Para as turmas de Filosofia do Afonso Pena em Três Lagoas MS (1A, 1B, 1C, 1D, 2A, 2B, 2C, 3A, 3B)
Primeira semana 27 e 28 de fevereiro
Meu nome é Robson e se não houver nenhuma mudança estarei com vocês para as aulas de Filosofia e Sociologia. Me formei em Filosofia na Unicamp, em Campinas, em 2010. Desde então venho lecionando essa disciplina. Logo que me formei ingressei no curso de Sociologia e no mestrado em filosofia antiga. Este último terminei em 2013 e o primeiro em 2018, de modo que a partir desta última data comecei a secionar também sociologia. Em 2020 ingressei no doutorado, também na Unicamp, com o tema ensino de filosofia a partir de Platão. No final de 2021 vim, junto com minha esposa para Ilha Solteira onde resido atualmente.
Em primeiro lugar peço a vocês paciência, nossa tarefa, como de todos os professores, de estudar a história da filosofia e da sociologia é muito grande. Daí a necessidade de vocês terem paciência comigo que não sou da geração de vocês, mas também com vocês mesmo, uma vez que esse conhecimento, que demorou milênios para ser construído, não é possível de ser estudado com profundidade em 3 anos, assim, o que vamos fazer é apresentá-lo a vocês, fazendo indicações para que vocês aprofundem os estudos.
Antes de entramos propriamente no currículo, vou propor dois exercícios existências:
I. Caminhos da Vida. Vocês (e todos nós) estudamos para quando se tornarem adultos possam participar da sociedade que vivemos por meio do trabalho. Assim vocês podem escolher se formar e trabalhar nas seguintes áreas: 1. Produtiva (como a área rural) 2. No Estado; 3. na iniciativa privada (que sempre é oriunda de algum país); 4. No comércio; ou 5. no setor de serviço. Há uma quinta (5) opção praticada pelos povos indígenas, quilombos, comunidades ribeirinhas, etc, que é viver de maneira independente do Estado. Peço que cada um de vocês pensem nos seus parentes próximos (pais, tios, primos) e coloca cada uma em uma dessas classificações. Depois escolha um deles para conversar. Para ajudar, escolha um dos seus amigos para ajudar nessa conversa. Cada um deve escolher um amigo que não poderá escolher quem o escolheu, deste modo todos terão a ajuda de alguém. Ao longo do ano, a partir de cada conteúdo vamos pensar o que iremos conversar com esse profissional.
II. Método platônico de pensar mitos. Platão, devido ao julgamento e condenação de Sócrates, começou a investigar, com vistas a mudar, sua sociedade. Em primeiro lugar ele analisou as histórias, os mitos, do seguinte modo: generalizava suas posições e fazia perguntas para o mito e para as generalizações. Para ficar mais claro, vou usar um mito da nossa época que suponho que vocês conhecem, a história dos três porquinhos (1. história). Eles saem da cada dos pais e cada um constrói sua casa, um de palha, um de madeira, outro de alvenaria. Vem um lobo e derruba as duas primeiras, porém, a terceira, como não consegue derrubar, tenta entrar pela chaminé, porém, os porquinhos percebem, colocam fogo e espantam o lobo (2. resumo). A partir dai podemos fazer a seguinte generalização: casas frágeis podem ser derrubadas (3. frase filosófica); ou mesmo fazer uma frase mais descritiva: nessa sociedade, os jovens saem da casa dos seus pais para construir suas casas (4. frase sociológica). A partir de 1, 2, 3 e 4 podemos fazer perguntas. Vamos dividir as perguntas em 3 categorias: perguntas que a história explica, como, quem derrubou as casas frágeis? o que aconteceu para o lobo fugir? etc. A pergunta pode não ser explicada pela história: porque os porquinhos não se juntaram para fazer uma casa só? como era a casa dos pais dos porquinhos? etc. Ou a pergunta pode trazer elementos de fora da história (de outra história, de uma filosofia): Os lobos, para serem bem sucedidos, precisam ter consciência de classe e agir em conjunto? Os pais dos porquinhos deveriam fazer fogueiras em torno da cidade para impedir que lobos entrem nela (5. perguntas). Vou pedir para vocês praticarem esse exercício em 4 etapas a partir de uma história que vocês escolheram. As etapas são: 1. nome da história; 2. Resumo; 3. Frase filosófica; 4. formulação de perguntas (que a história explica. que a história não explica e que traz elementos externos a história). Isso para a próxima aula.
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