segunda-feira, 2 de maio de 2016

1 ano - fim de abril e começo de maio

1 ano - aulas de abril e começo de maio

avisos:
sexta, dia 06 de maio, estarei no 2 1MB1, das 14h as 16h, oferecendo aprofundamento/recuperação.
nas próximas semanas estarei dando uma nota parcial para vocês de 0 a 5, e depois, até o meio de junho, darei a nota do 1 semestre. olhem a postagem anterior: as atividades e as habilidades/capacidades.
aulas anteriores
13/04
neste dia, cada dupla apresentou o estudo que fez sobre alguns conceitos dos pré-socráticos num dicionário (physis, nomos, apeiron, etc). Pedi para cada dupla ler uma frase com o conceito e pedi para outra pessoa discutir o sentido da palavra na frase. A dupla que havia anteriormente analisado o termo, ajudou aquele que discutiu o sentindo da palavra.
peço que todos fiquem atentos a este exercício. é a primeira etapa de leitura de um texto de filosofia (e também de outras áreas). Na leitura, é preciso identificar os termos mais importantes e procurar entender os possíveis sentidos desses termos na frase. Outra prática constante é procurarmos este termo em outras frases do mesmo filósofo, ou mesmo em outro filósofo. 

20/04
neste dia, pedi para aqueles que haviam se apresentado e resumido alguma aula se reunir e fazer um resumo geral. Até esse dia, dividi as aulas em dois momentos: 1 bloco: as primeiras aulas introdutórias e o mito; 2 bloco: os pré-socráticos. vou ler os resumos e deixarei com vocês o resumo e a descrição as aulas impressas (pode ser o representante).
uso dos resumos: vou sugerir a vocês um possível uso do resumo (algo que pratico), mas isso não significa que há outros usos, fiquem à vontade para propor outros. De vez em quando, de preferencia uma vez por semana, antes da aula de filosofia, olhem o resumo. Com uma olhada rápida, vocês ativam a memória sobre aquilo que estudamos. De vez em quando, a cada 15 dias ou um mês, leiam a aulas completamente. Nas duas leituras procure fazer perguntas: o que há de importante nisso? como posso relacionar isso com minha vida e com outras disciplinas? De vez em quando também, saiam para caminhar e lembrar o que foi estudado.
se isso for feito constantemente, vocês terão na memória aquilo que estudamos.

27/04
começamos neste dia um novo assunto: a democracia de Atenas. Neste momento temos os sofistas e Sócrates.
a partir do material do prof. Marcelo P. Marques: formação da pólis grega antiga/surgimento da filosofia (coloquei no moodle o arquivo completo), fizemos o seguinte exercício: dividi a turma em 5 grupos. Cada grupo ficou com um elemento para análise que consistia em:
- identificar o ponto central
- identificar os pontos derivados
- identificar quais leis atuaram nesse elemento
- supor como seria aquela sociedade sem a lei
os elementos são:
  1. fatores econômicos
  2. fatores sociais
  3. fatores técnicos
  4. fatores culturais
  5. fatores jurídicos e políticos
as leis de Sólon (594 a.C.), Psístrato (560 a.C.), Clístenes (510 a.C.), Péricles (443 a.C.) estão na página intitulada Processo de constituição do arcabouço jurídico da pólis grega - Atenas
cada grupo usou a lousa para esquematizar e no final da aula apresentar seu fator.

04/05
hoje, dia 04 de maio, vamos retomar a aula anterior, antes lembro que sexta feira, dia 06 de maio, estarei aqui oferecendo aprofundamento/recuperação (quem tiver alguma dúvida, ou queira mostrar alguma atividade, traga neste dia).
voltem a formação dos grupo e a partir do que vocês apresentaram na última aula, escrevam um texto para me apresentar.
enquanto vocês fazem isso, vou montar a lousa para discutirmos os termos no fim da aula e então vocês irão comparar o que eu apresentei e o que vocês fizeram.
algo muito importante é que aquilo que estamos fazendo é algo típico da filosofia, principalmente a partir de dois elementos: a abstração e a totalidade. Estamos a partir da abstração construindo uma totalidade. Isso não significa que no ano de 443 a.C., ano indicado das leis de Péricles, todas as leis foram aplicadas, ou a partir deste momento a sociedade toda aderiu as leis. Uma sociedade, e aqui estamos pensando em Atenas, as mudanças são dinâmicas e difícil de identificar. No caso de Atenas, por causa do fascínio que temos pelas suas produções (a poesia, o teatro, a filosofia, a história), há muitos pessoas que estudam e estudaram este período. (no texto do Marcelo há algumas indicações)

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