece;b) a pergunta
2. com cada dupla irei discutir a questão
3. cada dupla deve escolher 5 questões para: a)identificar a pergunta;b) o que é dito da pergunta; c)o que está certo e errado a partir de a e b.
questão extra (para quem está de recuperação ou com excesso de falta)
Questões sobre a vida na terra: a) quais as diferenças entre o modo como aprendemos os ciclos da natureza (água, ar, solo) e o modo como os povos indígenas entendem esses ciclos. b) pesquise quais as substancias criadas pelo homem e o tempo que elas precisam para degradar (plástico, celular, computador). c) pesquise os acordos internacionais para preservação da terra.
para ajudar nessa atividade vou colocar alguns links:
livro a queda do céu de davi kopenawa
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2019/10/a-queda-do-ceu-de-davi-kopenawa.html
livro capitalismo e colapso ambiental de luiz marques
https://www.youtube.com/watch?v=QmEKmYcBmE8
https://www.youtube.com/watch?v=_tuBDRmrqTs
outras atividades que valem um ponto
1. discuta a relação de um profissional com o Estado a partir de uma lei. (descreva a lei e como ela regula esse profissional
2. escolha uma história: a) tire dela uma frase; b) analise essa frase; c) faça perguntas.
3. escolha uma música: a) tire dela uma frase; b) analise essa frase; c) faça perguntas.
há muitos cursinhos na região (perto de vocês tem um no são marcus e dois em sumaré)
eu dou aula no cursinho Proceu em barão geraldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário