sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Sociologia2ano3bimestre.atividades

 Atividades do 3° bimestre de 2020 de sociologia para o 2 ano do EM da escola Porphyrio (2º e,f). Entregue até dia 20/09/2020.  Prof.: Robson Gabioneta.
Contato: robsongabioneta@prof.educacao.sp.gov.br. Atenderei essas turmas sempre as quartas feiras das 20h-20:45 pelo Meet: https://meet.google.com/stw-efui-udp. Para aqueles que têm dificuldade de acessar a internet façam apenas a atividade 1. Para aqueles que têm acesso a internet acompanhe as postagens no classroom, no blog: http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com, no Facebook: https://www.facebook.com/robson.gabioneta e no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnC0JWETgZPd_wram69bdPA/videos. 

Gravei algumas aulas no Facebook discutindo o caderninho do Estado do 1, 2 e 3 bimestre. As aulas podem ser vistas em: (respectivamente 1 bimestre, 2 bimestre e 3 bimestre)
A partir delas gravei no youtube aulas mais curtas e diretas:

Atividade 1: Escolham 5 questões e façam o seguinte:
a) com suas palavras escreva a pergunta da questão
b) escreva o significado da principal palavra da pergunta
c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta
d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem. Caso tenham dúvidas anotem
e) aqueles que conseguirem, em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada
O vídeo que fiz para explicar essa atividade chama-se: Uma conversa sobre filosofia - Sugestão para resolver questões do Enem.
1.(ENEM 2016) Simples, saborosa e, acima de tudo, exótica. Se a culinária brasileira tem o tempero do estranhamento, esta verdade decorre de dois elementos: a dimensão do território e a infinidade de ingredientes. Perceba-se que o segredo da cozinha brasileira é a mistura com ingredientes e técnicas indígenas. É esse o elemento que a torna autêntica. (POMBO, N. Cardápio Brasil.2006). O processo de formação identitária descrito no texto está associado à
a.assimilação de tradições culturais.
b.tipificação de hábitos comunitários.
c.hierarquização de conhecimentos tribais.
d.superação de diferenças etnorraciais.
2.(UNESP2015) A crise de abastecimento de água em São Paulo se agravou significativamente a partir de 2002, quando a empresa pública Sabesp passou a priorizar a obtenção de lucro. Com essa alteração, a água deixou de ser considerada bem público e recurso essencial para a sociedade, abandonando-se o foco na universalização dos serviços de saneamento básico. Nesse mesmo caminho, seguiu uma diretriz estratégica de atender à expansão econômica, beneficiando-se com a lucratividade do aumento do consumo, ignorando a suficiência de água para atender a essa crescente demanda. Do ponto de vista neoliberal, a crise hídrica oferece “grandes e novas oportunidades” de negócios, tanto para obras como para serviços, especialmente no setor de gestão das águas, uma vez que se trata de um bem essencial de que todos são obrigados a dispor a qualquer preço e custo. (Delmar Matter,www.diplomatique.org.br,06.02.2015). No texto, o problema do abastecimento de água em São Paulo é abordado sob o ponto de vista
a. das tendências do sistema capitalista de transformar toda a realidade em mercadoria disponível no mercado. b.da defesa da necessidade de investimentos públicos para a construção de novos reservatórios de água.
c.dos efeitos positivos da racionalidade instrumental ao converter a natureza em objeto de dominação.
d. da crise ética da sociedade e das questões relativas ao negligenciamento dos valores morais e espirituais.
3.(ENEM2015) Falava-se, antes, de autonomia da produção significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços. SANTOS, M. Por uma outra globalização2000. O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a)
a.estímulo à livre concorrência. 
b.criação de novas necessidades. 
c.formação de grandes estoques. 
d.implantação de linhas de montagem.
4.ENEM 2016. TEXTO I


Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 6 abr. 2016.
TEXTO II. A eleição dos novos bens, ou melhor, de novas formas de se conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de especialistas, revejam as imagens e alegorias do seu passado, do que querem guardar e definir como próprio e identitário. ABREU, 2007. O texto chama a atenção para a importância da proteção de bens que, como aquele apresentado na imagem, se identificam como:
a.Heranças materiais.        b.Objetos arqueológicos.
c.Peças comercializáveis. d.Conhecimentos tradicionais.
5.ENEM 2017. O comércio soube extrair um bom proveito da interatividade própria do meio tecnológico. A possibilidade de se obter um alto desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca para o desejo consumista, foi o principal deles. SANTAELLA, 2003. Do ponto de vista comercial, o avanço das novas tecnologias, indicado no texto, está associado à
a.exigência de consumidores conscientes de seus direitos.
b.relação direta entre fabricantes e consumidores.
c.individualização das mensagens publicitárias.
d.manutenção das preferências de consumo.
6.ENEM 2014
Mas plantar pra dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.
Se assim continuar
vou deixar o meu sertão,
mesmo os olhos cheios d‘água
e com dor no coração.
Vou pró Rio carregar massas
pros pedreiros em construção.
Deus até está ajudando:
está chovendo no sertão!
Mas plantar pra dividir,
Não faço mais isso, não.
VALE, J; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento). No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com
a. a precariedade de insumos no trabalho do campo.
b. a distribuição desigual da produção
c.a ausência de escolas técnicas no campo.
d.os empecilhos advindos das secas prolongadas.
7.(UEL 2006) A categoria que comanda as relações entre o homem e a natureza é, para a modernidade ocidental, a da produção, concebida como ato de subordinação da matéria ao desígnio humano. A reprodução das sociedades indígenas é, ao contrário, concebida e vivida sob o signo de uma troca de propriedades simbólicas entre os humanos e os demais habitantes do cosmos (troca que pode ser violenta e mortal, sem deixar de ser social), não de uma produção de bens sociais a partir de uma matéria informe. (CASTRO, Eduardo V. Sociedades indígenas e natureza na Amazônia, 1995.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a.A produção de bens sociais a partir de uma matéria uniforme é o que caracteriza as sociedades indígenas.
b.Os povos indígenas objetificam a natureza por meio de relações estritamente violentas e mortais.
c.A reprodução das sociedades indígenas funda-se na irrestrita subordinação da matéria aos desígnios humanos.
d.A troca de propriedades simbólicas caracteriza as sociedades indígenas em sua relação com a natureza.
8.(ENEM 2014) Desde 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan) tem registrado certos bens imateriais como patrimônio cultural do país. Entre as manifestações que já ganharam esse status está o ofício das baianas do acarajé. Enfatize-se: o ofício das baianas, não a receita do acarajé. Quando uma baiana prepara o acarajé, há uma série de códigos imperceptíveis para quem olha de fora. A cor da roupa, a amarra dos panos e os adereços mudam de acordo com o santo e com a hierarquia dela no candomblé. O lphan conta que, registrando o ofício, “esse e outros mundos ligados ao preparo do acarajé podem ser descortinados”. (KAZ, R. 2006) De acordo com o autor, o Iphan evidencia a necessidade de se protegerem certas manifestações históricas para que continuem existindo, destacando-se nesse caso a
a.mistura de tradições africanas, indígenas e portuguesas no preparo do alimento por parte das cozinheiras baianas.
b. necessidade de preservação dos locais tradicionais de preparo do acarajé, ameaçados com as transformações urbanas no país.
c.utilização de certos ingredientes que se mostram cada vez mais raros de encontrar, com as mudanças nos hábitos alimentares.
d. relação com o sagrado no ato de preparar o alimento, sobressaindo-se o uso de símbolos e insígnias pelas cozinheiras.

Atividade 2: No site https://hibridos.cc/po/rituals/ contêm informações sobre diversos rituais realizados por grupos que vivem no Brasil. Escolha um desses rituais e selecione trechos para apresentação para a turma (quando voltar as aulas): a) do texto de apresentação; b) da parte do ritual; c) da entrevista. Tentam achar as informações mais relevantes para nós que não conhecemos esse ritual. Envie para mim uma folha com esses três itens.


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