Pratica1.HG408A. historia.e.frase.filosofica
Conversei com o Prof. Rafael Garcia e combinamos para semana que vem, 29/08, a seguinte sequência: 1. Conversa inicial sobre a maiêutica; 2. Apresentação de exercício prático 1: criação ou recuperação de uma história e frase filosófica; 3. Avaliação do exercício prática 1
Antes de detalhar melhor a aula de 29/08 vou comentar aquilo que acho que não discutimos do texto do Gallo e colocar as indicações que fiz na conversa de ontem:
Texto do Gallo
No meu entender duas coisas do texto do Gallo poderíamos conversar mais: 1. Acerca da defesa da filosofia no ensino médio, Gallo argumenta que esse é talvez o único espaço onde os jovens tem acesso ao conhecimento filosófico. Eu acho que ele tem razão, mas acho que isso é um problema do nosso Estado (e de outros também) que não consegue criar espaços de convivência ‘filosófica’. Na França são os cafés, no Rio de Janeiro os bares, em Barão Geraldo os bares; 2. O que ele, a partir de Deleuze, define como conceito e filosofia, até onde entendi conceito é a nomeação de algo significativo na experiência vivida. Nas nossas próximas conversas, a partir de Platão e outros autores, gostaria de propor outras, como a intervenção consciente no mundo.
Sobre as indicações (me lembrem se esqueci de algo)
· Sobre Astronomia e satélite:
o o curso sobre Revolução astronômica do prof. da USP Valter Alvis Bezerra que em 2020 disponibilizou suas aulas e a bibliografia pertinente (https://bit.ly/fhcm2020 e https://sites.google.com/site/filosofiadacienciausp/home/fhcm-2020
o Professor da Unicamp que trabalha com satélite: Jurandir Zullo Junior
o sobre a relação Brasil/China nas décadas de 80 a 2000: BIATO JR, Oswaldo. A parceria estratégica sino-brasileira: origens, evolução e perspectivas (1993-2006). Brasília: Ministério das Relações Exteriores; Fundação Alexandre Gusmão, 2010. Disponível em: <http://funag.gov.br/loja/download/899-A_Parceria_Estrategica_Sino-Brasileira.pdf>.
· indicações de Platão:
o texto do Fernando Santoro sobre como Platão criou o mito de Androgeno: SANTORO, Fernando . Máscaras de Dioniso no Banquete de Platão. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 23, n. 34, p. 47-62, mar. 2014. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/404/403
o sobre Sócrates: MAGALHÃES-VILHENA, V. O problema de Sócrates – o Sócrates histórico e o Sócrates de Platão. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1984, 596p.
· História das Relações Internacionais com Peter Demant: Playlist de 90 aulas: https://www.youtube.com/watch?v=VPDYz07-iJ8&list=PLxI8Can9yAHde0-EG990R6IyJAaTksojr
1. Conversa inicial sobre a maiêutica
• A maiêutica socrática com ‘união’ de teorias no Teeteto. Disponível em: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/326
• Obstetrícia socrática (anotações de Marcelo Marques em 2014). Disponível em: http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2022/08/obstetriciasocratica-marcelomarques2014.html
· Vou colocar o Teeteto no drive para aqueles que tem interesse. A descrição da maiêutica vai de 148e-151d
2. Atividade prática 1: criação ou recuperação de uma história e frase filosófica
Vamos no dia 29 realizar três exercícios: 1: criação ou recuperação de uma história e uma análise seguinte 7 etapas; 2. Em dupla fazer o mesmo exercício com a história do(a) amigo (a); 3. avaliação da atividade. Todos os três para entregar dia 29/02. Aqueles que puder fazer o exercício 1 em casa, podem fazer.
A atividade 1 venho fazendo desde de 2018 e há várias versões, gostaria que vocês fizessem a versão de 2021 (postada no meu blog em 22/02/2021).
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2021/02/turmas-do-1-ano-do-porphyrio-1-semana_22.html
Na
primeira parte do texto: Duas propostas para ensino propedêutico da filosofia a
partir de Platão apresento alguns elementos teóricos, porém ele está incompleto: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/35264
3. Avaliação do exercício prática 1
Depois de cada um realizar o exercício completo (fazer a sequencia na sua história e na do (a) amigo (a)) vamos fazer por escrito (e também oralmente) uma avaliação da atividade 1, como sugestão inicial proponho: os objetivos foram alcançados? Quais os possíveis problemas para aplicar o exercício no Ensino Médio? E em outros níveis de ensino? Quais os possíveis desdobramentos do exercício? Proponha uma atividade similar.
4. Por fim vou propor algo para vocês irem matutando: pensar em cursos livres nos quais o departamento de filosofia tem dificuldade em oferecer. Penso que o levantamento inicial deve conter: Nomes, instituição e localização de pesquisadores, temas, dias e horários com o menor número de aula e eventos para não chocar as datas, indicação bibliográfica inicial, custos, formas de financiamento.
Todos
os textos são de minha autoria estão no meu Academia.edu: https://unicamp.academia.edu/RobsonGabioneta
Caso não encontrem me solicitem por um e-mail: robsongabioneta@yahoo.com.br
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