Afonso.Pena.Organizacao.1,2e3anos.2bim.
Organização do 2 bimestre para 1, 2 e 3 anos
1 ano - turmas A, B, C e D. Link das primeiras semanas: afonsopena1ano2bim1e2sem.html
Nas últimas semanas conversamos sobre a filosofia de Platão. Vamos a partir dessas ideias conversar sobre a nossa sociedade (faremos sempre isso).
Destaco algumas dessas ideias para usamos para conversar com nosso profissional:
- não é conhecimento: contradição (ex. fazer uma coisa e falar outra); presumir que sabe o que não sabe; incapacidade de transmissão
- há coisas que só existem porque estão juntas
- tanto o professor como o aluno é responsável pelo uso correto do conhecimento
- quem vende algo, as vezes valoriza demais o produto, por isso é preciso consultar amigos e parentes sobre aquilo que está sendo adquirido. Isso vale para alimentos, mas também para conhecimentos.
- para ser competente em algo é preciso: ter dom; se exercitar (treinar); e praticar (atuar socialmente ensinando e aprendendo.
- num mundo ideal a justiça é cada um fazer a sua função para manter o bem comum. Num mundo ideal, a partir de sua função social, todos participariam das decisões importantes para a organização da sociedade.
A partir dessas ideias podemos perguntar ao nosso profissional: quando vc viu uma contradição? o que as pessoas pensam saber mas na verdade não sabem sobre sua profissão? que coisas na sua profissão são difíceis de serem transmitidas? de quais profissionais (saberes) vc precisa para poder trabalhar? qual o sua responsabilidade quando vc ensina algo a um aprendiz? quando vc estava aprendendo, quem vc consultou? de quem vc aprendeu e a quem vc ensina? como identificar o dom para exercer a sua profissão? como seria um mundo ideal para o desenvolvimento do seu saber.
Muitas outras perguntas poderiam ser feitas. Consulte o link das aulas passadas e sugira outras perguntas. Podemos também a partir de outras profissões, como aquelas dos seus parentes e amigos de sala, formular outras perguntas. Escolha uma profissão de algum amigo de sala para fazer isso. Leve um amigo seu para conversar com seu profissional.
Mostrei para vocês, a partir da música Delegado Chico Palha, cantada por Zeca Pagodinho e composta por Tio Hélio e Nilton Campolino, que a arte e também a filosofia, criam critérios para julgar o Estado. Traga uma música de sua preferência e apresente o seu critério para julgar a sociedade.
Junto com outros (as) professores (as) estamos plantando em duas áreas da escola: atrás da quadra e atrás das salas do ensino fundamental. Tragam suas sementes, ramos e/ou suas mudas para plantarmos e doarmos.
2 anos (A,B e C) e 3 anos (A e B). Link das primeiras semanas: afonsopena2e3ano2bim.html
No início do bimestre, como fiz com os primeiros anos, algumas ideias de Platão para pensarmos nossa sociedade e formular perguntas ao nosso profissional. Veja essas ideias no texto acima e na postagem de 08/04. No link das primeiras semanas postei algumas coisas importantes sobre o Estado, tema que estamos estudando. Destaco o seguinte:
- não há lugar no mundo que não esteja sob a jurisdição de um Estado. No caso nosso, o Brasil, todas as leis precisam estar de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF).
- o Estado precisa garantir: a alimentação; o comercio interno e externo; o conhecimento de sua história e de sua geografia;
- o Estado precisa de proteger de invasões externas e de revoltas internas;
- o Estado precisa legislar sobre os profissionais e seus respectivos trabalhos no seu território;
- o Estado brasileiro é inspirado nos Estado modernos Europeus que por sua vez se inspiram em diversos impérios, com destaque para o Grego e o Romano. Vejam a postagem do dia 07/04 onde falo da história dos principais estados que se relacionam com o Brasil
A partir dessas ideias podemos perguntar ao nosso profissional: o que o Estado brasileiro faz para que sua profissão possa existir? quais as normas que o Estado impõem para a sua profissão? quais as principais trocas o seu trabalho exige? como é a sua alimentação? de onde ela vem? qual a história da sua profissão? aquilo que vc precisa para trabalhar (ferramentas, estruturas) vem de qual país? qual a influencia europeia no seu trabalho? e a norte americana? e a chinesa?
Mostrei para vocês, a partir da música Delegado Chico Palha, cantada por Zeca Pagodinho e composta por Tio Hélio e Nilton Campolino, que a arte e também a filosofia, criam critérios para julgar o Estado. Traga uma música de sua preferência e apresente o seu critério para julgar a sociedade.
Junto com outros (as) professores (as) estamos plantando em duas áreas da escola: atrás da quadra e atrás das salas do ensino fundamental. Tragam suas sementes, ramos e/ou suas mudas para plantarmos e doarmos.
Avaliação do segundo bimestre (todas as turmas)
Faremos a prova do segundo bimestre na primeira e segunda semana de junho. Nos dias 04 e 05 de junho e dias 11 e 12 de junho. A prova será individual e terá o seguinte itens:
- resolução de questões de múltipla escolha, como fizemos no primeiro bimestre, com os seguintes itens: identificação da pergunta, da principal palavra da pergunta, o que o texto fala da pergunta, e, a partir dos itens anteriores, o que está correto e o que está errado nas alternativas. As questões já estão disponíveis nos links anteriores: para 1 ano dia 08/04; para 2 e 3 anos dia 07/04.
- sobre o profissional: quais os profissionais que atuam em conjunto com o profissional que você escolheu; qual a dinâmica de aprendizagem da profissão: quais os dons necessários para exercer essa profissão, como se aprende. Para os 2 e 3 anos, além da questão anterior, vocês devem dizer como o Estado organiza o trabalho do seu profissional: quais as estruturas e quais as normas.
- sobre as sementes: diga qual a forma de cultivo inicial de uma planta usada na nossa alimentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário