quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Sociologia.1ano.4bimestre.atividades

 Sociologia.1ano.4bimestre.atividades

olá a todos os alunos dos 1 anos c,d,e. Esse quarto bimestre é uma continuidade dos bimestre anteriores, por isso peço, se puderem, que consultem o que postei relacionado ao 3 bimestre:

http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2020/09/sociologia1ano3bimestreatividades.html

Gravei algumas aulas no Facebook discutindo o caderninho do Estado do 4 bimestre (usei a apostila de 2019). A aula pode ser vistas em: 

https://www.facebook.com/100006451633084/videos/3395115364046818/

https://www.facebook.com/100006451633084/videos/3395170800707941/

A partir dessa aula gravei no youtube uma aula mais curta e direta:


vídeos explicando as atividades:


Atividades do 4° bimestre de 2020 de sociologia para o 1 ano do EM da escola Porphyrio (1º c,d,e). Entregue até dia 05/12/2020.  Prof.: Robson Gabioneta.

Contato: robsongabioneta@prof.educacao.sp.gov.br. Atenderei essas turmas sempreas quartas feiras das 14h-14:45 pelo Meet: https://meet.google.com/stw-efui-udp. Para aqueles que têm dificuldade de acessar a internet façam apenas a atividade 1. Para aqueles que têm acesso a internet acompanhe as postagens no classroom, no blog: http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com, no Facebook: https://www.facebook.com/robson.gabioneta e no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnC0JWETgZPd_wram69bdPA/videos.

1. Converse com seus parentes e amigos (pelo menos 2) sobre suas experiências com instituições do Estado Moderno (parlamento, judiciário, empresas multinacionais, empresas estatais, prisão, escola, etc). Anote tudo que eles disserem. Depois faça um resumo dos relatos com no máximo 2 páginas e me envie. 


2. Escolham 5 questões e façam o seguinte:

a) com suas palavras escreva a pergunta da questão

b) escreva o significado da principal palavra da pergunta

c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta

d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem

e) caso tenham dúvidas anotem

f) aqueles que conseguirem, em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada


1.ENEM2015. A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos (CARVALHO, 2006). Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que

a.essa ideologia equipara a nação a outros países modernos.

b.esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação.

c. esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes.

d.essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros.


2.ENEM 2013 TEXTO I:A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.(www.mst.org.br. )

TEXTO II: O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.(: www.observadorpolitico.org.br)

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à

a.ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.

b.contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.

c.privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.

d.correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.


3.ENEM2016 Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações. (PELEGRINI, 2010) A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)

a.evolução de atividades artesanais herdadas do passado.

b.representações sociais formadoras de identidades coletivas.

c.mobilizações políticas criadoras de tradições culturais urbanas.

d.formação escolar dos jovens para o trabalho realizado nas comunidades.


4.ENEM 2014. Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afor-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial – descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos – para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a

a.estratégias de qualificação profissional.

b.medidas de compensação econômica.

c.dispositivo de liberdade de expressão.

d.práticas de valorização identitária.


5.Unicamp2017. Em depoimento, Paulo Freire fala da necessidade de uma tarefa educativa: “trabalhar no sentido de ajudar os homens e as mulheres brasileiras a exercer o direito de poder estar de pé no chão, cavando o chão, fazendo com que o chão produza melhor é um direito e um dever nosso. A educação é uma das chaves para abrir essas portas. Eu nunca me esqueço de uma frase linda que eu ouvi de um educador, camponês de um grupo de Sem Terra: pela força do nosso trabalho, pela nossa luta, cortamos o arame farpado do latifúndio e entramos nele, mas quando nele chegamos, vimos que havia outros arames farpados, como o arame da nossa ignorância. Então eu percebi que quanto mais inocentes, tanto melhor somos para os donos do mundo. (…) Eu acho que essa é uma tarefa que não é só política, mas também pedagógica. Não há Reforma Agrária sem isso.”

(Salete Galdart, 2008) No excerto adaptado que você leu, há menção a outros arames farpados, como “o arame da nossa ignorância”. Trata-se de uma figura de linguagem para

a) a conquista do direito às terras e à educação que são negadas a todos os trabalhadores.

b) a obtenção da chave que abre as portas da educação a todos os brasileiros que não têm terras.

c) a promoção de uma conquista da educação que tenha como base a propriedade fundiária.

d) a descoberta de que a luta pela posse da terra pressupõe também a conquista da educação.

6.FGV-RJ. Leia o trecho da canção abaixo para responder à questão:

Até que a filosofia que sustenta uma raça/Superior e outra inferior/Seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada,/Haverá guerra, eu digo, guerra. (...) Até que os regimes ignóbeis e infelizes,/Que aprisionam nossos irmãos em Angola, em Moçambique,/África do Sul, em condições subumanas,/Sejam derrubados e inteiramente destruídos, haverá/Guerra, eu disse, guerra. (...) Até esse dia, o continente africano/ Não conhecerá a paz, nós, africanos, lutaremos,/Se necessário, e sabemos que vamos vencer,/Porque estamos confiantes na vitória/Do bem sobre o mal (War. Bob Marley, 1976). A canção War foi composta por Bob Marley a partir do discurso pronunciado pelo imperador da Etiópia, Hailé Selassié (1892-1975), em 1936, na Liga das Nações. As ideias do discurso, presentes na letra da canção acima, estão associadas:

a) Ao darwinismo social, que propunha a superioridade africana sobre as demais raças humanas.

b) Ao futurismo, que consagrava a ideia da guerra como a higiene e renovação do mundo.

c) Ao pan-africanismo, que defendia a existência de uma identidade comum aos negros africanos e a seus descendentes.

d) Ao apartheid, que defendia a superioridade branca e a política de segregação racial na África do Sul.


7. (fumec2018) A criança e o adolescente que se identificam e são identificados como brancos têm muito a ganhar com um ensino qualificado das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas. Se um menino que se identifica como branco se acha no direito de xingar um colega de classe identificado como negro por causa de sua raça ou cor, esse menino necessita de tanta ajuda quanto seu colega que sofre o preconceito [...] (ALBERTI, 2013). No Brasil, por meio da legislação, o ensino de história e cultura da África e dos afrodescendentes e indígenas são obrigatórios. Primeiro, a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório em todas as escolas do país o ensino de história e cultura da África e afro-brasileira e, posteriormente, a Lei 11.645/08, que acrescentou a essa obrigatoriedade o ensino de história e cultura indígena. Tomando como base o trecho e o conhecimento da Lei, é CORRETO afirmar:

a) A proposta é incluir atores na História brasileira, tomando como suficiente para superação da desigualdade de raça.

b) Acima de tudo, tal obrigatoriedade torna-se instrumento importante para o combate do racismo no Brasil.

c) Assume o Brasil como um país racista e exige da escola que se posicione contra a visão herdada dos europeus.

d) Atualmente se questiona a eficácia legal, já que a legislação acaba por discriminar um grupo em detrimento de outro.

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