segunda-feira, 26 de agosto de 2024

APena.fil.recuperacao.1sem

Afonso Pena filosofia recuperação do 1 semestre todas as turmas

Revejam a correção da prova do 1 bimestre

https://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2024/04/afonsopenaavaliacao1bim.html

Retire uma folha do seu caderno e: coloque seu nome, série, data e atividade de recuperação do 1 semestre. Depois faça as três atividades:

1ª atividade: Escolha uma música e faça o seguinte:

escreva o nome da música e seu compositor; 

formule uma frase genérica a partir da ideia principal da música;

reproduza o trecho da música onde se percebe a ideia central;

identifica o conceito (a palavra mais importante);

diga o significado deste conceito;


2ª atividade: Escolha um profissional de sua preferência e faça o seguinte:

escreva o nome da profissão desse profissional;

diga qual a função dele na sociedade;

identifique uma lei que regula o trabalho dele

formule duas perguntas para ele (1 a partir da função dele e uma a partir da lei

anote as respostas deste profissional

3ª atividade: escolha 3 questões de múltipla escolha e siga a sequência: a) com suas palavras escreva a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da pergunta /c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta

Questão 1. (Unicamp2024) “Dos pretos é tão própria e natural a união que a todos os que têm a mesma cor, chamam parentes; a todos os que servem na mesma casa, chamam parceiros; e a todos os que se embarcam no mesmo navio, chamam malungos.” (VIEIRA, 1688.) Sobre as comunidades de malungos no período da escravidão, é correto afirmar, de acordo com o texto, que são formadas 

Questão 2. (Unicamp2019) O texto a seguir foi retirado de um cartaz da campanha promovida pela FUNAI, em 2017, para combater o preconceito contra os povos indígenas. Leia-o e responda à pergunta: “Não há desenvolvimento que se perpetue sem meio ambiente preservado. Os saberes ecológicos indígenas, desenvolvidos geração a geração, são tecnologias essenciais para a proteção das matas, dos animais silvestres, dos mananciais de água, do solo e do subsolo. O índio não atrapalha o desenvolvimento. Como guardião da biodiversidade, gera condições para que ele aconteça. A um só tempo, o índio torna possível a preservação e o desenvolvimento.” Qual das ideias preconceituosas abaixo o texto procura combater?

Questão 3. (Unicamp2019) (1) Invasão de propriedade: Projetos de lei que tramitam no Congresso pretendem endurecer as regras contra as invasões de propriedades rurais no Brasil. Pelas propostas, as invasões vão ser classificadas como terrorismo, com pena de até 30 anos de prisão e uso imediato da força policial.

(2) 


Considerando o que se afirma no texto (1), as perguntas feitas pela menina indígena no texto (2) revelam


Questão 4. (Enem 2012) Próximo da Igreja dedicada a São Gonçalo nos deparamos com uma impressionante multidão que dançava ao som de suas violas. Tão logo viram o Vice-Rei, cercaram-no e o obrigaram a dançar e pular, exercício violento e pouco apropriado tanto para sua idade quanto posição. Tivemos nós mesmos que entrar na dança, por bem ou por mal, e não deixou de ser interessante ver numa igreja padres, mulheres, frades, cavalheiros e escravos a dançar e pular misturados, e a gritar a plenos pulmões “Viva São Gonçalo do Amarante”. (TINHORÃO. As festas no Brasil Colonial. 2000). O viajante francês, ao descrever suas impressões sobre uma festa ocorrida em Salvador, em 1717, demonstra dificuldade em entendê-la, porque, como outras manifestações religiosas do período colonial, ela

Questão 5. (Unicamp2019) Leia o texto a seguir, escrito por professores Guarani de São Paulo, e assinale a alternativa correta. “Na nossa tradição tem muitas aves que não matamos porque nós respeitamos. Pois em determinadas ocasiões algumas aves trazem notícias. Essas notícias podem ser boas ou ruins. Uma destas aves é o beija-flor. Um beija-flor que entra na sua casa ou fica pairando em frente a sua porta certamente está anunciando uma visita bem interessante. O canto do bem-te-vi anuncia a vinda de uma criança, ou seja, anuncia gravidez. O tucano anuncia a chegada de chuva. Depois quando vai começando a parar a chuva, eles também cantam. Esses são alguns exemplos, mas o conhecimento guarani a respeito das aves é bem maior.” (Tekoa Sapukai, FUNAI, 2016.) De acordo com o texto, o povo Guarani acredita que




Nenhum comentário:

Postar um comentário