professor doutorando: Robson Gabioneta (FE-Unicamp)
professor supervisor: Dr. Harryson Júnio Lessa Gonçalves
01/03 - apresentação e orientação
Apresentação sumária da minha trajetória e do grupo NIPAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo) (antigo GEPAC) (falar rapidamente do doutorado de Marcela Lopes de Santana com o título: MATEMÁTICAS "OUTRAS" NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA BOLÍVIA: uma etnografia multilocal).
Apresentação sumária de cada estudante.
Apresentação sumária da disciplina e da dinâmica de aula (faltas; notas; participação)
Meu nome é Robson Gabioneta e me formei em Filosofia na Unicamp, em Campinas, em 2010. Desde então venho lecionando essa disciplina. Logo que me formei ingressei no curso de Sociologia e no mestrado em filosofia antiga. Este último terminei em 2013 e o primeiro em 2018, de modo que a partir desta última data comecei a lecionar também sociologia. Em 2020 ingressei no doutorado, também na Unicamp, com o tema ensino de filosofia a partir de Platão. No final de 2021, junto com minha esposa, vim para Ilha Solteira onde resido atualmente.
Avaliações:
Questão existencial 1: todos, depois de formados, precisaremos escolher entre as seguintes opções profissionais: 1º. Estado; 2º. A iniciativa privada (em geral é apoiada por algum governo, como a CTG); 3º. O setor de comércio; 4º. E o setor de serviços; 5º o setor produtivo. Há um 6º que muitas vezes inspira os anteriores, eles são aqueles que vivem independentes do Estado, entre os quais estão os povos indígenas, quilombolas, comunidades ribeirinhas, entre outros. Cada grupo (de 2 a 4) deve escolher uma dessas áreas (organizar para ficar equilibrado) para conversar com um profissional das ciências biológicas sobre o seu trabalho, seu saber e sua relação com a educação (em especial a continuidade deste ofício). Na primeira apresentação, na quarta aula dia 26/04, cada grupo irá apresentar (e entregar) um roteiro da entrevista contendo: a pessoa escolhida e um roteiro de conversa a partir dos filósofos estudados (Sócrates, Platão, etc); na segunda apresentação, 03/05, cada grupo irá apresentar o resultado da conversa; na terceira apresentação, 24/05, cada grupo irá apresentar o roteiro da conversa baseado nos autores da educação estudados (Libâneo; Paulo Freire, etc); na quarta apresentação, 14/06, o grupo irá apresentar os resultados da segunda conversa. Durante cada apresentação, cada aluno que não participa do grupo irá comentar e perguntar coisas para o grupo e para o profissional entrevistado (ou por forms ou numa folha); o grupo irá levar a folha para cada ou receber por e-mail os comentários e as perguntas.
Divisão de grupos (pode ser o mesmo que o anterior) para apresentação de seminários sobre as relações entre história do Brasil e a educação: GRUPO 1 Período Colonial: Jesuítico, Pombalino e Joanino; GRUPO 2 Período Imperial: Primeiro reinado, Período regencial e Segundo reinado; GRUPO 3 Período Republicano: República Velha (1889 a 1930); GRUPO 4 Período Republicano: Segunda República (1930 e 1937); GRUPO 5 Período Republicano: Terceira República (1937 a 1946); GRUPO 6 Período Republicano: Quarta República (1946 a 1964); GRUPO 7 Período Republicano: Ditadura Civil-Militar (1964 a 1985); GRUPO 8 Período Republicano: Redemocratização (1985 a 2003); GRUPO 9 Período Republicano: O governo PT (2003 a 2016); GRUPO 10 Período Republicado: Do Governo Temer ao Bolsonaro (2016-2022). O grupo será formado com duas ou três pessoas e cada um irá escolher pelo menos um texto para escrever uma resenha (procedimento escrito abaixo). Cada grupo irá apresentar suas considerações que deverão versar sobre: 1. o contexto histórico; 2. ideias educacionais e filosóficas que circulavam no período; 3. a materialização dessas ideias em leis e/ou projetos educacionais. Do mesmo modo que na atividade da questão existencial, cada pessoa que não participa do grupo que irá apresentar, no final da apresentação irá escrever um comentário e uma pergunta.
https://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2022/08/sinteseeducacao.html
Dia 14/06 será o último dia para entregar todas atividades (a confirmar)
A nota final será uma média dos trabalhos em grupo (conversa com profissional e o seminário), as duas resenhas e a participação nas apresentações.
Datas |
Atividades |
|
01 |
01/03 |
Apresentação da
disciplina e organização das atividades |
02 |
08/03 |
Apresentação das
filosofias de Sócrates e Platão |
03 |
15/03 |
República de Platão
/ Encontro dos grupos para preparar os seminários e a conversa com o
profissional |
04 |
22/03 |
leis 10.639 e
11.645 |
|
29/03 |
feriado |
05 |
05/04 |
Filosofia Medieval
e Moderna / Apresentação de seminário dos grupos 1, 2, 3 (entrega das
resenhas) |
06 |
12/04 |
Filósofos
Iluministas: Rousseau; Diderot; Voltaire; Kant / Apresentação de seminário
dos grupos 4, 5, 6 (entrega das resenhas) |
07 |
19/04 |
Marx; escola de
Frankfurt; Foucault / Apresentação de seminário dos grupos 7, 8, 9, 10
(entrega das resenhas) |
08 |
26/04 |
Discussão do livro
“Democratização da Escola Pública” – José Carlos Libâneo / Apresentação 1º
roteiro da entrevista a partir dos teóricos da filosofia |
09 |
03/05 |
Leitura do livro
Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire) / Apresentação da entrevista com
profissional e discussão a partir das perguntas filosóficas; entrega das
perguntas |
09 |
03/05 |
Leitura do livro
Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire) / Apresentação da entrevista com
profissional e discussão a partir das perguntas filosóficas |
10 |
10/05 |
Leitura do livro
Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire) |
11 |
17/05 |
Discussão do livro
“Filosofia da Educação” do Cipriano Carlos Luckesi (Capítulos 1 e 2) /
Preparação conversa com o profissional |
12 |
24/05 |
Direitos Humanos / Apresentação
2º roteiro da entrevista a partir dos teóricos da educação |
13 |
07/06 |
Problemas
contemporâneos da Educação no Brasil: Novo Ensino Médio; Mercado de Trabalho;
|
14 |
14/06 |
Apresentação da
entrevista com profissional e discussão a partir das perguntas educacionais /
data final para entrega dos trabalhos (a confirmar) |
15 |
21/06 |
Encerramento –
Avaliação |
- |
05/07 |
Exame Final (19h) |
para uma discussão sobre o curso, podemos compará-lo com esse curso oferecido por outros professores em outras universidades, como a da prof Juliana Oliva da USP:
https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=74895
Resenha:
apresentar a ideia central do autor, o que ele está propondo ou defendendo;
de quais argumentos o autor se vale para defender seu ponto de vista; e/ou qual o caminho percorrido por ele
quais perguntas que poderíamos fazer a ele; e/ou críticas possíveis
se fossemos aprofundar as discussões trazidas por esse autor o que precisaríamos saber; como e o que precisaríamos estudar;
o que daquilo que já foi estudado pode ser usado para discutir o texto
textos bases para a segunda aula: filosofia de Sócrates (formulação de perguntas) e Platão (discussão e organização das respostas)
GABIONETA, R. DUAS PROPOSTAS PARA ENSINO PROPEDÊUTICO DA FILOSOFIA A PARTIR DE PLATÃO. Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–10, 2019. DOI: 10.5902/2448065735264. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/35264. Acesso em: 29 fev. 2024.
Síntese da República de Platão
https://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2023/10/sintesesplatao4-dialogosmedios3.html
Vocês também podem ver os vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=YGZKpZdFOEU
https://www.youtube.com/watch?v=fOYxdazkuaI&list=PLlIk4Ooyn_1-PzJD2dUAWCbnmT2bU_Gz9
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 2003.
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2005.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. Cengage Learning, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
LUZIRIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Nacional, 1980.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo:
Cortez, 2006.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/Unesco,
2011.
PAGNI, Pedro Angelo; SILVA, Divino José da (Org.). Introdução à filosofia da educação: temas
contemporâneos e história. São Paulo: Avercamp, 2007.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. São Paulo: Vozes, 2007.
SAVIANI, Dermeval; et alii (Org.). História e história da educação: o debate teórico-metodológico
atual. Campinas: Autores Associados/HISTEDBR, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores
Associados, 2006.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados,
2007.
alguns deles estão disponíveis no drive:
https://drive.google.com/drive/folders/1C-nn9wdbjXQa1Ucl295j1OQvmShgz0HB?usp=sharing
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