segunda-feira, 5 de agosto de 2024

APena.fil.2ano.3b.fil.br.questao.ambiental

 EE Afonso Pena Prof. filosofia Robson 2 ano 3Bim. Questão ambiental.

Para Síntese completa e texto completo acessar o drive:

https://drive.google.com/drive/folders/1Mkke4_9Gpp05QTMdXxbIL-t2ueoRC_iQ?usp=drive_link

Marques, O decênio decisivo, 2023. 35. Antropoceno: mudanças geológicas pela ação humana. 39. Problemas: “(i) a aniquilação da biodiversidade; (ii) a emergência climática; (iii) os níveis pandêmicos de adoecimento (físico e mental) e de mortes prematuras pela poluição químico-industrial; e (iv) os níveis aberrantes e crescentes de desigualdade, causa maior do agravamento dos três primeiros”. 42. Os Estados precisam cooperar e não concorrer. 57. Princípios: redução da desigualdade; diminuição de consumo; ideia de sujeito para todas as espécies; restauração e ampliação das reservas naturais e indígenas; economia descarbonizada; desglobalização alimentar; juridição internacional em detrimento a nacional. 101. “há em curso nos Trópicos uma guerra de aniquilação da vida [...] o principal inimigo da vida terrestre no planeta [...] é o sistema alimentar globalizado”. 1º: o agronegócio (destrói solos, biodiversidade; consome agrotóxicos, fertilizantes, etc). 2º o ‘sistema alimentar’ mundial, na verdade monoculturas (commodites) tóxicas, não tem gerado saúde. 119. A maior parte do planeta é usada para agropecuária, em geral confinamentos insalubres (as criações ocupam mais lugares do que gente). 135. Brundtland: “É simples, realmente. A saúde humana e a saúde dos ecossistemas são inseparáveis”. 149. Raoni Metuktire “Se eles desmatarem toda a floresta, o tempo vai mudar, o Sol vai ficar muito quente, os ventos vão ficar muito quentes. Eu me preocupo com todos porque é a floresta que segura o mundo”. 169. Médici em 1970 inicia a transamazônica para vender terra para a pecuária; entre 1970 e 1987 a média anual de desmatamento foi de 21 mil km2. 173. Entre 1985 e 2016 o rebanho bovino duplica no centro-oeste e decuplica (10x) na Amazônia. O ‘ponto crítico’ ou ‘elemento crítico’ é o momento de alteração do sistema: a) secas na Amazonia; b) diminuição do gelo no Oceano Ático; c) enfraquecimento dos rios oceânicos; d) declínio das florestas boreais; f) morte dos corais; g) perda de gelo na Groenlândia; h) Derretimento do permafrost (norte da Rússia); i) derretimento da Antártida Ocidental; j) derretimento da Antártida Oriental (Fonte: “Climate Crisis: Earth May Be Approaching Key Tipping Points”; 2020). 240. Em 2020 na América do Sul foi o ano mais quente; na Europa foi em 2021; No Brasil: 2020 em Nova Maringá (MT) e Água Clara (MS) 44,6°C. 333. “O atual decênio é, portanto, o último em que viveremos em um clima ainda conhecido pela humanidade.”. Dados da World Inequality Report (2022): 10% mais rico tem 52% da renda; 50% mais pobre tem 8,5% da renda. 368. Annette Peters, Tim Nawrot e Andrea Baccarelli (2021) indicam oito vias biológicas: 1. estresse oxidativo e inflamação (criação de radicais livres); 2. alterações genômicas e mutações somáticas (alteração do DNA); 3. alterações epigenéticas (gerando envelhecimento); 4. disfunção mitocondrial; 5. perturbações endócrinas; 6. alteração na comunicação intra e intercelular; 7. alteração nas comunidades de microbiomas; 8. prejuízos no sistema nervoso central. 376. muitos agrotóxicos são permitidos no Brasil, mas não na Europa, assim os fabricantes europeus exportam para muitos lugares do mundo, inclusive para o Brasil. 385. Superar o axioma da soberania nacional absoluta. 387. as decisões sobre o futuro da humanidade continuam dependendo dos Estados nacionais. 388. a soberania jurídica dos estados nacionais foi acordada na Paz de Vestfália em 1648. 388. Proposta: substituir o axioma da soberania nacional por uma soberania nacional relativa, com as premissas: (i). autonomia dos povos autóctones (populações indígenas); (ii). superioridade da comunidade internacional frente aos estados nacionais.


No século XXI, os países reunidos na ONU, inclusive o Brasil, estabeleceram metas para o desenvolvimento sustentável, são os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles fizeram uma agenda para 2030 cujos os objetivos são:

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos

Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Todos esses objetivos tem subitens que visam a precisão das intenções e formas para verifica-los. Eles podem ser acessados em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Atividade: em dupla, sigam a seguinte sequencias:

1. Escolha um aspecto dos 17 objetivos;

2. Use o texto de Marques (2023) para justificar a necessidade deste objetivo.

3. Depois conversem com o profissional da escolha de vocês (cada um deve conversar com um) e junto com ele verifique o que precisa ser feito no seu trabalho para que o objetivo escolhido possa ser alcançado.

4. Depois escreve uma carta para o prefeito e/ou vereador (ou candidato) de sua cidade.

5. Se possível, use os Direitos Humanos e a Constituição federal brasileira; pode usar também as letras de músicas.

Sequência para resolução de questões de múltipla: a) com suas palavras escreva a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da pergunta /c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta / d) pesquisa palavras desconhecidas / e) a partir das etapas anteriores, diga o que está certo e o que está errado

Questão 1 (Enem, 2023). Tobias Kuemmerle, acadêmico da Humboldt-Universität de Berlim na Alemanha, fez uma pesquisa de campo no Chaco, área de mata nativa na fronteira da Argentina com Paraguai e Bolívia. “Estudamos qual é a mudança ocorrida na região e seu efeito nas emissões de CO2 e na diversidade”, diz o pesquisador. “E (o impacto) se deve sobretudo a grandes companhias internacionais que compram áreas para desmatar. Tudo está claramente ligado ao consumo de carne na Europa e à importação de soja. A Europa protege muito sua agricultura, mas compra cada vez mais de regiões onde o impacto ambiental é muito grande.” (ORGAZ, 2021). O texto apresenta uma ação da Europa na América Latina que ocorre pela combinação dos seguintes elementos:

A Vegetações convertidas em pastos e foco na exportação

B Maquinários utilizados ilicitamente e base no extrativismo.

C Terras transformadas em laboratórios e ênfase na ciência

D Trabalhadores contratados ilegalmente e financiamento estatal.

Questão 2 (Enem, 2015). “A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa” (PORTO-GONÇALVES, 2006). Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na 

A contenção de impactos ambientais.

B utilização progressiva dos recursos naturais. 

C proibição permanente da exploração da natureza. 

D definição de áreas prioritárias para a exploração econômica.

Questão 3 (São Camilo, 2021). “Em Vitória (ES), no bairro Goiabeiras, encontramos as paneleiras, mulheres que são conhecidas pelos saberes/fazeres das tradicionais panelas de barro, ícones da culinária capixaba. A tradição passada de mãe para filha é de origem indígena e sofreu influência de outras etnias, como a afro e a luso. Dessa mistura, acredita-se que a fabricação das panelas de barro já tenha 400 anos. A fabricação das panelas de barro se dá em várias etapas, desde a obtenção de matéria-prima à confecção das panelas. As matérias-primas tradicionalmente utilizadas são provenientes do meio natural, como: argila, retirada do barreiro no Vale do Mulembá; madeira, atualmente proveniente das sobras da construção civil; e tinta, extraída da casca do manguezal, o popular mangue-vermelho” (TRISTÃO, 2014). Uma característica de práticas tradicionais como a exemplificada no texto é a vinculação entre os recursos do mundo natural e a 

A participação na sociedade de consumo

B conservação dos plantios da roça

C atualização do modelo de gestão

D manutenção dos modos de vida

Questão 4 (Enem, 2023). No sul da Bahia, desde o século XVIII, tem-se registros de um tipo de sistema agroflorestal. Até hoje, esse sistema é característica marcante da paisagem da região, conhecido como cabruca, que consiste no cultivo do cacau à sombra do dossel da floresta nativa. Esse sistema de cultivo do cacau (graças à tolerância da espécie à sombra) é considerado amigável para a vida silvestre, pois apresenta superioridade em termos de conservação da biodiversidade quando comparado com outras plantações tropicais (monoculturas de dendê, seringa ou café), agricultura ou pastagens. (Sollberg, 2014). A prática produtiva apresentada é um exemplo de 

A difusão comercial de lavouras temporárias. 

B padronização alimentar dos povos tradicionais. 

C ampliação tecnológica da pecuária intensiva. 

D utilização sustentável dos recursos naturais.

Questão 5 (Enem, 2020). “Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular” (Almeida, 2004). De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre 

A crescimento econômico e migração de trabalhadores. 

B produção de borracha e escassez de recursos naturais. 

C modernização de plantio e comércio de látex.

D reivindicação de terra e preservação de mata nativa. 

Questão 6 (Enem, 2017). “Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade” (OLIVEIRA, 2009) .O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de

a. reforma agrária. b. concentração fundiária 

c. expansão mercantil. d. desruralização da elite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário