segunda-feira, 22 de abril de 2024

AfonsoPena.recuperação1bim.

AfonsoPena.recuperação1bim.

EE Afonso Pena Prof. de filosofia Robson. Sobre as leis 10.639/2003 e a 11.645/2008. 


Atividade de recuperação do 1 Bimestre. Retire uma folha do seu caderno e: coloque seu nome, série, data e atividade de recuperação do 1 bimestre. Depois faça as três atividades:

1ª atividade: formule duas frases genéricas e depois junte-as

2ª atividade: formule duas questões para o profissional que você escolheu a partir do trabalho específico dele. (observação: se conseguir leve em consideração: o conceito usado por esse profissional para alterar o mundo; sua função social; seu conhecimento prático e teórico; as normas e leis que regulam sua profissão)

3ª atividade: escolha 2 questões de múltipla escolha e siga a sequência: a) com suas palavras escreva a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da pergunta /c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta

Questão 1. (Unicamp2024) “Dos pretos é tão própria e natural a união que a todos os que têm a mesma cor, chamam parentes; a todos os que servem na mesma casa, chamam parceiros; e a todos os que se embarcam no mesmo navio, chamam malungos.” (VIEIRA, 1688.) Sobre as comunidades de malungos no período da escravidão, é correto afirmar, de acordo com o texto, que são formadas 

a) nos laços entre africanos de múltiplas etnias, os quais haviam atravessado juntos o Atlântico.
b) no encontro dos africanos nas senzalas, no exercício de ofícios e no trabalho da lavoura. 
c) no Novo Mundo por pessoas de uma mesma etnia que se reconheciam como iguais. 
d) nos quilombos rurais e urbanos, formados por escravizados fugidos de muitas etnias.

Questão 2. (Unicamp2019) No Censo 2010, 817 mil pessoas se autodeclararam indígenas, o que representa um crescimento de 11,4% (84 mil pessoas) nessa população, no período de 2000 a 2010, bem menos expressivo do que o do período de 1991 a 2000, que foi de aproximadamente 150% (440 mil pessoas). O que explica o crescimento populacional indígena no período entre 1991 e 2000?
a) O aumento do número de pessoas que passaram a se identificar como indígenas, identidade que antes escondiam como estratégia de sobrevivência.
b) A diminuição da taxa de mortalidade infantil, em função da boa qualidade do atendimento à saúde indígena.
c) O aumento da quantidade de casamentos com estrangeiros, associado a altas taxas de fecundidade e natalidade.
d) A interrupção de projetos de desenvolvimento, como
estradas e hidrelétricas, que impactam diretamente a vida indígena.

Questão 3. (Unicamp2019) Leia o texto a seguir, escrito por professores Guarani de São Paulo, e assinale a alternativa correta. “Na nossa tradição tem muitas aves que não matamos porque nós respeitamos. Pois em determinadas ocasiões algumas aves trazem notícias. Essas notícias podem ser boas ou ruins. Uma destas aves é o beija-flor. Um beija-flor que entra na sua casa ou fica pairando em frente a sua porta certamente está anunciando uma visita bem interessante. O canto do bem-te-vi anuncia a vinda de uma criança, ou seja, anuncia gravidez. O tucano anuncia a chegada de chuva. Depois quando vai começando a parar a chuva, eles também cantam. Esses são alguns exemplos, mas o conhecimento guarani a respeito das aves é bem maior.” (Tekoa Sapukai, FUNAI, 2016.) De acordo com o texto, o povo Guarani acredita que

a) para que uma gravidez aconteça, tem que haver o canto do bem-te-vi.
b) muitos pássaros devem ser respeitados porque eles trazem notícias.
c) os pássaros só trazem boas notícias quando cantam perto de uma aldeia.
d) o canto do tucano provoca chuva e, quando ele canta de novo, a chuva para.

Questão 4. (Unicamp, 2023) O jesuíta José de Acosta, no final do século XVI, propôs três métodos de evangelização para o que distinguia como três tipos de bárbaros. Os povos brasis – “sem lei, sem rei, que mudam de casa ou se, a tendo fixa, elas se assemelham a covis de feras” – somente podiam ser convertidos com o auxílio da força. Incas e Astecas – que possuíam cidades, governo, magistrados e leis – podiam ser administradas por um governador cristão. Por fim, somente nas nações civilizadas da Ásia, como a China e o Japão, podiam os religiosos aplicar o mesmo método utilizado – entre os gregos e os romanos – pelos apóstolos: ou seja, a catequese pacífica e racional que não envolvia mudança de governo. (CARVALHO, 2018.) No século XVI, a percepção do jesuíta Acosta sobre como deveria ser o governo de povos não europeus
a) favorecia a autodeterminação dos povos indígenas.
b) considerava todos os povos mencionados iguais entre si.
c) fundamentava-se em julgamentos eurocêntricos.
d) estabelecia a impossibilidade de governar todos os indígenas americanos.

Criei um drive dos textos que estamos trabalhando:

Há  alguns anos, em abril, os povos indígenas criaram o 'acampamento terra livre'. Nele, no final de abril, indígenas do Brasil inteiro (e também do mundo) acampam em Brasília para discutir e pressionar o Estado. Mais informações podem ser acionadas em: https://apiboficial.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário