terça-feira, 3 de maio de 2016

2 ano - aulas de abril e começo de maio

2 ano - aulas de abril e começo de maio

avisos:
sexta, dia 06 de maio, estarei no 2 1MB1, das 14h as 16h, oferecendo aprofundamento/recuperação.
nas próximas semanas estarei dando uma nota parcial para vocês de 0 a 5, e depois, até o meio de junho, darei a nota do 1 semestre. olhem a postagem anterior: as atividades e as habilidades/capacidades.
aulas anteriores
para a próxima aula, principalmente para o 2 2MB1, tragam a seguinte atividade:
- perguntem para as pessoas (comuns) suas definições de: coragem, temperança, amor, amizade, sabedoria, piedade, justiça, ser bom cidadão, e/ou outras que você julgar importante.
- tente fazer perguntar para entender melhor o que a pessoa disse
- em duplas vocês vão investigar o que as pessoas

aulas passadas
20/04 - resumo das aulas
neste dia, pedi para aqueles que haviam se apresentado e resumido alguma aula se reunir e fazer um resumo geral. Até esse dia, dividi as aulas em dois momentos: 1 bloco: as primeiras aulas introdutórias e apresentação dos temas discutidos por Platão; 2 bloco: Ética. vou ler os resumos e devolverei a vocês junto com as descrições das aulas impressas (pode ser com o representante).
uso dos resumos: vou sugerir a vocês um possível uso do resumo (algo que pratico), mas isso não significa que há outros usos, fiquem à vontade para propor outros. De vez em quando, de preferencia uma vez por semana, antes da aula de filosofia, olhem o resumo. Com uma olhada rápida, vocês ativam a memória sobre aquilo que estudamos. De vez em quando, a cada 15 dias ou um mês, leiam a aulas completamente. Nas duas leituras procure fazer perguntas: o que há de importante nisso? como posso relacionar isso com minha vida e com outras disciplinas? De vez em quando também, saiam para caminhar e lembrar o que foi estudado.
se isso for feito constantemente, vocês terão na memória aquilo que estudamos.

27/04 - ética de Platão
iremos começar a estudar a ética de Platão. A grande diferença em relação a ética de Sócrates (ética dos diálogos socráticos) é que a partir do diálogos de maturidade, Platão começa a apresentar de maneira mais clara aquilo que nos diálogos socráticos apareciam de maneira apenas investigativa. Em outros termos, nesses diálogos aparecem algumas definições que são melhor investigadas.
vamos, num primeiro momento, ler alguns trechos do diálogo Protágoras. penso que o trecho que iremos ler (chamado de Mito de Prometeu e Grande Discurso, ambos do personagem Protágoras) nos ajudaram entrar no pensamento de Platão. (no segundo semestre veremos a República, que é o principal texto de Platão)
eis um resumo da trecho:
Mito
No início só haviam deuses. Então, eles derem existência a todos os seres a partir do fogo, da terra e de tudo que se misturava a eles. (320c)
Os deuses incumbiram Prometeu e Epimeteu de dar as capacidades aos seres.  Epimeteu pede para Prometeu para fazer tudo sozinho de modo que depois do termino do trabalho Prometeu o fiscalizasse. (320d)
Epimeteu deu as capacidades do modo equilibrado a todos os seres, porém esqueceu-se do homem. (321b)
Prometeu viu isto e quis salvar o homem, roubou de Atena e Hefesto a sabedoria das artes e o fogo e deu aos homens.
Assim o homem começou a adorar os deuses, e também a coordenar as palavras, construir roupas e casas, e a plantar. (322a)
Apesar disso os homens viviam dispersos e morriam, ora pelo ataque dos animais ora por eles mesmos.
Zeus como medo que o homem fosse extinto pede a Hermes para levá-los o pudor e a justiça. (322c)
Hermes pergunta: devo levar-lhes estes dons do mesmo modo que as artes onde um só homem basta para muitos ou a todos igualmente. Zeus ordena que seja dadas a todos com a seguinte lei: quem não receber deverá ser expulso da comunidade. (322d)

Grande Discurso
Numa assembleia, quando a cidade discute problemas que exige conhecimento técnico (como a medicina) quando alguém fala sem conhecimento é motivo de riso, porém quando se trata da VP (virtude política) todos devem falar como se tivesse VP. (323bc)
A VP não é efeito do acaso ou um dom natural já que a cidade castiga aquilo que depende do estudo, exercício aplicação, prova disso é a expressão: ‘punir os culpados’. Além do mais ninguém pune por causa do que aconteceu, mas para que o crime não mais aconteça. (324c)
Por que os homens virtuosos não conseguem ensinar a VP para os seus filhos? (porque a cidade ainda não é virtuosa)
Os pais devem se preocupar em ensinar e mesmo forçar a que seus filhos aprendam a VP. Do mesmo modo a escola, no ensino da ginástica, poesia e música. Mas também a cidade com suas leis. (325 seg.)
Numa cidade de flautistas (esta fábula uni a VP e a VT, une o mito e o discurso) o melhor flautista será aquele que tem habilidade e aprendeu com os melhores flautistas da cidade. Comparando esta cidade com aquela onde ninguém toca este instrumento, mesmo o pior flautista será melhor do que qualquer um desta cidade que ninguém toca. Do mesmo modo ocorre com a VP, numa cidade onde todos se preocupam com ela, mesmo o menos virtuoso será mais virtuoso do que qualquer individuo de uma cidade que não se preocupa com ela. (326 seg.)
o artigo abaixo pode ajudar
http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cpa/article/view/1767

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