01/06
Avisos:
- dia 03/06, das 14h as 16h, estarei no 1 1MB1
oferecendo para vocês aprofundamento/recuperação.
- nas próximas semanas irei dar uma nota para
vocês. Hoje vou distribuir uma síntese do que estudamos. Nesta síntese estão:
as competências/habilidades que suponho ser importantes para vocês, as
atividades em sala e as atividades extra sala. Confiram comigo se foram feitas
todas. Sugiro que leiam esta síntese com o caderno e com o tablet para a
consulta das aulas (no blog e no Moodle), acho que uma tarde (4 horas) sejam
suficientes.
Iremos, a partir do que já estudamos, começar uma
nova discussão: problemas éticos contemporâneos. Vamos primeiro discuti-los em
geral, ou seja, quais são os problemas mundiais e depois iremos nos restringir
apenas ao Brasil. Para começar vamos formular uma ética para as profissões existentes
da seguinte forma:
- em grupo de quatro pessoas, cada um irá escolher
uma profissão (conversem para que não haja repetição de profissão)
- quem escolheu a profissão escolhe o aspecto que
irá começar a formulação da ética
- os outros escrevem o que pensam ser importante
naquela profissão a partir dos outros aspectos
- terminada a primeira rodada, distribuirei algumas
indicações de formulações éticas e cada um irá rever o que escreveu e também o
que os outros escreveram. Sugestão de ordem: cada um a partir de um código irá
rever todos os códigos feitos e discuti-lo.
No final, cada um irá pegar uma folha para fazer um
código com todas aquelas informações. Feitas, o aluno irá procurar aquele
profissional e discutir com ele aquela ética.
Nas folhas distribuídas constam:
parte central – escolha uma
profissão
parte de cima – divindade: qual a
relação dessa profissão com a(s) divindade(s), aquele(s) que criou(ou criaram)
o cosmos
parte inferior – sociedade: qual a
função desse profissional na sociedade
lateral direita – contigo próprio:
quais os benefícios que essa profissão dá ao individuo que a exerce e para sua
família
lateral esquerda – como os outros:
quais os profissionais que ele precisa atuar? Como eles se relacionam?
Aprofundamento inicial
parte de cima - algumas concepções
de divindade
cristã
de origem judaica: deus puni os
homens que transgridem seu mandamento
‘protestante’: quando o sujeito é
bem sucedido, significa que deus lhe concedeu a graça
Grega
Platão: o cosmos é todo harmônico
Outras: pitagórica, do poetas épicos,
dos poetas trágicos
Outras: indíginas, egípcia,
africana
parte inferior – algo fundamental
quando conversamos sobre sociedade é a sua formação. Cogite em que momento
histórico essa profissão (deste saber) passou a existir. Pense também em como
os desenvolvimentos técnicos/científicos do sec. XX (comunicação por jornal, por
rádio, computador, internet) atuam nas atividades diárias desse profissional.
lateral direita – pense em como
esse individuo conseguiu adquirir o saber no qual atua como profissional. O que
precisou abdicar da sua vida pessoal.
lateral esquerda – pense se há
hierarquias entre os profissionais que atuam em conjunto. Cogite uma situação
de conflito entre eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário