terça-feira, 3 de agosto de 2021

Filosofia.1ano.3bim.revisão

Iremos inicialmente revisar o conteúdo do 2 bimestre a partir das atividades propostas e do currículo do Estado. Em relação a este último, vamos revisar a partir do caderninho e a partir das aulas do Centro de Mídias do Estado de São Paulo (CMSP)

Cada aluno irá apresentar para a sala toda os seguintes itens:

1. A trajetória dos seus familiares próximos, em especial do pai e da mãe, e, se possível, dos avós. Esta trajetória deve constar os lugares e a inserção profissional desses familiares. É importante pensarmos como era a sociedade brasileira há 20 ou 30 anos atrás, no caso dos pais, e 50 ou 60 anos atrás no caso dos avós.

2.  Descrição de um ritual. Orientações em:

http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2021/05/socioligia1ano2bimatividades.html

3. Pesquisa sobre as populações originárias do Brasil

http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2021/05/filosofia1ano2bimatividades.html

4. Reveja as atividades do 1 bimestre, em especial a 5 onde pedi para vocês escolherem algo da sociedade para estudar. Orientações:

http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2021/03/

5. Escolha uma das aulas do centro de mídias para comentar na sala de aula. Segue abaixo as aulas e minhas anotações iniciais:

Aulas de filosofia do CMSP. Playlist do 1 semestre, porém estou selecionando o 2 bimestre:

https://www.youtube.com/watch?v=Rj3PZGJdqjE&list=PL1EAsbCb8zESGj_baMh7RREoArcm1X6dX

01/04. história e campos de investigação

Onde é o centro do universo? de onde vem a vida? resumo da história da filosofia do ocidente: Grécia, Roma, idade média, moderna e contemporânea.

08/04. conhecimento x conhecimento

o que é tradicional e o que é universal? há várias formas de conhecimento, o senso comum, a ciência, o mito. há muitas definições de filosofia e de ciência: Hipócrates diz que ciência é pesquisa; Alberto magno e Roger bacon diz que é a busca das causas; Witgenstein diz que filosofia é investigar e criticar o senso comum.

15/04. ética de consciência moral

responsabilidade pelas ações. diferença entre ética e moral. Sócrates: o que é o bem? só sei que nada sei. Sócrates também compara o que as pessoas dizem e o que elas fazem. Aristóteles: bem maior é a felicidade.

25/04. ética no cotidiano

Sócrates: ninguém faz o bem sem saber e ninguém faz o bem sem que este bem esteja nele. dilemas atuais: eutanásia, aborto, quem julga as pessoas do mundo? Platão: agir com razão; Aristóteles: justa medida; dever conduzido pela razão; hedonismo: busca do prazer; utilitarismo: maior bem comum.

22/04. desejo, necessidade, vontade, autonomia

no período onde o cristianismo foi predominante a norma é dada por deus (na verdade, por seu representante na terra) a partir das escrituras e das orientações da igreja. houve muitas alterações nas formas de julgamento e, portanto, das ideias acerca do que é bom eticamente: castidade, mansidão. autonomia: o próprio individuo contem a si mesmo. heteronomia: a lei vem de fora. Hobbes: as pessoas são más por natureza. Rousseau: os homens nascem bons. (o que é o homem? qual sua natureza? qual a diferença em relação aos animais). Spinoza: somos seres afetivos; nós somos a extensão de deus, tanto o corpo como a mente; encontros alegres devem ser buscados enquanto que encontros tristes devem ser evitados. Nietzsche: a moral racionalista foi erguida com a finalidade repressora

29/04. desejo e cidadania. revisão bimestral (Marconi Cabral)

como meus desejos podem ser compatibilizados em a cidadania. a filosofia é uma reflexão teórica. áreas da filosofia: ética, política, estética, ciência, linguagem. mito é diferente da ciência. o que é civilização? formação de um determinado grupo. Nietzsche: a civilização doméstica (nascimento da tragédia).

29/05. o que é a experiência do som

para Aristóteles a arte é um meio para um fim, porém a bateria teria uma finalidade?

17/06. esclarecimento e barbárie parte II

eles olham para a história e vê nela uma continuidade, uma delas é a busca de dominar os elementos da natureza. o esclarecimento também é mito. Ulisses, como nos, é um errante. Nietzsche diz que se há um sentido na vida ele está na arte. na dialética do esclarecimento isso é reintegrado, porém na modernidade temos a indústria cultural. a arte foi desmembrada.  a dialética é pensar pelo contraditório e contra o pensamento conciliatório da razão do esclarecimento.

24/06. Razão negra (existe uma razão negra?, porque não razão?)

Achille Mbembe prof na África do sul. Trabalhou a partir das ideias de Frantz Fanon. Influência Mauro Almeida, Djamira Ribeiro. Ideias inventadas: hierarquia das raças, inferioridade dos negros. Três momentos importantes: 1. Trafico do sec. XV ao XIX; 2. Revolta dos escravizados, ex. Rev. no Haiti; 3. O neoliberalismo (período atual).

01/07. Razão negra II

alternativa ao pensamento europeu. existe pensamento europeu? pensamento decolonial. a fabulação e a prisão do espírito. quem conta a história? e quem acredita nela? lógica da colonização: a ideia de raça. essa ideia vem de uma certa biologia. biopolítica de Foucault e necropolítica de Mbembe. quais as imagens onde o negro aparece? filosofia dos negros para os negros.

hoje, há pessoas que defendem a escravidão? quando nossos familiares fazem tudo para nos estamos escravizando eles?

08/07/21 - 1ª série EM - Filosofia - Pensamentos que se movem (revisão)

senso comum e ciência. a arte como forma de pensamento. dialética do esclarecimento. cultura erudita e cultura popular, indústria cultural. Thiago Lazzarim doutorou-se usando como tema o jazz e o rap. critérios de julgamento ocidental: melodia, harmonia e ritmo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário