quinta-feira, 19 de junho de 2025

Ana.Maria.fil.soc.2bim.1ano.prova

EE Ana Maria Prof. Robson. 1 ano 2 bimestre. Filosofia

Atividade 1: a partir dos mitos apresentados: a) encontre um elemento em comum em dois mitos; b) a partir do elemento em comum diga as semelhanças e as diferenças.

Atividade 2: a partir do mito que você analisou diga o que está certo e errado em cada alternativa

Questão 1. Segundo o mito Iorubá, qual foi a "semente de uma ideia" que Olorum colocou na cabeça de Oxalá e que não estava contida no saco da Criação, sendo fundamental para o mundo?
a) A capacidade de criar o mundo.
b) O conhecimento para semear as plantas.
c) A habilidade de modelar e dar vida aos seres humanos.
d) A sabedoria para evitar as artimanhas de Exu.

Questão 2. De acordo com o mito Yanomami recontado por Davi Kopenawa, qual foi a razão pela qual Omama precisou criar uma nova floresta, e qual o nome dessa floresta?
a) A floresta anterior era muito escura e Omama queria mais luz; o nome da nova floresta é Aruanã.
b) A floresta anterior era frágil e o céu desabou sobre ela; o nome da nova floresta é Hutukara.
c) A floresta anterior não produzia frutos suficientes para Omama e Yosi; o nome da nova floresta é Yãnomami.
d) Omama queria testar seus poderes de criação; o nome da nova floresta é Xapiri.

Questão 3. De acordo com o mito do nascimento dos seres contado por Platão, o que aconteceu com os homens após receberem o fogo e a sabedoria das artes, antes da intervenção de Zeus com o pudor e a justiça?
a) Eles construíram grandes cidades harmonicamente.
b) Eles se tornaram imortais e viveram como os deuses.
c) Eles causavam danos uns aos outros por falta de "arte política" e se dispersavam.
d) Eles se tornaram caçadores habilidosos e dominaram todos os outros animais.

Questão 4. De acordo com a história Ofaié sobre o xiãwn (fogo), qual característica principal permitiu ao weõe (preá) obter o fogo da itxiateié (mãe do fogo)?
a) A velocidade e agilidade para fugir da ohti (onça).
b) A força para lutar contra os outros tikã (bichos) e a ohti.
c) A astúcia, abordagem direta e respeitosa com a itxiateié.
d) A capacidade de hipnotizar a itxiateié para que ela adormecesse.

Atividade 3:  Escolha 1 (uma) questão e siga a sequência para revolução de questões de múltipla: a) com suas palavras escreva a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da pergunta /c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta d) anote e pesquise as palavras desconhecidas / e) explique a partir das etapas anteriores o que está certo e errado em cada alternativa.

Questão 5 (Enem 2019). “A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%). É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos”. (REGO; FONSECA; GIACOMINI, 2014). As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque
a) asseguram as expressões multiculturais.
b) promovem a diversidade de etnias.
c) falseiam os dogmas teológicos.
d) restringem a liberdade de credo.

Questão 6 (Enem/2016). “As convicções religiosas dos escravos eram entretanto colocadas a duras provas quando de sua chegada ao Novo Mundo, onde eram batizados obrigatoriamente ‘para a salvação de sua alma’ e deviam curvar-se às doutrinas religiosas de seus mestres. lemanjá, mãe de numerosos outros orixás, foi sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, e Nanã Buruku, a mais idosa das divindades das águas, foi comparada a Sant’Ana, mãe da Virgem Maria.” (VERGER, 1981). O sincretismo religioso no Brasil colônia foi uma estratégia utilizada pelos negros escravizados para
a. compreender o papel do sagrado para a cultura europeia.
b. preservar as crenças e a sua relação com o sagrado.
c. integrar as distintas culturas no Novo Mundo.
d. possibilitar a adoração de santos católicos.

Questão 7. (Enem/2017). Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. (BRASIL, 1988). A persistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo tem em vista a vinculação histórica fundamental entre
A) etnia e miscigenação racial.
B) sociedade e igualdade jurídica.
C) espaço e sobrevivência cultural.
D) progresso e educação ambiental.
E) bem-estar e modernização econômica.

EE Ana Maria Prof. Robson. 1 ano 2 bimestre. Sociologia

Atividade 1: Escolha 2 (duas) questões e siga a sequência para revolução de questões de múltipla: a) com suas palavras escreva a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da pergunta /c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta d) anote e pesquise as palavras desconhecidas / e) explique a partir das etapas anteriores o que está certo e errado em cada alternativa.

Questão 1. No livro História dos índios no Brasil, de 1992, p.15, na introdução, Manuela apresenta, a partir do texto do viajante francês Abbeville (1614), uma fala de um velho tupinambá: “vi a chegada dos peró [portugueses] em Pernambuco e Potiú; e começaram eles como vós, franceses, fazeis agora. De início, os peró não faziam senão traficar sem pretenderem fixar residência [...] mas tarde, disseram que nos devíamos acostumar a eles e que precisavam construir fortalezas, para se defenderem, e cidades, para morarem conosco [...] mais tarde afirmaram que nem eles nem os paí [padres] podiam vivem sem escravos para os servirem e por eles trabalharem [...]”. De acordo com a fala do velho Tupinambá qual foi a estratégia gradual dos portugueses (peró) ao se estabelecerem no Brasil?
a) Eles imediatamente exigiram a construção de fortalezas e escravos para se defenderem e trabalharem.
b) Eles começaram com o tráfico de bens, para depois pedirem permissão para fixar residência, construir estruturas e, por fim, exigir escravos.
c) Eles ofereceram presentes e alianças de paz duradouras antes de qualquer solicitação de terras ou trabalho.
d) Eles se limitaram ao comércio e nunca expressaram o desejo de morar ou construir cidades entre os indígenas.

Questão 2. (Unicamp, 2025). “Os brancos se dizem inteligentes. Não o somos menos. Nossos pensamentos se expandem em todas as direções e nossas palavras são antigas e muitas. Elas vêm de nossos antepassados. Porém, não precisamos, como os brancos, de peles de imagens para impedi-las de fugir da nossa mente. Não temos de desenhá-las, como eles fazem com as suas. Nem por isso elas irão desaparecer, pois ficam gravadas dentro de nós. Por isso nossa memória é longa e forte. O mesmo ocorre com as palavras dos espíritos xapiri, que também são muito antigas. Mas voltam a ser novas sempre que eles vêm de novo dançar para um jovem xamã, e assim tem sido há muito tempo, sem fim.”  (KOPENAWA; ALBERT, 2015). De acordo com o texto, é correto afirmar sobre os yanomamis que
A as palavras e imagens dos espíritos xapiris perderam-se com a chegada dos portugueses ao Brasil.
B a memória dos seus antepassados é gravada em imagens desenhadas em suportes de pele animal.
C os brancos e os yanomamis consideram culturalmente o passado e o presente do mesmo modo.
D a oralidade tem um papel importante na preservação da memória e na transmissão de conhecimentos aos jovens.

Questão 3. (UFSCAR, 2016). “A principal contribuição dos povos indígenas para a riqueza socioeconômica do país é a megabiodiversidade existente em suas terras, que representam quase 13% do território brasileiro, a maior parte totalmente preservada. Fotos de satélites mostram que as terras indígenas são verdadeiras ilhas de florestas verdes, estando rodeadas por pastos e cultivos de monoculturas. Esta não é apenas uma riqueza dos índios, mas de todos os brasileiros e dos viventes do planeta, na medida em que são florestas que contribuem para amenizar os graves desequilíbrios ambientais da Terra nos tempos atuais”. (Gersem Baniwa, 2006). O texto tem como finalidade demonstrar
A a fragilidade das lutas dos povos indígenas pela demarcação de terras no Brasil.
B a necessidade de integrar os povos indígenas à sociedade nacional não indígena.
C a falta de estrutura para o desenvolvimento das terras indígenas demarcadas
D a importância da demarcação das terras indígenas para o Brasil como um todo.

Questão 4. (Unicamp, 2022). ‘As cotas são uma conquista histórica importante no processo de democratização do direito à educação superior no Brasil e na promoção da igualdade de oportunidades para todos os brasileiros, tendo em vista a grande diversidade sociocultural, econômica e de trajetória escolar que existe no país. Mas a política de cotas, assim como todas as políticas de ações afirmativas, não pode ser considerada como um fim em si mesmo nem como uma solução única para todos os problemas de desigualdade e exclusão educacional no país. É um ponto de partida para pensar o enfrentamento mais pragmático das desigualdades associadas à exclusão e às discriminações racial, sociocultural, econômica e étnica. Neste sentido, o alcance da Lei depende de ações e estratégias a serem adotadas pelo Ministério da Educação e pelas Instituições Federais de Ensino”. (Gersem Baniwa, 2019) O autor do trecho acima considera que as políticas de ação afirmativa sejam
a) a solução para os problemas de discriminação racial, econômica, sociocultural e étnica no Brasil.
b) promotoras do preconceito e discriminação racial, e da desigualdade e exclusão educacional no país.
c) o início do processo de enfrentamento da desigualdade e exclusão educacional no país.
d) ações realizadas pelo Ministério da Educação para promover a igualdade de oportunidades para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário