Sociologia.2ano.4bimestre.atividades
olá a todos os alunos dos 2 anos e, f. Esse quarto bimestre é uma continuidade dos bimestre anteriores, por isso peço, se puderem, que consultem o que postei relacionado ao 3 bimestre:
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2020/09/sociologia2ano3bimestreatividades.html
Gravei algumas aulas no Facebook discutindo o caderninho do Estado do 4 bimestre (usei a apostila de 2019). A aula pode ser vistas em:
https://www.facebook.com/100006451633084/videos/3396458027245885/
A partir dessa aula gravei no youtube uma aula mais curta e direta:
vídeos explicando as atividades:
Atividades do 4° bimestre de 2020 de sociologia para o 2 ano do EM da escola Porphyrio (2º e,f). Entregue até dia 05/12/2020. Prof.: Robson Gabioneta.
Contato: robsongabioneta@prof.educacao.sp.gov.br. Atenderei essas turmas sempre as quartas feiras das 19:15-20h pelo Meet: https://meet.google.com/stw-efui-udp. Para aqueles que têm dificuldade de acessar a internet façam apenas a atividade 1. Para aqueles que têm acesso a internet acompanhe as postagens no classroom, no blog: http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com, no Facebook: https://www.facebook.com/robson.gabioneta e no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnC0JWETgZPd_wram69bdPA/videos.
1. Converse com seus parentes e/ou amigos sobre seus trabalhos profissionais (pelo menos dois). Anote tudo, em especial sobre: a) como foi a trajetória no início do trabalho; b) quais os conhecimentos adquiriu ao longo da carreira; c) quais as principais leis (pelo menos 2) propostas pelo Estado para organizar esse trabalho. Resumo tudo em um texto curto de no máximo 3 páginas e me envie.
2. Escolham 5 questões e façam o seguinte:
a) com suas palavras escreva a pergunta da questão
b) escreva o significado da principal palavra da pergunta
c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta
d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem
e) caso tenham dúvidas anotem
f) aqueles que conseguirem, em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada
1.ENEM 2010. Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria? Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem? Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue? (SHELLEY, 1982) A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada
a.na pobreza dos empregados, que estava dissociada da riqueza dos patrões.
b.no salário dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.
c.na burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.
d.na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.
2.ENEM 2016 A regulação das relações de trabalho compõe uma estrutura complexa, em que cada elemento se ajusta aos demais. A Justiça do Trabalho é apenas uma das peças dessa vasta engrenagem. A presença de representantes classistas na composição dos órgãos da Justiça do Trabalho é também resultante da montagem dessa regulação. O poder normativo também reflete essa característica. Instituída pela Constituição de 1934, a Justiça do Trabalho só vicejou no ambiente político do Estado Novo instaurado em 1937. (ROMITA, 1999) A criação da referida instituição estatal na conjuntura histórica abordada teve por objetivo
a. ordenar os conflitos laborais.
b. legitimar os protestos fabris.
c. assegurar os princípios liberais
d. oficializar os sindicatos plurais.
3. UEL 2004 “No tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do excesso de velocidade na linha de produção e do índice de acidentes sem medo de serem despedidos. Agora, apenas um terço dos funcionários da IBP [empresa alimentícia norte-americana] pertence a algum sindicato. A maioria dos não sindicalizados é imigrante recente; vários estão no país ilegalmente; e no geral podem ser despedidos sem aviso prévio por seja qual for o motivo. Não é um arranjo que encoraje ninguém a fazer queixa. [...] A velocidade das linhas de produção e o baixo custo trabalhista das fábricas não sindicalizadas da IBP são agora o padrão de toda indústria.” (SCHLOSSER, 2002) No texto, o autor aborda a universalização, no campo industrial, dos empregos do tipo Mcjobs “McEmprego”, comuns em empresas fast-food. Assinale a alternativa que apresenta somente características desse tipo de emprego.
a. Alta remuneração da força-de-trabalho adequada à especialização exigida pelo processo de produção automatizado.
b. Alta informalidade relacionada a um ambiente de estabilidade e solidariedade no espaço da empresa.
c. Baixa automatização num sistema de grande responsabilidade e de pequena divisão do trabalho.
d. Baixa qualificação do trabalhador acompanhada de má remuneração do trabalho e alta rotatividade.
4. ENEM2013.O servo pertence à terra e rende frutos ao dono da terra. O operário urbano livre, ao contrário, vende-se a si mesmo e, além disso, por partes. Vende em leilão 8,10,12,15 horas da sua vida, dia após dia, a quem melhor pagar, ao proprietário das matérias-primas, dos instrumentos de trabalho e dos meios de subsistência, isto é, ao capitalista. (MARX, K. 2010). O texto indica que houve uma transformação dos espaços urbanos e rurais com a implementação do sistema capitalista, devido às mudanças tecnossociais ligadas ao;
a.desenvolvimento agrário e ao regime de servidão.
b.aumento da produção rural, que fixou a população nesse meio.
c.desenvolvimento das zonas urbanas e às novas relações de trabalho.
d.desenvolvimento da produção urbana associada às relações servis de trabalho.
5. UNCISAL 2015. Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a Natureza. (Marx, 1983) Partindo das concepções marxianas sobre o trabalho, assinale a alternativa correta.
a.A sedentarização levou a primeira divisão do trabalho: a divisão técnica. Posteriormente, com o avanço das forças produtivas, ela foi substituída pela divisão sexual e, mais adiante, pela divisão social.
b.Toda atividade relacionada com o trabalho está desvinculada das relações de produção e independe do desenvolvimento das forças produtivas.
c.Na visão marxiana, a luta de classes não se refere de nenhuma forma ou grau ao trabalho enquanto atividade social que satisfaz as necessidades coletivas e socializa os indivíduos.
d. Na luta pela sobrevivência ou na busca por controlar os recursos naturais, a história da humanidade sempre esteve ligada ao trabalho.
6.UEL2003.“Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. (...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isso se refere tanto à produção material como à produção intelectual. (...) Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras.”(MARX, K., 1981) Com base no texto de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848, assinale a alternativa correta.
a.Desde o início, a expansão do modo burguês de produção fica restrita às fronteiras de cada país, pois o capitalista é conservador quanto às inovações tecnológicas.
b.A dificuldade de comunicação entre os países, devido ao baixo índice de progresso tecnológico, adiou para o século XX a universalização do modo capitalista de produção
c.A expansão do modo capitalista de produção em escala mundial encontrou empecilhos na mentalidade burguesa apegada aos métodos tradicionais de organização do trabalho.
d.O processo de universalização é uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
7.UFU 2015. Em 2006, o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) lançou um estudo intitulado “A jornada de trabalho no Brasil” na qual se pode ler que “[...] com exceção das conquistas obtidas em acordos ou convenções coletivas desde a Constituição de 1988, praticamente todas as alterações nos direitos trabalhistas foram no sentido de diminuir direitos e/ou de intensificar o ritmo de trabalho.” DIEESE. Tomando por base as reflexões de Karl Marx acerca da jornada de trabalho e seus conhecimentos sobre a realidade nacional, é correto afirmar que:
a. Vive-se o paradoxo de a redução dos direitos conviver com um momento especial de crescimento e ofensiva da mobilização sindical.
b. A redução de direitos trabalhistas é uma marca presente em todos os Estados de BemEstar Social no centro e na periferia do capitalismo.
c. Intensificar o ritmo de trabalho significa, em outras palavras, ampliar a extração de mais valia relativa.
d. Tal como todo aparato jurídico burguês, a Constituição de 1988 trouxe consigo a redução dos direitos trabalhistas e a ampliação da exploração sobre o trabalho.
8.ENEM PPL 2013. Depois de dez anos de aparente imobilidade, 77 950 operários estavam em greve em São Bernardo, Santo André, São Caetano e Diadema – o chamado ABCD, coração industrial do país. Em todas as fábricas, os operários cruzaram os braços em silêncio. Apanhado de surpresa, o governo militar ficou por algum tempo sem ação. Os empregadores, por sua vez, sofriam sérios prejuízos a cada dia de greve. (ALVES, 1984) O movimento sindical, em fins dos anos 1970, começou a se rearticular e a patrocinar greves de significativa repercussão. Essas greves aconteceram em um contexto político-institucional de
a.revogação da negociação coletiva entre patrões e empregados.
b.afirmação dos direitos individuais por parte de minorias.
c.suspensão da legislação trabalhista forjada durante a Era Vargas.
d.limitação à liberdade das organizações sindicais e populares.
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