3ª série
2º bimestre
1ª Aula
Caderno do Estado - 3ª série volume 2
página 11-13 - Como teria surgido a referência à política na história da Filosofia?
A tradução em filosofia é um tema importante, por isso compare a tradução da apostila com outros traduções (Carlos Alberto Nunes, Ana Piedade Elias). Faça um resumo discutindo os possíveis sentidos das traduções.
Atividade:
Responda as seguintes perguntas:
Quais as pessoas que você considera sábias? O que você aprenderia com elas?
Quem você escolheria de intermediário?
Você acha importante aprender a cuidar da sua casa, ou da casa dos seus pais? E do seu bairro? E da sua escola? E da sua cidade? Como seus pais, sua diretora e seus representantes políticos administram sua casa, sua escola e sua cidade?
Comente o Mito de Prometeu. Comente os comentários de Protágoras ao Mito.
Possibilidades de estudos para as próximas aulas
1 - Continuar a estudar a apostila do Estado - páginas 15 e 16
2 - Pesquisar a mitologia Grega e/ou outras mitologia. Nesse caso entrariamos na discussão sobre Religião.
3 - Podemos continuar a leitura do Diálogo Protágoras de Platão
4 - No vol. 1 do caderno do estado da 3ª série, nas pag. 12, 13, 16 e 17 há uma atividade sobre a figura de Sócrates.
2ª Aula
Caderno do Estado - 3ª série volume 2
página 11-13 - Como teria surgido a referência à política na história da Filosofia?
1ª Aula
Caderno do Estado - 3ª série volume 2
página 11-13 - Como teria surgido a referência à política na história da Filosofia?
A tradução em filosofia é um tema importante, por isso compare a tradução da apostila com outros traduções (Carlos Alberto Nunes, Ana Piedade Elias). Faça um resumo discutindo os possíveis sentidos das traduções.
Atividade:
Responda as seguintes perguntas:
Quais as pessoas que você considera sábias? O que você aprenderia com elas?
Quem você escolheria de intermediário?
Você acha importante aprender a cuidar da sua casa, ou da casa dos seus pais? E do seu bairro? E da sua escola? E da sua cidade? Como seus pais, sua diretora e seus representantes políticos administram sua casa, sua escola e sua cidade?
Comente o Mito de Prometeu. Comente os comentários de Protágoras ao Mito.
Possibilidades de estudos para as próximas aulas
1 - Continuar a estudar a apostila do Estado - páginas 15 e 16
2 - Pesquisar a mitologia Grega e/ou outras mitologia. Nesse caso entrariamos na discussão sobre Religião.
3 - Podemos continuar a leitura do Diálogo Protágoras de Platão
4 - No vol. 1 do caderno do estado da 3ª série, nas pag. 12, 13, 16 e 17 há uma atividade sobre a figura de Sócrates.
2ª Aula
Caderno do Estado - 3ª série volume 2
página 11-13 - Como teria surgido a referência à política na história da Filosofia?
3ª Aula
leia
o fragmento do texto Política de Aristóteles, faça um resumo dele e responda as
perguntas.
1 - Como Aristóteles caracteriza o homem e a cidade?
2 - Platão no Protágoras, texto da pag. 12 e 13, caracteriza o homem e a cidade de modo diferente de Aristóteles, qual a diferença?
3 - Faça perguntas sobre o que você não entendeu.
semana que vem, de 10 a 13 de junho, vamos fazer uma provinha para lembrarmos do que é mais importante no que estudamos.
atividades de recuperação
quem não conseguir atingir a média 5, pode refazer as atividades passadas em sala e mostrar ao professor, pode também fazer as atividades das outras turmas e mostrar ao professor. também é possível que o aluno em recuperação escolha um capítulo do livro da Marilena Chauí e fazer um resumo deste capítulo.
sugestão: algum capítulo da unidade XII que discuta a Política.
1 - Como Aristóteles caracteriza o homem e a cidade?
2 - Platão no Protágoras, texto da pag. 12 e 13, caracteriza o homem e a cidade de modo diferente de Aristóteles, qual a diferença?
3 - Faça perguntas sobre o que você não entendeu.
semana que vem, de 10 a 13 de junho, vamos fazer uma provinha para lembrarmos do que é mais importante no que estudamos.
atividades de recuperação
quem não conseguir atingir a média 5, pode refazer as atividades passadas em sala e mostrar ao professor, pode também fazer as atividades das outras turmas e mostrar ao professor. também é possível que o aluno em recuperação escolha um capítulo do livro da Marilena Chauí e fazer um resumo deste capítulo.
sugestão: algum capítulo da unidade XII que discuta a Política.
3 série - 3 Bimestre
1 aula
- Resumo do Capítulo 32 do livro
da Marilena Chauí (tema Política)
sugestão de como ler uma manual
de filosofia
- leia o capítulo inteiro
- leia novamente anotando as informações principais
- questione o que não parecer correto
- interligue as informações
- procure no manual os autores que o texto faz referência
- confirme as ideias principais nos textos dos filósofos
- consulte um manual de história da filosofia e/ou dicionário de filosofia. sugestão Nicola Abbagnano
Possibilidades
de estudos para as próximas aulas
1 - Continuar a estudar a apostila do Estado - páginas 15 e 16
2 - Pesquisar a mitologia Grega e/ou outras mitologia. Nesse caso entraríamos na discussão sobre Religião (ver Relações do povos sobre o divino neste blog)
3 - Podemos continuar a leitura do Diálogo Protágoras de Platão
4 - No vol. 1 do caderno do estado da 3ª série, nas pag. 12, 13, 16 e 17 há uma atividade sobre a figura de Sócrates.
5 - Discutir as manifestações pelo viés da filosofia (ver sobre as manifestações neste blog)
1 - Continuar a estudar a apostila do Estado - páginas 15 e 16
2 - Pesquisar a mitologia Grega e/ou outras mitologia. Nesse caso entraríamos na discussão sobre Religião (ver Relações do povos sobre o divino neste blog)
3 - Podemos continuar a leitura do Diálogo Protágoras de Platão
4 - No vol. 1 do caderno do estado da 3ª série, nas pag. 12, 13, 16 e 17 há uma atividade sobre a figura de Sócrates.
5 - Discutir as manifestações pelo viés da filosofia (ver sobre as manifestações neste blog)
3 série - 4 Bimestre
3 série -
4 Bimestre
1 aula
análise dos artigos de constituição
2 aula
exercício de discussão de cultura
Em grupos de 3 ou 4 pessoas escolham uma das artes para discutir
1 aula
análise dos artigos de constituição
2 aula
exercício de discussão de cultura
Em grupos de 3 ou 4 pessoas escolham uma das artes para discutir
- teatro
- música
- dança
- folclore
- pintura
- grafite
- fotografia
- videos em geral
- cinema
Escolha
um artista e/ou uma obra do século XXI (dos anos 2000 para cá).
Quanto mais próximo o artista e sua obra melhor pois podemos conversar com ele sobre a sua intensão ou seus objetivos em falar isso ou aquilo.
parâmetros para discutir a obra e/ou artista:
Quanto mais próximo o artista e sua obra melhor pois podemos conversar com ele sobre a sua intensão ou seus objetivos em falar isso ou aquilo.
parâmetros para discutir a obra e/ou artista:
- quando ele compos esta obra
- o que acontecia no brasil e no local onde o artista fez sua obra
- o que o artista quis dizer com sua obra
- o que você sente ao entrar em contato com esta obra
- tente historizisar o gênero da obra de arte que você escolheu
Exemplos
de artistas próximos de nós
http://feia.art.br/
Paulo Freire
http://culturabrasil.cmais.com.br/programas/todos-os-sons/arquivo/musica-para-curupira-lobisomem-e-capeta
minutos 6:30
http://batatasemumbigo.blogspot.com.br/
teatro
http://www.lumeteatro.com.br/
música
http://culturabrasil.cmais.com.br/
http://ims.uol.com.br/Sobre-o-IMS/D2
http://projetodesambasibipiruna.blogspot.com.br/
daça
http://confrariadadanca-campinas.blogspot.com.br/
http://feia.art.br/
Paulo Freire
http://culturabrasil.cmais.com.br/programas/todos-os-sons/arquivo/musica-para-curupira-lobisomem-e-capeta
minutos 6:30
http://batatasemumbigo.blogspot.com.br/
teatro
http://www.lumeteatro.com.br/
música
http://culturabrasil.cmais.com.br/
http://ims.uol.com.br/Sobre-o-IMS/D2
http://projetodesambasibipiruna.blogspot.com.br/
daça
http://confrariadadanca-campinas.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário