terça-feira, 5 de abril de 2016

1 ano - conceitos dos pré-socráticos

1 ano - conceitos dos pré-socráticos
avisos: sexta feira, dia 08/04, irei estar na escola, no 2 1 MB1, das 14h as 16h. irei apresentar um pouco da filosofia oriental. semana que vem vamos fazer o resumo geral do 2 bloco e conversar sobre avaliação.

hoje iremos conversar um pouco sobre alguns conceitos dos pré-socráticos. Cada dupla irá pegar uma folha, ler o conceito destacado e depois apresentar para turma. Atenção: o dicionário traz várias acepções, fiquem, inicialmente, apenas nos pré-socráticos.

abaixo segue uma lista das atividades que fizemos até agora. abaixo a lista de competências que, a partir das aulas e das atividades, julguei ser importantes.



atividades de aula
resumir em dupla a aula anterior
apresentar-se: o individuo e a familia 
apresentar e analisar um mito grego
apresentar e analisar um mito familiar
apresentar e analisar um mito inventado
fazer como fizeram os primeiros filósofos:
escolher um princípio e justificá-lo
escolher três frases e analisa-las (entender, estender e aplicar)
escolher três frases dos pré-socráticos e analisá-las
atividades extra aula
fazer perguntas sobre a aula anterior (roteiro de pesquisa)
procurar as histórias que as pessoas acreditam: no campo e na cidade
assistir e comentar os videos sobre grécia antiga
ler e comentar os textos sobre grécia antiga
pesquisar a partir das indicações do texto sobre grécia antiga
ler e comentar outros fragmentos dos pré-socráticos
ler e comentar os comentários modernos dos pré-socráticos


habilidades/compentencias apresentadas aos 1 anos
primeiro bloco 1 identificar as caracteristícas do professor:
-conhecer o professor de filosofia (robson)
-usar este conhecimento para conhecer outros professores
-em cada aula, formular perguntas que leve em consideração esses conhecimentos
2 identificar suas próprias caracteristícas e a dos colegas de sala:
- idem ao anterior
3 perceber a dinâmica do universo escola no qual está inserido
-identificar as burocracias (em geral) a serem cumpridas
-identificar a burocracia específica (filosofia) a serem cumpridas. (conhecer as exigencias brasileiras e portuguesas)
-ler e refletir os aprofundamentos apresentados pelo professor
4 imaginar, a partir da descrição do professor, a primeira 'academia' de filosofia: a escola de Platão
-identificar as coisas estudadas, bem como o método aplicado. Uma 'disciplina' que recebia um cuidado especial era o conhecimento da lingua grega, assim aprendia-se a ler, analisar, discutir e compor poemas.
-perceber as diferenças e semelhanças entre nós e Platão e seus alunos
5 perceber as diferenças entre filosofia e mitologia: passagem do mito ao logos
-momento histórico de maior relevancia: o mito na sociedade grega arcaica, a filosofia a sociedade grega urbana do sec. IV
-momento cultural: o mito oral, a filosofia a escrita
6 identificar as caracteristicas gerais do mito
-descrever uma estrutura social por meio de histórias
7 identificar as caracteristicas dos mitos grego
-o poeta é inspirado pelos deuses
-tudo é divino
-os deuses possuem tanto caracteristicas humanas como além das humanas
- os deuses são responsáveis por fenômenos naturais
segundo bloco 8 apreender alguns recursos para análise de frases:
-entender os possíveis sentidos das palavras
-estenter os possíveis sentidos
-aplicá-los em outro contexto
9 identificar o centro da filosofia grega: Sócrates, Platão e Aristótes.
Identificar o por que dos pré-socraticos levarem esse nome
10 apreender a usar os três recursos de análise de texto na frases dos pré-socráticos
-saber usar um dicionário de filosofia grega para entender os possiveis sentidos das frases
11
12

Nenhum comentário:

Postar um comentário