Turmas do 1 ano do Porphyrio - 1 semana 2021
Turmas do 1 ano da EE General Porphyrio da Paz (Sociologia 1a,b,c,d,e,f,g,h,i,j,k; Filosofia 1c,d,e,f,g)
Sou Robson Gabioneta, serei professor de filosofia e de Sociologia de vocês até o fim do ano (desde que nada mude). Cursei Filosofia na Unicamp em 2010 e desde então venho trabalhando como professor dessa disciplina. Nesse meio tempo cursei o mestrado (2013) e o curso de Sociologia (2018) também na Unicamp. Em 2018 comecei a dar aula de Sociologia. Por fim, na mesma instituição, ingressarei no curso de Antropologia (2018) e o curso de Doutorado na Faculdade de Educação. Ao longo do anos conversaremos sobre essas disciplinas.
Turmas do 1 ano da EE General Porphyrio da Paz (Sociologia 1a,b,c,d,e,f,g,h,i,j,k; Filosofia 1c,d,e,f,g)
Sou Robson Gabioneta, serei professor de filosofia e de Sociologia de vocês até o fim do ano (desde que nada mude). Cursei Filosofia na Unicamp em 2010 e desde então venho trabalhando como professor dessa disciplina. Nesse meio tempo cursei o mestrado (2013) e o curso de Sociologia (2018) também na Unicamp. Em 2018 comecei a dar aula de Sociologia. Por fim, na mesma instituição, ingressarei no curso de Antropologia (2018) e o curso de Doutorado na Faculdade de Educação. Ao longo do anos conversaremos sobre essas disciplinas.
Estamos vivendo um momento novo na história: a pandemia do Coronavirus. Por isso todos temos que estarmos atentos e seguir os protocolos de segurança: uso de mascaras, higienização das mãos, distanciamento social, entre outros. Cuidem bem de vocês mesmos e dos seus familiares.
Costumo trabalhar do seguinte modo: 5 pontos de atividades em sala de aula (há algumas que deverão ser feitas em casa) e 5 pontos de avaliação com questões do tipo do Enem com comentários dos alunos.
Para todas as turmas de Filosofia e Sociologia
Comecemos então com uma história e um tipo de análise:
1. A história dos três porquinhos.
2.Resumo: A história que conheço diz que 3 porquinhos saíram da casa dos pais e cada um foi construir sua casa. As duas primeiras, de palha e madeira, foram derrubadas por um lobo. A terceira, de alvenaria (tijolos e cimento), o lobo não conseguiu derrubar, porém, tentou entrar na chaminé. Os porquinhos perceberam, colocaram fogo e espantaram o lobo.
3. Frase filosófica (frase universal): Casas frágeis são derrubadas.
4. Frase sociológica (frase que descreve algum aspecto da sociedade): nessa sociedade os jovens saem da casa dos pais para construir suas casas.
5. Podemos fazer as seguintes perguntas: como é a casa dos pais dos porquinhos? como fazer uma casa ficar forte?; os porquinhos poderiam ter construído a casa em conjunto? O lobo poderia ter ido em bando? Juntos os porquinhos poderiam lutar contra o lobo?
6. Realidade da história: Como sabemos, quando os portugueses chegaram a esse lugar que chamamos Brasil os povos tradicionais tinham casa de palha. Os portugueses destruíram essas casas para construir as suas. Aqui os portugueses são o lobo mal e os indígenas são os porquinhos. O portugueses foram até a África e negociaram o aprisionamento de alguns (milhares) de africanos e 'junto' com eles construíram as cidades que hoje são ocupadas por todos nós. Em 1888, por pressão da Inglaterra, os portugueses aboliram a escravidão, porém não quiseram dividir aquilo que foi produzido em conjunto com os descendentes dos escravizados, assim eles foram para os lugares que ainda não haviam sido ocupados pelos portugueses (morro, encosta de rio, etc) e lá tentaram viver suas vidas. Quando estes viam para as cidades onde seus antepassados construíram com os portugueses as cidades, os portugueses se faziam de porquinhos, considerando e fazendo os outros acreditar que os descendentes de africanos e os descendentes indígenas eram os lobos maus.
Costumo trabalhar do seguinte modo: 5 pontos de atividades em sala de aula (há algumas que deverão ser feitas em casa) e 5 pontos de avaliação com questões do tipo do Enem com comentários dos alunos.
Para todas as turmas de Filosofia e Sociologia
Comecemos então com uma história e um tipo de análise:
1. A história dos três porquinhos.
2.Resumo: A história que conheço diz que 3 porquinhos saíram da casa dos pais e cada um foi construir sua casa. As duas primeiras, de palha e madeira, foram derrubadas por um lobo. A terceira, de alvenaria (tijolos e cimento), o lobo não conseguiu derrubar, porém, tentou entrar na chaminé. Os porquinhos perceberam, colocaram fogo e espantaram o lobo.
3. Frase filosófica (frase universal): Casas frágeis são derrubadas.
4. Frase sociológica (frase que descreve algum aspecto da sociedade): nessa sociedade os jovens saem da casa dos pais para construir suas casas.
5. Podemos fazer as seguintes perguntas: como é a casa dos pais dos porquinhos? como fazer uma casa ficar forte?; os porquinhos poderiam ter construído a casa em conjunto? O lobo poderia ter ido em bando? Juntos os porquinhos poderiam lutar contra o lobo?
6. Realidade da história: Como sabemos, quando os portugueses chegaram a esse lugar que chamamos Brasil os povos tradicionais tinham casa de palha. Os portugueses destruíram essas casas para construir as suas. Aqui os portugueses são o lobo mal e os indígenas são os porquinhos. O portugueses foram até a África e negociaram o aprisionamento de alguns (milhares) de africanos e 'junto' com eles construíram as cidades que hoje são ocupadas por todos nós. Em 1888, por pressão da Inglaterra, os portugueses aboliram a escravidão, porém não quiseram dividir aquilo que foi produzido em conjunto com os descendentes dos escravizados, assim eles foram para os lugares que ainda não haviam sido ocupados pelos portugueses (morro, encosta de rio, etc) e lá tentaram viver suas vidas. Quando estes viam para as cidades onde seus antepassados construíram com os portugueses as cidades, os portugueses se faziam de porquinhos, considerando e fazendo os outros acreditar que os descendentes de africanos e os descendentes indígenas eram os lobos maus.
A história é mais complicada que isso, mas trago essa interpretação para discutirmos quais os elementos dela ainda estão presentes na nossa vida e também para conversarmos sobre um outro tipo de sociedade onde sejam contidos os roubos e a ganancia (elementos que levaram os portugueses e seus descendentes a fazer o tráfico negreiro e organizar a colonização). É importante descobrirmos como meus antepassados (avós, pais, tios) lidam com esse passado para saber qual herança estamos recebendo e como iremos agir em relação a ela.
7. Refazer a história: Com toda essa análise vamos pensar num outro final para essa história: os porquinhos convidam o lobo para comerem juntos e nesse processo o lobo vira vegetariano (minha homenagem a casa Bambo onde meus amigos são vegetarianos)
Primeira atividade:
1. escolha uma história real ou inventada
2. faça um resumo curto dela (no máximo 1 página)
3. tire da história uma frase filosófica, uma frase que possa valer para outra história
4. tire da história uma frase sociológica, uma frase que possa nos dar elementos para compararmos com outras histórias
5. faça perguntas para entender melhor as frases e a história
Primeira atividade:
1. escolha uma história real ou inventada
2. faça um resumo curto dela (no máximo 1 página)
3. tire da história uma frase filosófica, uma frase que possa valer para outra história
4. tire da história uma frase sociológica, uma frase que possa nos dar elementos para compararmos com outras histórias
5. faça perguntas para entender melhor as frases e a história
6. pense em quais elementos da realidade dialogam com essa história.
7. depois de toda essa análise, escreva uma história diferente
Para uma explicação em vídeo ver:
https://www.youtube.com/watch?v=o9v-4MIIfF0
Para uma descrição mais detalhada ver:
https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/35264/pdf
Para uma explicação em vídeo ver:
https://www.youtube.com/watch?v=o9v-4MIIfF0
Para uma descrição mais detalhada ver:
https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/35264/pdf
Segunda atividade: comparar histórias
Vou colocar aqui outra história para comparamos:
1. história da Chapeuzinho vermelho
2. chapeuzinho vai levar bolo para vó, encontra um lobo que faz ela pegar um caminho mais longo. O lobo chega primeiro na casa da vó, engole ela, e tenta fazer o mesmo com a chapeuzinho. Ela chama socorro, vem um lenhador, mata o lobo e tira a vó de dentro de sua barriga.
3. cuidado com estranhos
4. nessa sociedade as pessoas moram distantes umas das outras.
5. como reconhecer pessoas que querem nos prejudicar? como conhecer as pessoas?
2. chapeuzinho vai levar bolo para vó, encontra um lobo que faz ela pegar um caminho mais longo. O lobo chega primeiro na casa da vó, engole ela, e tenta fazer o mesmo com a chapeuzinho. Ela chama socorro, vem um lenhador, mata o lobo e tira a vó de dentro de sua barriga.
3. cuidado com estranhos
4. nessa sociedade as pessoas moram distantes umas das outras.
5. como reconhecer pessoas que querem nos prejudicar? como conhecer as pessoas?
6. hoje há pessoas que tentam enganar outras pessoas.
7. na primeira conversa chapeuzinho percebe as intenções do lobo e consegue convencê-lo a mudar de vida.
Agora com as duas histórias e suas respectivas análises podemos compará-las: podemos usar o conceito 'estranho' da história da chapeuzinho para discutir a história dos três porquinhos. Nesta última o estranho é o lobo, assim, podemos dizer que 'casas frágeis são derrubadas por estranhos'. A ideia frágil da história dos três porquinhos pode ser usada na história da chapeuzinho: cuidado com suas fragilidades ao encontrar com um estranho.
Criem um grupo de whatsapp da sala de vocês, tirem foto da história e das frases e compartilhem. No caderno escolha uma outra história para comparar com a sua. Faremos isso em sala de aula.
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