avisos: sexta feira, dia 08/04, irei estar na escola, no 2 1 MB1, das 14h as 16h. irei apresentar um pouco da filosofia oriental. semana que vem vamos fazer o resumo geral do 2 bloco e conversar sobre avaliação.
hoje iremos conversar um pouco sobre alguns conceitos dos pré-socráticos. Cada dupla irá pegar uma folha, ler o conceito destacado e depois apresentar para turma. Atenção: o dicionário traz várias acepções, fiquem, inicialmente, apenas nos pré-socráticos.
abaixo segue uma lista das atividades que fizemos até agora. abaixo a lista de competências que, a partir das aulas e das atividades, julguei ser importantes.
atividades de aula |
resumir em dupla a aula anterior |
apresentar-se: o individuo e a familia |
apresentar e analisar um mito grego |
apresentar e analisar um mito familiar |
apresentar e analisar um mito inventado |
fazer
como fizeram os primeiros filósofos: escolher um princípio e justificá-lo |
escolher três frases e analisa-las (entender, estender e aplicar) |
escolher três frases dos pré-socráticos e analisá-las |
atividades extra aula |
fazer perguntas sobre a aula anterior (roteiro de pesquisa) |
procurar as histórias que as pessoas acreditam: no campo e na cidade |
assistir e comentar os videos sobre grécia antiga |
ler e comentar os textos sobre grécia antiga |
pesquisar a partir das indicações do texto sobre grécia antiga |
ler e comentar outros fragmentos dos pré-socráticos |
ler e comentar os comentários modernos dos pré-socráticos |
habilidades/compentencias apresentadas aos 1 anos | ||
primeiro bloco | 1 | identificar as caracteristícas
do professor: -conhecer o professor de filosofia (robson) -usar este conhecimento para conhecer outros professores -em cada aula, formular perguntas que leve em consideração esses conhecimentos |
2 | identificar suas próprias
caracteristícas e a dos colegas de sala: - idem ao anterior |
|
3 | perceber a dinâmica do universo
escola no qual está inserido -identificar as burocracias (em geral) a serem cumpridas -identificar a burocracia específica (filosofia) a serem cumpridas. (conhecer as exigencias brasileiras e portuguesas) -ler e refletir os aprofundamentos apresentados pelo professor |
|
4 | imaginar, a partir da descrição
do professor, a primeira 'academia' de filosofia: a escola de Platão -identificar as coisas estudadas, bem como o método aplicado. Uma 'disciplina' que recebia um cuidado especial era o conhecimento da lingua grega, assim aprendia-se a ler, analisar, discutir e compor poemas. -perceber as diferenças e semelhanças entre nós e Platão e seus alunos |
|
5 | perceber as diferenças entre
filosofia e mitologia: passagem do mito ao logos -momento histórico de maior relevancia: o mito na sociedade grega arcaica, a filosofia a sociedade grega urbana do sec. IV -momento cultural: o mito oral, a filosofia a escrita |
|
6 | identificar as caracteristicas
gerais do mito -descrever uma estrutura social por meio de histórias |
|
7 | identificar as caracteristicas
dos mitos grego -o poeta é inspirado pelos deuses -tudo é divino -os deuses possuem tanto caracteristicas humanas como além das humanas - os deuses são responsáveis por fenômenos naturais |
|
segundo bloco | 8 | apreender alguns recursos para
análise de frases: -entender os possíveis sentidos das palavras -estenter os possíveis sentidos -aplicá-los em outro contexto |
9 | identificar o centro da
filosofia grega: Sócrates, Platão e Aristótes. Identificar o por que dos pré-socraticos levarem esse nome |
|
10 | apreender a usar os três
recursos de análise de texto na frases dos pré-socráticos -saber usar um dicionário de filosofia grega para entender os possiveis sentidos das frases |
|
11 | ||
12 | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário