terça-feira, 5 de abril de 2016

3 ano - socrates: elenchos e maieutica

3 ano - socrates: elenchos e maieutica
avisos: sexta feira, dia 08/04, irei estar na escola, no 2 1 MB1, das 14h as 16h. irei apresentar um pouco da filosofia oriental. semana que vem vamos fazer o resumo geral do 2 bloco e conversar sobre avaliação.

hoje iremos aplicar o elechos e a maieutica nas ciências que escolhemos.
o elenchos (a refutação): diante de uma dada afirmação, tente achar algum exemplo que prove o contrário. Com isso Sócrates mostra que tanto faz afirmar x ou não x, ambos não definem a coisa.
a maieutica é a união de teorias a partir de algum ponto em comum.
depois de fazermos isso individualmente vamos em roda discutí-las


abaixo segue uma lista das atividades que fizemos até agora. abaixo a lista de competências que, a partir das aulas e das atividades, julguei ser importantes.

atividades de aula
resumir em dupla a aula anterior
apresentar-se: a familia e o individuo
em grupo, escolher um dos temas dos diálogos de Platão e
construir uma estratégia de como estudar aquele assunto hoje
escolher em grupo uma disciplina (ciência) e pesquisar:
-qual o seu saber
-como ela esse saber
-como foi o desenvolvimento histórico dela
-como usamos esse saber
usar as teorias 'científicas' dos sofistas (conhecimento é sensação; o homem é a medida de todas as coisas; tudo é fluxo) para discutir a ciencia escolhida
apreender dois métodos socráticos de investigação:
o elenchos (refutação) e a maiêutica (união de teorias)
atividades extra aula
fazer perguntas sobre a aula anterior (roteiro de pesquisa)
ler o diálogo de Platão escolhido e usá-lo para discutir o tema hoje
ler um diálogo socrático e identificar o elenchos (refutação)
ler e discutir o diálogo teeteto
ler e discutir outros diálogos de Platão que tratem do tema conhecimento



habilidades/compentencias apresentadas aos 3 anos
primeiro bloco 1 identificar as caracteristícas do professor:
-conhecer o professor de filosofia (robson)
-usar este conhecimento para conhecer outros professores
em cada aula, formular perguntas que leve em consideração esses conhecimentos
2 identificar suas próprias caracteristícas e a dos colegas de sala:
- idem ao anterior
3 perceber a dinâmica do universo escola no qual está inserido
-identificar as burocracias (em geral) a serem cumpridas
-identificar a burocracia específica (filosofia) a serem cumpridas. (conhecer as exigencias brasileiras e portuguesas)
-ler e refletir os aprofundamentos apresentados pelo professor
4 imaginar, a partir da descrição do professor, a primeira 'academia' de filosofia: a escola de Platão
-identificar as coisas estudadas, bem como o método aplicado. Uma 'disciplina' que recebia um cuidado especial era o conhecimento da lingua grega, assim aprendia-se a ler, analisar, discutir e compor poemas.
-perceber as diferenças e semelhanças entre nós e Platão e seus alunos
5 temas dos diálogos de Platão
-perceber os temas estudados na antiga grécia
-atulizar esses temas
-construir estratégias necessárias para conhecer um assunto
-perceber as estratégias de outros grupor e assimilá-la 
6 fazer um resumo de uma aula de filosofia
-identificar os pontos importantes da aula
-selecionar, a partir do texto postado pelo professor no moodle e/ou no blog: www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br, os pontos importantes
-comparar a aula oral e a aula escrita
-escrever um texto a partir das atividades anteriores
-apresentar o texto
segundo bloco 7 a partir da escolha de uma disciplina (ciência), construir (em grupo) mecanismos para conhecê-la
-identificar qual o saber desta disciplina
-identificar os modos de aquisição deste saber
-iniciar o conhecimento da progressão histórica deste saber
-reconhecer os modos com este saber é (e foi) utilizado
8 epistemologia dos sofistas:
-identificar as formas de aquisição de conhecimento dos sofistas: própria ou alheia (de outros)
-perceber as diferenças e semelhanças entre os sofistas e a academia de Platão
-texto complementar: como os 'filósofos' construiram as imagens do sofista?
9 Teeteto de Platão: as teorias 'ciêntificas'
-conhecimento é sensação; o homem é a medida de todas as coisas; tudo é fluxo
-identificar na disciplina escolhida como essas teorias são usadas
-identificar outras teorias
10 Teeteto de Platão: investigação
-reconhecer algumas formas da investigação socrática: formular perguntas, analisar as teorias, uní-las, distutir essas uniões
-identificar e discutir (a partir dos métodos socráticos) as opiniões comuns acerda da ciência escolhida
-selecionar as opiniões mais razoáveis e as explicações que as acompanham
11 algumas ideias sobre a investigação científica de Platão
-inicio da investigação: propulsão de palavras, divisão/classificação, seleção e aplicação cuidadosa
-os 5 generos: ser, movimento, repouso, o mesmo e o outro
12 epistemologia de Platão (o suposto idealismo)
-aceção dialética (banquete)
-fedon
-teoria da linha da república
-alegoria da caverna
-carta VII

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