sexta-feira, 11 de julho de 2014

2 anos (A e B) - 3 bimestre

3 - bimestre
no 2 bimestre começamos a estudar a parte da filosofia que se preocupa com a Ética. Uma questão é importante ter em mente nesse nosso estudo. O objetivo deste estudo é:
1 - identificar nossos costumes, tanto os que são justificados, como os que não são;
2 - tanto os costumes justificados como os não justificados podemos investigá-los, examiná-los;
3 - identificar qual filósofo justifica este ou aquele costume (ética)
4 - por fim, agir de maneira mais conciente

no bimestre passado, o 2, pedi para vocês resumirem o capítulo 27 do livro da Chauí. Mas na verdade este assunto vai do cap. 26 ao 28. Esquematicamente no 26 ela fala livremente dos conceitos pertencentes a este campo: bom, mau, bem, semso moral, justiça, juízo de valor, normas, violência, etc. No 27 ela apresenta algumas posições históricas: Sócrates, Aristóteles, Santo Agostinho, Rousseau, Kant, entre outros. E no 28 ela discuti sobre o tema liberdade.

Abaixo vou colocar alguns trechos que penso ser os mais importantes:
cap. 26
p.263 - "Os sentimentos e as ações ... seja por recebermos a aprovação dos outros"
p.266 - "A conciencia e a responsabilidae são condições indispensáveis da vida ética"
cap. 27
p. 270 - "A filosofia moral ou ética nasce... e o que valem os costumes."
p. 271 - "Percorrendo as ruas de Atenas... fora ensinado desde a infância."
p. 271 - "Dirigindo-se aos atenienses ... os valores da cidade, e por quê."
p. 271 - "Se devemos a Sócrates ... dois tipos: práxis ou técnica."
p. 272 - "com isso, Aristóteles ... da vida ética"
p. 272 - "se tomarmos a Ética a Nicômaco... ou uma conduta moderados"
p. 273 - "Diferentemente de outras religiões ... num mesmo e único Deus"
p. 275 - (meio do parágrafo) "Se o dever parece ser uma ... natural do coração humano."
p. 275 - (meio do parágrafo) "Por natureza, diz Kant.... nos tornar seres morais"
p. 276 - "Para Espinosa, somos.... corpo e de nossa alma"
p. 277 - "O bom, esplica .... para nossa existencia"
p. 278 - "Um pensador ... nas diferentes formas política, etc."
p. 282 - "são exemplos dessa moral... na busca da honra e da coragem"
p. 282 - Marx afirmava que os valores ... dos direitos políticos e culturais"

Leias os trechos e tente comentar os trechos a partir dos seguintes pontos:
1 - quais são os pressupostos do texto
2 - quais as consequências do texto
3 - qual a ideia central do texto
4 - você concorda com a tese central do texto
5 - reescreva o texto com a sua opinião

Olhe o resumo que você fez e veja se você identificou os pontos principais. 
Observação: você não precisa concordar com o professor, leia o capítulo novamente e veja se de fato os parágrafos selecionados são os mais importantes.

nas p. 284 e 285 há 21 questões, escolha algumas (pelo menos 5) e mude-as para o seu cotidiano. Por exemplo a questão 2 poderia ser mudada assim: as perguntas de Sócrates poderia incomodar as pessoas da nossa época?
Se puder responda e desenvolva a resposta.

Exercício para desenvolver a capacidade de avaliar a prova do professor:
o exercício pode ser dividido em dois:
- leia o enunciado do exercício e comente a pertinência da pergunta.
- comente cada uma das alternativas, explicando quais que são as alternativa errada e qual a certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário