quarta-feira, 3 de outubro de 2018

correção das provas - turmas do Anibal de Freitas

Correção das provas para todas as turmas do Anibal de Freitas

Vou reproduzir e comentar a prova do 3 bimestre, na primeira questão vou sugerir como vocês podem proceder para responder questões de múltipla escolha de filosofia (mas acho que isso pode ser usado para outras disciplinas), como são a do enem


Questão 1 –  (Enem 2015) Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas. O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no dialogo A República de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de:
A determinações biológicas impregnadas na natureza humana.
B verdades objetivas com fundamento anterior aos interesses sociais.
C mandamentos divinos inquestionáveis legados das tradições antigas.
D convenções sociais resultantes de interesses humanos contingentes.

1ª justificativa: a pergunta da questão é: O que sustentava Trasímaco acerca da correlação entre justiça e ética?
Identificada a pergunta, sugiro que vocês procurem no enunciado o que é dito sobre Trasímaco. Três coisas são ditas: 1. Trasímaco negava que a justiça era algo real e importante como pensava Sócrates e seus amigos; 2. No entender de Trasímaco o certo e o errado provem da obediência às regras sociais; para ele essas regras eram invenções humanas.
Com a pergunta e o que diz o enunciado sobre a pergunta, vamos para as alternativas:
a alternativa A está errado por causa da justificativa 2
a alternativa B está errado por causa da justificativa 1
a alternativa C está errado por causa da justificativa 3
a alternativa D está certa por causa da justificativa 2
2ª justificativa: o examinador quer quer você saiba que para Trasímado, sofista criado por Platão, a justiça e a ética decorrem das convenções sociais dadas de maneira contingente. 

É muito importante que vocês fiquem atentos a esse procedimento. Temo que sem esse cuidado vocês terão muita dificuldade em revolver uma questão de filosofia do enem. É importante também vocês irem se apropriando dos exercícios que vocês forem fazendo, anotem as ideias gerais das questões e as palavras que vocês não entenderam.

Questão 2 – (Enem 2015) Suponha homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, cuja entrada, aberta à luz, se estende sobre todo o comprimento da fachada; eles estão lá desde a infância, as pernas e o pescoço presos por correntes, de tal sorte que não podem trocar de lugar e só podem olhar para frente, pois os grilhões os impedem de voltar a cabeça; a luz de uma fogueira acesa ao longe, numa elevada do terreno, brilha por detrás deles; entre a fogueira e os prisioneiros, há um caminho ascendente; ao longo do caminho, imagine um pequeno muro, semelhante aos tapumes que os manipuladores de marionetes armam entre eles e o público e sobre os quais exibem seus prestígios. Essa é uma narrativa de Platão cuja ideia central do ponto de vista filosófico evidencia:

A caráter antropológico, descrevendo as origens do homem primitivo.
B sistema penal da época, criticando o sistema carcerário da sociedade ateniense.
C teoria do conhecimento, expondo a passagem do mundo ilusório para o mundo das ideias.
D vida cultural e artística, expressa por dramaturgos trágicos e cômicos gregos.

1ª justificativa: a pergunta da questão é: Qual a ideia central da narrativa de Platão, alegoria ou mito da caverna?
2ª justificativa: o examinador quer quer você saiba que a ideia central do mito da caverna é a teoria do conhecimento, isto é, a alternativa D.

Questão 3 – (Enem 2015) Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
A Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
B Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não
C Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
D Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.

1ª justificativa: a pergunta da questão é: Como Platão formula a relação entre sensação e razão a partir da doutrina das Ideias?
2ª justificativa: o examinador quer quer você saiba que para Platão o conhecimento está na razão e não na sensação, isto é, a alternativa B.

Questão 4 - (Uel 2011) Para esclarecer o que seja a imitação, na relação entre poesia e o Ser, no Livro X de A República, Platão parte da hipótese das ideias, as quais designam a unidade na pluralidade, operada pelo pensamento. Ele toma como exemplo o carpinteiro que, por sua arte, cria uma mesa, tendo presente a ideia de mesa, como modelo. Entretanto, o que ele produz é a mesa e não a sua ideia. O poeta pertence à mesma categoria: cria um mundo de mera aparência. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria das ideias de Platão, é correto afirmar:
a) Deus é o criador último da ideia, e o artífice, enquanto co-participante da criação divina, alcança a verdadeira causa das coisas a partir do reflexo da ideia ou do simulacro que produz.
b) A participação das coisas às ideias permite admitir as realidades sensíveis como as causas verdadeiras acessíveis à razão.
c) Os poetas são imitadores de simulacros e por intermédio da imitação não alcançam o conhecimento das ideias como verdadeiras causas de todas as coisas.
d) As coisas belas se explicam por seus elementos físicos, como a cor e a figura, e na materialidade deles encontram sua verdade: a beleza em si e por si. 

1ª justificativa: a pergunta da questão é: O que é correto afirmar acerca da teoria das ideias?
Essa questão é mais capciosa (que pode nos enganar). Então é preciso ir ao enunciado e ver o que é dito: primeiro é dito que para esclarecer o que seja imitação, Platão parte da teoria das ideias que busca a unidade na multiplicidade; segundo, diz que tanto o carpinteiro como o poeta imitam a ideia de mesa. Vamos as alternativas:
a alternativa A está errado porque Platão não atribui a Deus nem ao artífice (o artista) a criação das ideias. Que aliais não são criadas por ninguém, mas que pode ser conhecida pelo filósofo (isso é discutido na República)
a alternativa B está errado por aquilo que é dito na questão 3.
a alternativa C está certa pois esta de acordo com o enunciado.
a alternativa D  está errado de acordo com o enunciado.
2ª justificativa: o examinador quer quer você saiba que para Platão as obras dos poetas não permitem chegar ao conhecimento das coisas, consequentemente o poeta não é um sabedor.

Questão 5 - (Ifsp 2011) “– Mas escuta, a ver se eu digo bem. O princípio que de entrada estabelecemos que devia observar-se em todas as circunstâncias, quando fundamos a cidade, esse princípio é, segundo me parece, ou ele ou uma das suas formas, a justiça. Ora nós estabelecemos, segundo suponho, e repetimo-lo muitas vezes, se bem te lembras, que cada um deve ocupar-se de uma função na cidade, aquela para qual a sua natureza é mais adequada.” Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção platônica de justiça, na cidade ideal, assinale a alternativa correta.
a) Para Platão, a cidade ideal é a cidade justa, ou seja, a que respeita o princípio de igualdade natural entre todos os seres humanos, concedendo a todos os indivíduos os mesmos direitos perante a lei.
 b) Platão defende que a democracia é fundamento essencial para a justiça, uma vez que permite a todos os cidadãos o exercício direto do poder.
c) Na cidade ideal platônica, a justiça é o resultado natural das ações de cada indivíduo na perseguição de seus interesses pessoais, desde que esses interesses também contribuam para o bem comum.
d) Para Platão, a formação de uma cidade justa só é possível se cada cidadão executar, da melhor maneira possível, a sua função própria, ou seja, se cada um fizer bem aquilo que lhe compete, segundo suas aptidões. 

1ª justificativa: a pergunta da questão é: Qual a alternativa correta que se equivale a concepção platônica de justiça na cidade justa?
2ª justificativa: o examinador quer quer você saiba que para Platão a justiça na cidade justa se dá quando cada um cumpre sua função na cidade.

Comentários gerais: gente, Platão é muito mais complicado do que se costuma cobrar nos vestibulares e no enem, de todo o modo é importante que vocês saibam o 'senso comum' da filosofia, o que os examinadores querem que vocês respondam. Vejam os links anteriores e os vídeos que postei no youtube sobre Platão, mas uma coisa gostaria que vocês gravassem: antes de tudo Platão foi um investigador da sua cidade, Atenas, e ele usa o texto, a linguagem, para discutir, pensar e propor soluções para sua cidade. Sugiro que olhemos ele desse modo. 

Questão 6 – Na República de Platão, entre outros, aparecem os seguintes conceitos: dívida, amizade, felicidade, inimizade, infelicidade, justiça, injustiça, educação, poesia (música), conhecimento, partes da alma, tipo de cidade, tipos de administração da cidade, bens que se desejam por si e por outro, ideias, coisa fabricada e imagem. Escolha um (1) deles e: 1. Descreve como esse conceito aparece no texto; 2. Discuta como esse conceito altera a sua (e a nossa) vida. 

Muitos tiveram dificuldades para fazer essa questão, então para estes sugiro o seguinte exercício:
acesse o link:
1. escolha uma frase com algum conceito;
2. identifique os possíveis sentidos do conceito a partir das palavras que estão ligadas a esse conceito
3. faça perguntas para o conceito e para a frase, observando em que contexto ela aparece
4. que ações a frase provoca
5. o que seus amigos, parentes e familiares pensam dela

Questão 7 – No nosso mundo contemporâneo os profissionais se relacionam de muitas formas. Escolha um profissional de sua preferencia para dizer: 1. Qual a função social deste profissional; 2. Com quais profissionais ele se relaciona; 3. Quais os principais conflitos:

A maioria conseguiu fazer essa questão.

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