Unesp. Biologia. 1sem2024. CBL-702-T1 História e Filosofia da Educação. Prof. Robson Gabioneta (sup. Harrysson JLG)
Sínteses sobre filosofia da educação no Brasil.
Sínteses sobre filosofia da educação no Brasil.
Meus destaques (resenha) dos Libaneo e do Freire estão no drive:
Saviani, senso comum à filosofia, 2006. 1-6. Superação do senso comum pela filosofia. 16. Exigências: radicalidade (fundamentos); rigor (científico) e globalidade. 38. educar para promover o homem significa: “tornar o homem cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação para intervir nela transformando-a no sentido de uma ampliação da liberdade, da comunicação e colaboração entre os homens”. 47. “Por isso se define como papel das instituições educacionais: ‘Ordenar e sistematizar as relações homem-meio para criar as condições ótimas de desenvolvimento das novas gerações, cuja ação e participação permita a continuidade e a sobrevivência da cultura e, em última instância, do próprio homem’ (Gonçalves, 1971).
Saviani, Pedagogia histórico-crítica, 2011 (1991). IX. Surge em 1980. XV-XVI. Este livro é continuidade do Escola e democracia. Tarefas da pedagogia histórico-crítica: a) conhecer as formas produtivas mais desenvolvidas; b e c) transposição deste saber para a escola. 11. O homem muda a natureza pelo trabalho; para tanto projeto por meio de conhecimentos (ciência), valores (ética) e símbolos (arte). 14. “[...] a escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado.” [...] Finalmente, episteme significa ciência, isto é, o conhecimento metódico e sistematizado” (epi=dar volta; istemi=ficar de pé). Para acessar este saber é necessário: “ler, escrever, contar, os rudimentos das ciências naturais e das ciências sociais (história e geografia)”, eles formam o currículo.
Libânio, democracia e escola. Tendencias: A - Pedagogia liberal 1- Tradicional 2- Renovada progressivista 3- Renovada não-diretiva 4- Tecnicista B - Pedagogia progressista 1- Libertadora 2- Libertária 3- Crítico-social dos conteúdos.
Luckesi, fil. da edu., 1994, cap1.2. 25. Sem o pensamento crítico, segue-se o dominante, filosofia é ação. 29. Criticar os valores para reconstruí-los. Educação como: redenção; reprodução; transformação. 38-41. Comênio, na Didática Magna em 1657 propõem ensinar tudo a todos, pois a harmonia do mundo criado por Deus precisa ser mantida. 41-48. Althusser: sem reprodução a escola desaparece; na escola, igreja e exercito é preciso a sujeição; o comportamento recebe mais atenção do que o saber. A escola substitui a igreja, “os agentes da exploração (capitalistas, managers), os agentes da repressão (militares, policiais, políticos, administradores) e os profissionais da ideologia (padres de toda espécie, a maioria dos quais são laicos convencidos)" (Althusser, p. 65); nenhuma instituição possui tanta audiência (5 h por dia; 5 dias; 12 anos). 48-52. Transformação. lutar para que a escola não seja apropriada pela classe dominante (Saviani).
Freire, pedagogia do Oprimido, 1996. 57-76. educação é narrar: valores, fatos concretos; narrador cheio, público vazio. Educação bancária: alunos recebem o conhecimento para guarda-los e arquivá-los. Para superar ambos devem ser educador-educandos. Opressor quer mudar a mentalidade. A ação do educador deve orientar-se para humanização de ambos. “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizadas pelo mundo”. “os homens se educam em comunhão”. “o homem como um ser inconcluso, consciente de sua inconclusão, e seu permanente movimento de busca do ser mais”.
Sequência para revolução de questões de múltipla: a) com suas palavras escreva a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da pergunta /c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta / d) pesquisa palavras desconhecidas / e) quem conseguir, a partir das etapas anteriores, diga o que está certo e o que está errado
Questão 1 (IPAD - SEDUC PE, 2006). O professor Dermeval Saviani, em seu livro Escola e Democracia, propõe que a concepção de Louis Althusser sobre a escola como Aparelho Ideológico de Estado seja colocada no rol das correntes "crítico-reprodutivistas", isto porque:
A a escola perdeu sua função crítica para se adaptar ao mercado de trabalho e às novas tecnologias.
B a escola sendo um aparelho de Estado, sua função é preservar e reproduzir a ordem pública, garantindo a paz social.
C a escola é, na verdade, crítica mas não reprodutivista, em função da ação política e sindical dos professores.
D a escola em si, não é reprodutivista, pois são os seres vivos que se reproduzem, os professores em particular.
E para aquele professor, a visão de Althusser reconhece a relação entre escola e estrutura de classes da sociedade (função crítica), mas ela não tem poder de transformar a realidade da dominação (função reprodutivista).
Questão 2 (AMEOSC, 2022). Segundo Dermeval Saviani, a Pedagogia da Libertação situa-se naquela modalidade "centrada no saber do povo e na autonomia de suas organizações", preconizando "uma educação autônoma e, até certo ponto, à margem da estrutura escolar; e, quando dirigida às escolas propriamente ditas, busca transformá-las em espaços de expressão das ideias populares e de exercício da autonomia popular". Diferentemente, a Pedagogia Histórico-Crítica se pauta pela:
A "Institucionalização da educação popular, valorizando o acesso das camadas populares ao conhecimento sistematizado".
B "Sistematização da educação escolar, valorizando o acesso das camadas populares ao conhecimento popular".
C "Crítica à educação escolar, valorizando o conhecimento das camadas populares e sistematizando os conhecimentos produzido por elas".
D "Centralidade da educação escolar, valorizando o acesso das camadas populares ao conhecimento sistematizado".
Questão 3 (DETRAN RO). De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.) 1. 1º período: entre 1549 e 1759. 2. 2º período: entre 1759 e 1932. 3. 3º período: entre 1932 e 1969. 4. 4º período: entre 1969 e 2001.
( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.
( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.
( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”.
( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.
( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.
A sequência está correta em:
a) 4, 3, 3, 4, 2, 1; b) 4, 3, 2, 2, 1, 1; c) 3, 1, 2, 3, 4, 3.
d) 2, 1, 3, 4, 2, 1; e) 4, 3, 3, 2, 2, 1.
Questão 4 (IDECAN, 2016) O professor José Carlos Libâneo, no livro de sua autoria “Democratização da escola pública: a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos”, analisa várias tendências ou propostas didático-pedagógicas, indicando seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Ele classificou as tendências pedagógicas em liberais e progressistas. Considerando a pedagogia liberal de Libâneo, analise as afirmativas a seguir.
I. Defende a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade.
II. Sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
III. As tendências pedagógicas são: tradicional, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.
IV. As tendências pedagógicas são: libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.
Estão corretas apenas as afirmativas: a I e II.; b I e III; c II e III; d III e IV.
Questão 5 (UFMT, 2022). Cipriano Carlos Luckesi, em Filosofia da Educação (São Paulo, Cortez: 1994), identifica “diversas tendências teóricas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana.”
A coluna da esquerda apresenta tendências pedagógicas e a da direita, posições adotadas em relação aos conteúdos a serem ensinados pela escola. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Pedagogia Tradicional 2. Pedagogia Tecnicista 3. Pedagogia Libertadora 4. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos
( ) Informações, princípios científicos, leis etc., estabelecidos e ordenados numa sequência lógica e psicológica por especialistas. matéria de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável.
( ) Conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face às realidades sociais.
( ) Temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.
( ) Conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados aos alunos como verdades. Separados das experiências dos estudantes e das realidades sociais, são valorizados pelo seu valor intelectual.
Marque a sequência correta: A 2, 4, 3, 1; B 1, 3, 4, 2; C 1, 4, 3, 2; D 2, 3, 4, 1
Questão 6 (Concurso SP, FGV, 2023). “Como professor não devo poupar oportunidade para testemunhar aos alunos a segurança com que me comporto ao discutir um tema, ao analisar um fato, ao expor minha posição em face de uma decisão governamental. Minha segurança não repousa na falsa suposição de que sei tudo, de que sou o ‘maior’. Minha segurança se funda na convicção de que sei algo e de que ignoro algo a que se junta a certeza de que posso saber melhor o que já sei e conhecer o que ainda não sei. Minha segurança se alicerça no saber confirmado pela própria experiência de que, se minha inconclusão, de que sou consciente, atesta, de um lado, minha ignorância, me abre, de outro, o caminho para conhecer.” FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011. Com base no trecho, assinale a opção que interpreta corretamente a concepção de conduta docente de Paulo Freire.
(A) A segurança do professor se estabelece na medida em que domina os seus conteúdos.
(B) A preservação da ignorância vale mais do que a busca do conhecimento para o professor.
(C) A autoestima do professor depende da admiração que recebe por parte dos educandos.
(D) A segurança do professor se baseia na autoconsciência de seu inacabamento.
(E) A autoconfiança do professor é garantida pela autoridade que lhe é outorgada pelo Estado.
Questão 7 (COTEC, 2020). Freire (1996), “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Se essas tendências forem consideradas pelo profissional pedagogo, no exercício de suas atividades pedagógicas, serão perceptíveis, no ambiente de trabalho,
A) memorização de conteúdos como uma forma de preservação da cultura letrada e do conhecimento.
B) diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem e incentivos às trocas de experiências.
C) capacitações para mistificação da realidade e treinamentos para a resolução de problemas.
D) experiências compartilhadas com o objetivo de reforçar suas crenças e influenciar as atitudes dos outros.
E) rigorosidade metódica, no processo de aprendizagem, para limitar o pensamento crítico do educando.
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