Atividades do 3° bimestre de 2020 de sociologia para o 1 ano do EM da escola Porphyrio (1º c,d,e). Entregue até dia 20/09/2020. Prof.: Robson Gabioneta. Contato: robsongabioneta@prof.educacao.sp.gov.br. Atenderei essas turmas sempre as quartas feiras das 14h-14:45 pelo Meet: https://meet.google.com/stw-efui-udp. Para aqueles que têm acesso a internet acompanhe as postagens no classroom, no blog: http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com, no Facebook: https://www.facebook.com/robson.gabioneta e no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnC0JWETgZPd_wram69bdPA/videos.
Atividade 1: converse com seus parentes (se possível dois) sobre suas vidas, em especial sobre as ‘passagens’: a) da infância para adolescência; b)da adolescência para vida adulta; c) da vida adulta para a velhice. Quem tiver acesso a internet e quiser pesquisar como ocorre essas passagens em outras sociedades (na África, na Ásia, na América Latina, etc).
Gravei algumas aulas no Facebook discutindo o caderninho do Estado do 1, 2 e 3 bimestre. As aulas podem ser vistas em: (respectivamente 1 bimestre, 2 bimestre e 3 bimestre)
A partir delas gravei no youtube aulas mais curtas e diretas:
Atividade 2: Escolham 5 questões e façam o seguinte:
a) com suas palavras escreva a pergunta da questão
b) escreva o significado da principal palavra da pergunta
c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta
d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem. Caso tenham dúvidas anotem
e) aqueles que conseguirem, em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada
1.(UEL 2006) A categoria que comanda as relações entre o homem e a natureza é, para a modernidade ocidental, a da produção, concebida como ato de subordinação da matéria ao desígnio humano. A reprodução das sociedades indígenas é, ao contrário, concebida e vivida sob o signo de uma troca de propriedades simbólicas entre os humanos e os demais habitantes do cosmos (troca que pode ser violenta e mortal, sem deixar de ser social), não de uma produção de bens sociais a partir de uma matéria informe. (CASTRO, Eduardo V. Sociedades indígenas e natureza na Amazônia, 1995.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a.A produção de bens sociais a partir de uma matéria uniforme é o que caracteriza as sociedades indígenas.
b.Os povos indígenas objetificam a natureza por meio de relações estritamente violentas e mortais.
c.A reprodução das sociedades indígenas funda-se na irrestrita subordinação da matéria aos desígnios humanos.
d.A troca de propriedades simbólicas caracteriza as sociedades indígenas em sua relação com a natureza.
2.(ENEM 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos. LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. 2010. A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
a.A história e a natureza.
b.O exotismo e as culturas.
c.A sociedade e a economia.
d.O comércio e o ambiente.
e.A diversidade e a política.
3.(stoodi) Em certas sociedades, o sistema de alianças, que fundamenta as relações de parentesco sobre as quais a comunidade está organizada, exige que a criança seja levada, ao nascer, à irmã do pai, que deverá responsabilizar-se pela vida e educação da criança. Em outras, o sistema de parentesco exige que a criança seja entregue à irmã da mãe. Nos dois casos, a relação da criança é estabelecida com a tia por aliança e não com a mãe biológica. Se assim é, como fica a afirmação de que as mulheres amam naturalmente os seus filhos e que é desnaturada a mulher que não demonstrar esse amor?
CHAUÍ, 1997. No texto acima, a autora está questionando a
a. naturalidade da ideia de amor.
b.herança passada de pais para filhos.
c.maldade das mães no mundo.
d. cultura das sociedades primitivas.
4. (ENEM 2015) “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.” BEAUVOIR, 1980 Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a)
a.ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual.
b.pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho.
c.oposição de grupos religiosos para impedir os casamentos homoafetivos.
d.organização de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero.
5.(ENEM 2014) Desde 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan) tem registrado certos bens imateriais como patrimônio cultural do país. Entre as manifestações que já ganharam esse status está o ofício das baianas do acarajé. Enfatize-se: o ofício das baianas, não a receita do acarajé. Quando uma baiana prepara o acarajé, há uma série de códigos imperceptíveis para quem olha de fora. A cor da roupa, a amarra dos panos e os adereços mudam de acordo com o santo e com a hierarquia dela no candomblé. O lphan conta que, registrando o ofício, “esse e outros mundos ligados ao preparo do acarajé podem ser descortinados”. (KAZ, R. 2006) De acordo com o autor, o Iphan evidencia a necessidade de se protegerem certas manifestações históricas para que continuem existindo, destacando-se nesse caso a
a.mistura de tradições africanas, indígenas e portuguesas no preparo do alimento por parte das cozinheiras baianas.
b. necessidade de preservação dos locais tradicionais de preparo do acarajé, ameaçados com as transformações urbanas no país.
c.utilização de certos ingredientes que se mostram cada vez mais raros de encontrar, com as mudanças nos hábitos alimentares.
d. relação com o sagrado no ato de preparar o alimento, sobressaindo-se o uso de símbolos e insígnias pelas cozinheiras.
6.(ENEM 2013) No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou que “a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua paisagem cultural. (www.cultura.gov.br). O reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da
a.presença do corpo artístico local.
b. diversidade de culturas presente na cidade.
c.herança de prédios da ex-capital do país.
d. imagem internacional da metrópole.
7. (ENEM 2014) “O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.” (LINTON, R. 1959). A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da a.assimilação de valores de povos exóticos.
b.experimentação de hábitos sociais variados.
c. fusão de elementos de tradições culturais diferentes.
d. recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.
8.(ENEM2015) Falava-se, antes, de autonomia da produção significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços. SANTOS, M. Por uma outra globalização2000. O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a)
a.estímulo à livre concorrência.
b.criação de novas necessidades.
c.formação de grandes estoques.
d.implantação de linhas de montagem.
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