domingo, 23 de setembro de 2018

Questões 3 bimestre João Lourenço

Questões para a prova do 3 bimestre para escola João Lourenço

vou apresentar o que é fundamental vocês saberem para responderem as primeiras 5 questões da prova do 3 bimestre, antes porém, para que vocês entendam as justificativas, a saber: 1. Qual é a pergunta da questão; 2. O que o examinador quer que o examinado saiba, vou colocar um exemplo a partir da terceira questão da prova:

(Enem 2015) Suponha homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, cuja entrada, aberta à luz, se estende sobre todo o comprimento da fachada; eles estão lá desde a infância, as pernas e o pescoço presos por correntes, de tal sorte que não podem trocar de lugar e só podem olhar para frente, pois os grilhões os impedem de voltar a cabeça; a luz de uma fogueira acesa ao longe, numa elevada do terreno, brilha por detrás deles; entre a fogueira e os prisioneiros, há um caminho ascendente; ao longo do caminho, imagine um pequeno muro, semelhante aos tapumes que os manipuladores de marionetes armam entre eles e o público e sobre os quais exibem seus prestígios. Essa é uma narrativa de Platão cuja ideia central do ponto de vista filosófico evidencia:
A caráter antropológico, descrevendo as origens do homem primitivo.
B sistema penal da época, criticando o sistema carcerário da sociedade ateniense.
C teoria do conhecimento, expondo a passagem do mundo ilusório para o mundo das ideias.
D vida cultural e artística, expressa por dramaturgos trágicos e cômicos gregos.

Para fazer a primeira justificativa é preciso atentar para a seguinte frase: "Essa é uma narrativa de Platão cuja ideia central do ponto de vista filosófico evidencia:". Então a pergunta da questão é: qual a ideia central, do ponto de vista filosófico, da alegoria da caverna de Platão? Identificado a pergunta, é preciso ir ao enunciado e procurar nele elementos que ajudem a responder a questão. Nesse caso, em particular, é preciso lembrar que essa alegoria, apresentada no livro VII da República, pretende dar uma imagem de como o conhecimento pode ser adquirido pelo filósofo, assim, a única resposta correta seria a alternativa c. Então, a 2 justificativa seria: o examinador quer que eu saiba que a ideia central da teoria das ideias é a teoria do conhecimento e como passar da opinião da imagem para o conhecimento acerca do que possibilita saber, isto é, o sol, pois é ele que nos permite ver.

Essa é a terceira questão da prova. A primeira vocês precisam guardar que acredita-se que a filosofia surgiu da mitologia grega porém foi se afastando dela, buscando explicar o mundo não por meio de imagens mas por meio de uma certa organização da linguagem, também chamada de racionalidade, possibilitando assim, o surgimento da ciência. (obs: vamos ver que isso é mais complicado, mas é importante vocês guardarem essa informação)
segunda questão: a  frase de Sócrates “sei que nada sei” é entendida pelos 'fazedores de currículo' como um momento de reconhecimento de ignorância para uma futura aquisição de conhecimentos (também iremos ver isso com calma).
Quarta questão: coloco a imagem central da famosa pintura 'escola de Atenas' de Rafael Sanzio com Platão e Aristóteles, o primeiro apontando para cima e o segundo para baixo. Também vamos discutir com calma isso, porém é importante vocês gravarem que Platão, por meio do método dialético indica o caminho para as verdades inteligíveis, verdades que não se modificam e elas não estão no sensível por isso ele aponta para cima. Aristóteles por sua vez aponta para baixo pois, contra Platão, achando que o conhecimento deve ser buscado no sensível.
Quinta questão: é apresentado o silogismo de Aristóteles: “um discurso em que, postas algumas coisas, outras se seguem necessariamente". Um exemplo dele é: Todo o homem é mortal, Sócrates é homem, logo Sócrates é mortal. 
A sexta e a sétima questão são atividades que apresentei em sala: criar uma história, uma frase genérica a partir dela e analisá-la e  falar sobre um profissional.

bons estudos e boa prova a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário