quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Sociologia.3ano.4bimestre.atividades

Sociologia.3ano.4bimestre.atividades
olá a todos os alunos dos 3 g, h e i. Esse quarto bimestre é uma continuidade dos bimestre anteriores, por isso peço, se puderem, que consultem o que postei relacionado ao 3 bimestre:
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2020/09/sociologia3ano3bimestreatividades.html

Gravei algumas aulas no Facebook discutindo o caderninho do Estado do 4 bimestre (usei a apostila de 2019). As aulas podem ser vistas em: 

https://www.facebook.com/100006451633084/videos/3397671470457874/

https://www.facebook.com/100006451633084/videos/3397722133786141/

A partir dessa aula gravei no youtube uma aula mais curta e direta:

https://www.youtube.com/watch?v=RWFpNrMcC0w

vídeos explicando as atividades:

https://www.youtube.com/watch?v=GdnuEZXd7qQ

Atividades do 4° bimestre de 2020 de sociologia para o 3 ano do EM da escola Porphyrio (3º g,h,i). Entregue até dia 05/12/2020.  Prof.: Robson Gabioneta.

Contato: robsongabioneta@prof.educacao.sp.gov.br. Atenderei essas turmas sempre as quartas feiras das 19:15-20h pelo Meet: https://meet.google.com/stw-efui-udp. Para aqueles que têm dificuldade de acessar a internet façam apenas a atividade 1. Para aqueles que têm acesso a internet acompanhe as postagens no classroom, no blog: http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com, no Facebook: https://www.facebook.com/robson.gabioneta e no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnC0JWETgZPd_wram69bdPA/videos.

1. Converse com seus parentes e amigos (pelo menos 2) sobre suas experiências com instituições do Estado Moderno (parlamento, judiciário, empresas multinacionais, empresas estatais, prisão, escola, etc). Anote tudo que eles disserem. Depois faça um resumo dos relatos com no máximo 2 páginas e me envie. 


2. Escolham 5 questões e façam o seguinte:

a) com suas palavras escreva a pergunta da questão

b) escreva o significado da principal palavra da pergunta

c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta

d) pesquisa no dicionário e na internet os possíveis sentidos das palavras que vocês não conhecem

e) caso tenham dúvidas anotem

f) aqueles que conseguirem, em cada uma das alternativas, a partir das etapas anteriores, diga o porquê de uma questão estar certa e uma outra estar errada


1.ENEM2017. A luta contra o racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao consenso científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram em sua luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial das relações raciais e afirmando que, no Brasil, o racismo está entranhado nas relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de construção de identidade racial, chamando de “negros” todos aqueles com alguma ascendência africana, e não apenas os “pretos". GUIMARÃES, 2012. A estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo

a.eliminar privilégios de classe.

b.alterar injustiças econômicas.

c.combater discriminações étnicas.

d.identificar preconceitos religiosos.


2.ENEM 2012. Fugindo à luta de classes, a nossa organização sindical tem sido um instrumento de harmonia e de cooperação entre o capital e o trabalho. Não se limitou a um sindicalismo puramente “operário”, que conduziria certamente a luta contra o “patrão”, como aconteceu com outros povos. FALCÃO, W. Cartas sindicais.1941. Nesse documento oficial, à época do Estado Novo (1937- 1945), é apresentada uma concepção de organização sindical que

a.elimina os conflitos no ambiente das fábricas.

b.limita os direitos associativos do segmento patronal.

c.proíbe o registro de estrangeiros nas entidades profissionais do país.

d.orienta a busca do consenso entre trabalhadores e patrões


3.ENEM 2017. Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade. OLIVEIRA, 2009.O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de

a.reforma agrária.

b.concentração fundiária 

c.expansão mercantil.

d.desruralização da elite.


4.ENEM 2015. Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o Estado. GOHN, Os sem-terras, ONGs e cidadania. 2003. No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para

a.diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.

b.ampliar as disputas pela hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos.

c.difundir a democracia representativa como objetivo fundamental da luta política.

d. tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.


5.UFFS 2011 O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nasceu da premissa de que a luta pela terra tem de ser de massa. É um dos mais inovadores fenôme­nos políticos da América Latina, à medida que busca enfrentar os problemas do campo, atacando as causas estruturais. Comparando com outros movimentos sociais, o MST apresenta como característica própria:

a.A luta permanente pela reforma agrária acima de qualquer luta política, visto que, para o Movimento, a conquista da terra pela ocupação representa uma vitória na luta pela vida digna.

b.A luta pela revolução socialista, pois, para o MST, a ocupação é a forma de enfrentamento ao capital para criar as condições necessárias de se promover a revolução.

c.A ocupação de terras preferencialmente pro¬dutivas, pois o sustento do Movimento ocorre pela ajuda daqueles que já foram beneficia¬dos pela conquista de seu pedaço de terra.

d.A produção de alimentos saudáveis – livres de agrotóxicos – pois, para o MST, a luta pela vida digna passa por uma alimentação saudável de todos assentados.


6.ENEM2017. No Brasil, assim como em vários outros países, os modernos movimentos LGBT representam um desafio às formas de condenação e perseguição social contra desejos e comportamentos sexuais anticonvencionais associados à vergonha, imoralidade, pecado, degeneração, doença. Falar do movimento LGBT implica, portanto, chamar a atenção para a sexualidade como fonte de estigmas, intolerância, opressão. (SIMÕES,2012) O movimento social abordado justifica-se pela defesa do direito de

a.organização sindical.

b.participação partidária.

c.manifestação religiosa.

d.formação profissional.

e.afirmação identitária.


7.ENEM 2016. A linhagem dos primeiros críticos ambientais brasileiros não praticou o elogio laudatório da beleza e da grandeza do meio natural brasileiro. O meio natural foi elogiado por sua riqueza e potencial econômico, sendo sua destruição interpretada como um signo de atraso, ignorância e falta de cuidado. (PADUA, 2002) Descrevendo a posição dos críticos ambientais brasileiros dos séculos XVIII e XIX, o autor demonstra que, via de regra, eles viam o meio natural como

a.ferramenta essencial para o avanço da nação.

b.dádiva divina para o desenvolvimento industrial.

c.paisagem privilegiada para a valorização fundiária.

d.limitação topográfica para a promoção da urbanização.

e.obstáculo climático para o estabelecimento da civilização.


8.ENEM 2017. Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A persistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo tem em vista a vinculação histórica fundamental entre

a.etnia e miscigenação racial.

b.sociedade e igualdade jurídica.

c.espaço e sobrevivência cultural.

d.progresso e educação ambiental.

e.bem-estar e modernização econômica.


9.UFPA 2013. O Pará é o estado brasileiro que apresenta o maior número de terras quilombolas reconhecidas pelo Estado. Em 1995, no município de Oriximiná, a comunidade de Boa Vista foi a pioneira no país a receber título coletivo de suas terras. Para a concretização deste direito, uma comunidade quilombola precisa comprovar que

a.dispõe de registros arqueológicos pelos quais se confirme que a comunidade vive em terras que eram, anteriormente, um quilombo de escravos negros fugidos da servidão.

b.sua identidade étnica como remanescente de quilombo é resultado de processos de resistência em relação aos grupos sociais hegemônicos.

c.tem origem biológica negra em toda a sua população.

d.sempre viveu isolada de outras comunidades por longos períodos de tempo, o que possibilitou a identificação de seus membros pela cor da pele.

e.sua população mantém vivas as tradições religiosas dos primeiros escravos africanos que habitaram o território brasileiro.


10.(ENEM2015) Falava-se, antes, de autonomia da produção significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços. SANTOS, M. Por uma outra globalização2000. O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a)

a.estímulo à livre concorrência. 

b.criação de novas necessidades. 

c.formação de grandes estoques. 

d.implantação de linhas de montagem.


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