quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Unesp-Historia.e.Filosofia.da.Educação.1semana

Cronograma para a disciplina História e Filosofia da Educação
professor doutorando: Robson Gabioneta (FE-Unicamp)
professor supervisor: Dr. Harryson Júnio Lessa Gonçalves 
01/03 - apresentação e orientação
Apresentação sumária da minha trajetória e do grupo NIPAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo) (antigo GEPAC) (falar rapidamente do doutorado de Marcela Lopes de Santana com o título: MATEMÁTICAS "OUTRAS" NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA BOLÍVIA: uma etnografia multilocal).
Apresentação sumária de cada estudante.
Apresentação sumária da disciplina e da dinâmica de aula (faltas; notas; participação)
Meu nome é Robson Gabioneta e me formei em Filosofia na Unicamp, em Campinas, em 2010. Desde então venho lecionando essa disciplina. Logo que me formei ingressei no curso de Sociologia e no mestrado em filosofia antiga. Este último terminei em 2013 e o primeiro em 2018, de modo que a partir desta última data comecei a lecionar também sociologia. Em 2020 ingressei no doutorado, também na Unicamp, com o tema ensino de filosofia a partir de Platão. No final de 2021, junto com minha esposa, vim para Ilha Solteira onde resido atualmente.
Avaliações: 
Questão existencial 1: todos, depois de formados, precisaremos escolher entre as seguintes opções profissionais: 1º. Estado; 2º. A iniciativa privada (em geral é apoiada por algum governo, como a CTG); 3º. O setor de comércio; 4º. E o setor de serviços; 5º o setor produtivo. Há um 6º que muitas vezes inspira os anteriores, eles são aqueles que vivem independentes do Estado, entre os quais estão os povos indígenas, quilombolas, comunidades ribeirinhas, entre outros. Cada grupo (de 2 a 4) deve escolher uma dessas áreas (organizar para ficar equilibrado) para conversar com um profissional das ciências biológicas sobre o seu trabalho, seu saber e sua relação com a educação (em especial a continuidade deste ofício). Na primeira apresentação, na quarta aula dia 26/04, cada grupo irá apresentar (e entregar) um roteiro da entrevista contendo: a pessoa escolhida e um roteiro de conversa a partir dos filósofos estudados (Sócrates, Platão, etc); na segunda apresentação, 03/05, cada grupo irá apresentar o resultado da conversa; na terceira apresentação, 24/05, cada grupo irá apresentar o roteiro da conversa baseado nos autores da educação estudados (Libâneo; Paulo Freire, etc); na quarta apresentação, 14/06, o grupo irá apresentar os resultados da segunda conversa. Durante cada apresentação, cada aluno que não participa do grupo irá comentar e perguntar coisas para o grupo e para o profissional entrevistado (ou por forms ou numa folha); o grupo irá levar a folha para cada ou receber por e-mail os comentários e as perguntas. 
Divisão de grupos (pode ser o mesmo que o anterior) para apresentação de seminários sobre as relações entre história do Brasil e a educação: GRUPO 1 Período Colonial: Jesuítico, Pombalino e Joanino; GRUPO 2 Período Imperial: Primeiro reinado, Período regencial e Segundo reinado; GRUPO 3 Período Republicano: República Velha (1889 a 1930); GRUPO 4 Período Republicano: Segunda República (1930 e 1937); GRUPO 5 Período Republicano: Terceira República (1937 a 1946); GRUPO 6 Período Republicano: Quarta República (1946 a 1964); GRUPO 7 Período Republicano: Ditadura Civil-Militar (1964 a 1985); GRUPO 8 Período Republicano: Redemocratização (1985 a 2003); GRUPO 9 Período Republicano: O governo PT (2003 a 2016); GRUPO 10 Período Republicado: Do Governo Temer ao Bolsonaro (2016-2022). O grupo será formado com duas ou três pessoas e cada um irá escolher pelo menos um texto para escrever uma resenha (procedimento escrito abaixo). Cada grupo irá apresentar suas considerações que deverão versar sobre: 1. o contexto histórico; 2. ideias educacionais e filosóficas que circulavam no período; 3. a materialização dessas ideias em leis e/ou projetos educacionais. Do mesmo modo que na atividade da questão existencial, cada pessoa que não participa do grupo que irá apresentar, no final da apresentação irá escrever um comentário e uma pergunta.
Para uma introdução sobre a educação e uma síntese do período militar até o governo Dilma ver:
https://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2022/08/sinteseeducacao.html
Dia 14/06 será o último dia para entregar todas atividades (a confirmar)
A nota final será uma média dos trabalhos em grupo (conversa com profissional e o seminário), as duas resenhas e a participação nas apresentações.

Datas

Atividades

01

01/03

Apresentação da disciplina e organização das atividades

02

08/03

Apresentação das filosofias de Sócrates e Platão

03

15/03

República de Platão / Encontro dos grupos para preparar os seminários e a conversa com o profissional

04

22/03

leis 10.639 e 11.645

 

29/03

feriado

05

05/04

Filosofia Medieval e Moderna / Apresentação de seminário dos grupos 1, 2, 3 (entrega das resenhas)

06

12/04

Filósofos Iluministas: Rousseau; Diderot; Voltaire; Kant / Apresentação de seminário dos grupos 4, 5, 6 (entrega das resenhas)

07

19/04

Marx; escola de Frankfurt; Foucault / Apresentação de seminário dos grupos 7, 8, 9, 10 (entrega das resenhas)

08

26/04

Discussão do livro “Democratização da Escola Pública” – José Carlos Libâneo / Apresentação 1º roteiro da entrevista a partir dos teóricos da filosofia

09

03/05

Leitura do livro Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire) / Apresentação da entrevista com profissional e discussão a partir das perguntas filosóficas; entrega das perguntas

09

03/05

Leitura do livro Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire) / Apresentação da entrevista com profissional e discussão a partir das perguntas filosóficas

10

10/05

Leitura do livro Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire)

11

17/05

Discussão do livro “Filosofia da Educação” do Cipriano Carlos Luckesi (Capítulos 1 e 2) / Preparação conversa com o profissional

12

24/05

Direitos Humanos / Apresentação 2º roteiro da entrevista a partir dos teóricos da educação

13

07/06

Problemas contemporâneos da Educação no Brasil: Novo Ensino Médio; Mercado de Trabalho;

14

14/06

Apresentação da entrevista com profissional e discussão a partir das perguntas educacionais / data final para entrega dos trabalhos (a confirmar)

15

21/06

Encerramento – Avaliação

-

05/07

Exame Final (19h)


para uma discussão sobre o curso, podemos compará-lo com esse curso oferecido por outros professores em outras universidades, como a da prof Juliana Oliva da USP:

https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=74895

Falar rapidamente sobre o método em ciências humanas, com destaque para a história. Narrativas se baseiam em fontes que apresentam o contexto e os acontecimentos importantes. Estamos aqui hoje numa universidade, um lugar que irá reconhecer que vocês são profissionais da Biologia e da Educação, devido a alguns acontecimentos históricos, então nossa intenção aqui é conversar, discutir, criticar, problematizar, parte desta história (isso porque não é possível esgotar as narrativas sobre a história). Temos que privilegiar textos (narrativos) que apresentam fontes, acontecimentos, as teorias em voga, as disputas, para que tenhamos algumas noções do que nos trouxe até aqui. Algumas de minhas fontes para o estudo da história são: Eric Hobsbawm (história mundial); Enrique Dussel (história da filosofia política mundial); Peter R. Demant (Relações internacionais USP); Mario Schmidt (história mundial para a formação básica); Nicola Abbagnano (história da filosofia); Boris Fausto (história do Brasil); Luiz Felipe de Alencastro (história da escravidão no Brasil). O Estado brasileiro é responsável por nos oferecer conhecimentos acerca dos acontecimentos no mundo e no seu próprio território, isso cabe, entre outros, aos museus e universidades. Entre elas, a USP se destaca por ser uma das primeiras e hoje é uma das maiores, assim, uma das formas de fazer pesquisa é a partir das divulgações da USP (bibliotecas, disciplinas, teses e dissertações, revistas, etc.). Por exemplo, no site da USP achei uma disciplina semelhante a nossa com os textos disponíveis: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=75447
Resenha:
apresentar a ideia central do autor, o que ele está propondo ou defendendo;
de quais argumentos o autor se vale para defender seu ponto de vista; e/ou qual o caminho percorrido por ele
quais perguntas que poderíamos fazer a ele; e/ou críticas possíveis
se fossemos aprofundar as discussões trazidas por esse autor o que precisaríamos saber; como e o que precisaríamos estudar;
o que daquilo que já foi estudado pode ser usado para discutir o texto

textos bases para a segunda aula: filosofia de Sócrates (formulação de perguntas) e Platão (discussão e organização das respostas)
GABIONETA, R. DUAS PROPOSTAS PARA ENSINO PROPEDÊUTICO DA FILOSOFIA A PARTIR DE PLATÃO. Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–10, 2019. DOI: 10.5902/2448065735264. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/35264. Acesso em: 29 fev. 2024.
Síntese da República de Platão
https://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2023/10/sintesesplatao4-dialogosmedios3.html
Vocês também podem ver os vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=YGZKpZdFOEU
https://www.youtube.com/watch?v=fOYxdazkuaI&list=PLlIk4Ooyn_1-PzJD2dUAWCbnmT2bU_Gz9

Bibliografia inicial para o 2 trabalho (história da educação no Brasil)
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 2003.
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2005.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. Cengage Learning, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
LUZIRIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Nacional, 1980.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo:
Cortez, 2006.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/Unesco,
2011.
PAGNI, Pedro Angelo; SILVA, Divino José da (Org.). Introdução à filosofia da educação: temas
contemporâneos e história. São Paulo: Avercamp, 2007.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. São Paulo: Vozes, 2007.
SAVIANI, Dermeval; et alii (Org.). História e história da educação: o debate teórico-metodológico
atual. Campinas: Autores Associados/HISTEDBR, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores
Associados, 2006.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados,
2007.
alguns deles estão disponíveis no drive:
https://drive.google.com/drive/folders/1C-nn9wdbjXQa1Ucl295j1OQvmShgz0HB?usp=sharing


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