terça-feira, 31 de maio de 2016

2 ano - 1 de junho

01/06
Avisos:
- dia 03/06, das 14h as 16h, estarei no 1 1MB1 oferecendo para vocês aprofundamento/recuperação.
- nas próximas semanas irei dar uma nota para vocês. Hoje vou distribuir uma síntese do que estudamos. Nesta síntese estão: as competências/habilidades que suponho ser importantes para vocês, as atividades em sala e as atividades extra sala. Confiram comigo se foram feitas todas. Sugiro que leiam esta síntese com o caderno e com o tablet para a consulta das aulas (no blog e no Moodle), acho que uma tarde (4 horas) sejam suficientes.

Iremos, a partir do que já estudamos, começar uma nova discussão: problemas éticos contemporâneos. Vamos primeiro discuti-los em geral, ou seja, quais são os problemas mundiais e depois iremos nos restringir apenas ao Brasil. Para começar vamos formular uma ética para as profissões existentes da seguinte forma:
- em grupo de quatro pessoas, cada um irá escolher uma profissão (conversem para que não haja repetição de profissão)
- quem escolheu a profissão escolhe o aspecto que irá começar a formulação da ética
- os outros escrevem o que pensam ser importante naquela profissão a partir dos outros aspectos
- terminada a primeira rodada, distribuirei algumas indicações de formulações éticas e cada um irá rever o que escreveu e também o que os outros escreveram. Sugestão de ordem: cada um a partir de um código irá rever todos os códigos feitos e discuti-lo.
No final, cada um irá pegar uma folha para fazer um código com todas aquelas informações. Feitas, o aluno irá procurar aquele profissional e discutir com ele aquela ética.

Nas folhas distribuídas constam:
parte central – escolha uma profissão
parte de cima – divindade: qual a relação dessa profissão com a(s) divindade(s), aquele(s) que criou(ou criaram) o cosmos
parte inferior – sociedade: qual a função desse profissional na sociedade
lateral direita – contigo próprio: quais os benefícios que essa profissão dá ao individuo que a exerce e para sua família
lateral esquerda – como os outros: quais os profissionais que ele precisa atuar? Como eles se relacionam?
Aprofundamento inicial
parte de cima - algumas concepções de divindade
cristã
de origem judaica: deus puni os homens que transgridem seu mandamento
‘protestante’: quando o sujeito é bem sucedido, significa que deus lhe concedeu a graça
Grega
Platão: o cosmos é todo harmônico
Outras: pitagórica, do poetas épicos, dos poetas trágicos
Outras: indíginas, egípcia, africana

parte inferior – algo fundamental quando conversamos sobre sociedade é a sua formação. Cogite em que momento histórico essa profissão (deste saber) passou a existir. Pense também em como os desenvolvimentos técnicos/científicos do sec. XX (comunicação por jornal, por rádio, computador, internet) atuam nas atividades diárias desse profissional.
lateral direita – pense em como esse individuo conseguiu adquirir o saber no qual atua como profissional. O que precisou abdicar da sua vida pessoal.
lateral esquerda – pense se há hierarquias entre os profissionais que atuam em conjunto. Cogite uma situação de conflito entre eles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário