2ª série
2º bimestre
1ª Aula
Caderno do Estado - 2ª série volume 2
página 06 - Desafio: imaginar a turma numa ilha deserta
atividades das páginas 7 e 8
Atividade substituta ou complementar:
Pesquise no seu bairro ou na sua cidade como foi a história da criação do mesmo. De onde as pessoas vieram? Qual a cultura que cada um trouxe? Como essa cultura foi se modificando até tornar-se como está hoje? Quais são as caracteristicas de seu bairro e de sua cidade?
Caderno do Estado - 2ª série volume 2
página 06 - Desafio: imaginar a turma numa ilha deserta
atividades das páginas 7 e 8
Atividade substituta ou complementar:
Pesquise no seu bairro ou na sua cidade como foi a história da criação do mesmo. De onde as pessoas vieram? Qual a cultura que cada um trouxe? Como essa cultura foi se modificando até tornar-se como está hoje? Quais são as caracteristicas de seu bairro e de sua cidade?
2 aula
Faça um texto com no máximo 2 páginas. O texto deve ser individual inicialmente.
Tema: É possível o desenvolvimento sutentável?
Ideias que devem constar no texto:
- discussão sobre o que necessário para a sobrevivência e o que é supérfluo. (use a atividade anterior sobre a vida numa ilha deserta)
- no ocidente é necessário o crescimento econômico?
- preservação da natureza.
Mahatma Gandhi disse: "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
fonte: http://pensador.uol.com.br/busca.php?q=gandhi+consumo+inglaterra
Há uma palestra disponível no site da cpfl que pode ajudar:
http://www.cpflcultura.com.br/2008/12/24/desenvolvimento-sustentavel-uma-utopia/
Discuta as ideias apresentadas no video
https://www.youtube.com/watch?v=WYQauL2ZIJk
depois de fazer o texto dê ao seu amigo para ele ler e também leia o dele, em seguida produza um texto em conjunto e entregue na proxima aula 22 de maio de 2013.
Faça um texto com no máximo 2 páginas. O texto deve ser individual inicialmente.
Tema: É possível o desenvolvimento sutentável?
Ideias que devem constar no texto:
- discussão sobre o que necessário para a sobrevivência e o que é supérfluo. (use a atividade anterior sobre a vida numa ilha deserta)
- no ocidente é necessário o crescimento econômico?
- preservação da natureza.
Mahatma Gandhi disse: "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
fonte: http://pensador.uol.com.br/busca.php?q=gandhi+consumo+inglaterra
Há uma palestra disponível no site da cpfl que pode ajudar:
http://www.cpflcultura.com.br/2008/12/24/desenvolvimento-sustentavel-uma-utopia/
Discuta as ideias apresentadas no video
https://www.youtube.com/watch?v=WYQauL2ZIJk
depois de fazer o texto dê ao seu amigo para ele ler e também leia o dele, em seguida produza um texto em conjunto e entregue na proxima aula 22 de maio de 2013.
3 aula
investigação sobre sua cultura. O que é importante nesta atividade é que o aluno identifica as relações que ele precisa estabelecer com as pessoas e com as coisas.
Descreva seu dia desde a hora que você acorda até a hora que você dorme. Fale também sobre sua relação com as pessoas e com as coisas. Por exemplo, quando ao acordar você se levanta da onde? É de uma cama? Quem fez essa cama? E sua casa? O café que você toma é feito por quem? E o leite, o pão, o leite e a margarida? E a fruta, é plantada onde? E assim por diante, descreva seu dia procurando dizer com quem e com que você se relaciona. Faça isso para semana e para o fim de semana. Fale sobre suas relações com seus pais, com seus irmãos e irmãs, com seus amigos (as), namorados (as), com sua religião, com seus vizinhos (as).
semana que vem, de 10 a 13 de junho, vamos ter as últimas aulas do bimestre, por isso vou olhar as atividades e fechar as notas, quem não concordar com alguma correção ou com a nota, pode se manifestar na aula ou no intervalo.
atividades que serão avaliadas no 2 bimestre
investigação sobre sua cultura. O que é importante nesta atividade é que o aluno identifica as relações que ele precisa estabelecer com as pessoas e com as coisas.
Descreva seu dia desde a hora que você acorda até a hora que você dorme. Fale também sobre sua relação com as pessoas e com as coisas. Por exemplo, quando ao acordar você se levanta da onde? É de uma cama? Quem fez essa cama? E sua casa? O café que você toma é feito por quem? E o leite, o pão, o leite e a margarida? E a fruta, é plantada onde? E assim por diante, descreva seu dia procurando dizer com quem e com que você se relaciona. Faça isso para semana e para o fim de semana. Fale sobre suas relações com seus pais, com seus irmãos e irmãs, com seus amigos (as), namorados (as), com sua religião, com seus vizinhos (as).
semana que vem, de 10 a 13 de junho, vamos ter as últimas aulas do bimestre, por isso vou olhar as atividades e fechar as notas, quem não concordar com alguma correção ou com a nota, pode se manifestar na aula ou no intervalo.
atividades que serão avaliadas no 2 bimestre
- imaginar a classe numa ilha desarta - caderno do estado pag. 6 a 8 - (2 pontos)
- fazer um histórico de um bairro ou de uma cidade - orientações na 1 aula - (2 pontos)
- texto sobre desenvolvimento sustentável - orientações na 2 aula - (3 pontos)
- texto sobre relações pessoais - orientações na 3 aula - (3 pontos)
atividades de recuperação
quem não conseguir atingir a média 5, pode refazer as atividades passadas em sala e mostrar ao professor, pode também fazer as atividades das outras turmas e mostrar ao professor. também é possível que o aluno em recuperação escolha um capítulo do livro da marilena chauí e fazer um resumo deste capítulo.
sugestões de videos para discutirmos sobre o desenvolvimento sustentável
quem não conseguir atingir a média 5, pode refazer as atividades passadas em sala e mostrar ao professor, pode também fazer as atividades das outras turmas e mostrar ao professor. também é possível que o aluno em recuperação escolha um capítulo do livro da marilena chauí e fazer um resumo deste capítulo.
sugestões de videos para discutirmos sobre o desenvolvimento sustentável
Íntegra: Seminário Internacional CPFL Cultura e Boitempo Editorial – Crise do capital e perspectivas do socialismo
http://www.cpflcultura.com.br/2009/11/30/integra-seminario-internacional-cpfl-cultura-e-boitempo-editorial-crise-do-capital-e-perspectivas-do-socialismo/
Brasil Pós-88: Transformações, Continuidades e Desafios | IX SeCS - USP
http://www.youtube.com/watch?v=U5gWkHoIFCQ
O economista José Eli da Veiga faz um histórico da utilização da expressão desenvolvimento sustentável.
http://www.cpflcultura.com.br/2008/12/24/desenvolvimento-sustentavel-uma-utopia/
http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/3745/balan-o-da-rio-20---v-deos.html
2 série - 3 Bimestre
2 série - 3 Bimestre
1 aula
- Resumo do Capítulo 32 do livro
da Marilena Chauí (tema Política)
sugestão de como ler uma manual
de filosofia
- leia o capítulo inteiro
- leia novamente anotando as informações principais
- questione o que não parecer correto
- interligue as informações
- procure no manual os autores que o texto faz referência
- confirme as ideias principais nos textos dos filósofos
- consulte um manual de história da filosofia e/ou dicionário de filosofia. sugestão Nicola Abbagnano
2 aula
Leitura de texto protágoras de platão. mito de prometeu e grande discurso
atividade: leia o texto e faça um resumo de cada parágrafo
prova
apartir do paragrafo atribuido pelo professor, resumo 3 parágrafos, o que foi atribuido, o anterior e o posterior. Em seguida leia os 7 parágrafos seguintes procurando conexões. Se houver aponte as conexões.
·
4 bimestre
·
atividades
(olhar o link anterior 2 ano - 4 bimestre)
1 - na frase 'sem a virtude política não há cidade', substitua a palavra virtude política por outra de sua preferencia (por exemplo: amor, consciência, etc.) e discuta as consequências disso.
2 - fale sobre o uso das imagens: retrovisor, espelho, vídeo, fotos, nomes, etc.
3 - assista do minuto 0 ao minuto 9 do vídeo 'A vida examinada - Sócrates' e escreva a alegoria da caverna em texto. (você pode usar a página 9 do livro da Chauí)
4 - assista o vídeo que você fez com os alunos da unicamp ou assista um vídeo que você estava presente e diga qual a sua lembrança.
5 - comente o vídeo do Pitaco. Neste video Maurício de Souza atualiza a alegoria da caverna.
http://www.youtube.com/watch?v=e8xyfbbmR8U
6 - Comente o video do Jose Saramago. Ele comenta o mito da caverna
http://www.youtube.com/watch?v=GpTuO6qym5w
7 - comentar o filme matrix a partir do livro da marilena chauí (pag. 7 a 10)
8 - Resumo do capítulo 23 do livro da Chauí
9 - refaça o exercício sobre o relacionamento
reveja:
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2013/05/2-serie-do-ensino-medio-da-ee-francisco.html
(olhar o link anterior 2 ano - 4 bimestre)
1 - na frase 'sem a virtude política não há cidade', substitua a palavra virtude política por outra de sua preferencia (por exemplo: amor, consciência, etc.) e discuta as consequências disso.
2 - fale sobre o uso das imagens: retrovisor, espelho, vídeo, fotos, nomes, etc.
3 - assista do minuto 0 ao minuto 9 do vídeo 'A vida examinada - Sócrates' e escreva a alegoria da caverna em texto. (você pode usar a página 9 do livro da Chauí)
4 - assista o vídeo que você fez com os alunos da unicamp ou assista um vídeo que você estava presente e diga qual a sua lembrança.
5 - comente o vídeo do Pitaco. Neste video Maurício de Souza atualiza a alegoria da caverna.
http://www.youtube.com/watch?v=e8xyfbbmR8U
6 - Comente o video do Jose Saramago. Ele comenta o mito da caverna
http://www.youtube.com/watch?v=GpTuO6qym5w
7 - comentar o filme matrix a partir do livro da marilena chauí (pag. 7 a 10)
8 - Resumo do capítulo 23 do livro da Chauí
9 - refaça o exercício sobre o relacionamento
reveja:
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2013/05/2-serie-do-ensino-medio-da-ee-francisco.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário