APena.fil.3ano.4b.questao.ambiental
Peter Demant, na sua primeira aula do seu curso de história das relações internacionais I na USP, disse que a história da humanidade pode ser sintetizada na seguinte formulação: povos sedentários que vivem daquilo que plantam frequentemente foram invadidos por povos nômades; em geral, ou os povos nômades exterminam os povos sedentários, ocupando o seu lugar, ou entram em acordo com esses povos, exigindo-lhe impostos (alimentos) em troca de proteção contra outras invasões. Foi assim que se estabeleceram os impérios na antiguidade. Esses impérios negociaram entre si acordos de paz ou de guerra. No caso de guerra, os vitoriosos impunham aos derrotados o pagamento de impostos. Com o tempo, passado algumas gerações, essa dinâmica de pagamento era questionada, ou se criava um novo acordo ou surgia uma nova guerra.
A partir dessa generalidade, vamos treinar o que aprendemos durante o ano. A primeira coisa que aprendemos foi construir uma frase genérica, identificar os conceitos e formular perguntas. A partir de cada uma das frases vamos identificar o conceito e formular perguntas.
Para Síntese completa e texto completo acessar o drive:
https://drive.google.com/drive/folders/1Mkke4_9Gpp05QTMdXxbIL-t2ueoRC_iQ?usp=drive_link
Marques, O decênio decisivo, 2023. 35. Antropoceno: mudanças geológicas pela ação humana. 39. Problemas: “(i) a aniquilação da biodiversidade; (ii) a emergência climática; (iii) os níveis pandêmicos de adoecimento (físico e mental) e de mortes prematuras pela poluição químico-industrial; e (iv) os níveis aberrantes e crescentes de desigualdade, causa maior do agravamento dos três primeiros”. 42. Os Estados precisam cooperar e não concorrer. 57. Princípios: redução da desigualdade; diminuição de consumo; ideia de sujeito para todas as espécies; restauração e ampliação das reservas naturais e indígenas; economia descarbonizada; desglobalização alimentar; juridição internacional em detrimento a nacional. 101. “há em curso nos Trópicos uma guerra de aniquilação da vida [...] o principal inimigo da vida terrestre no planeta [...] é o sistema alimentar globalizado”. 1º: o agronegócio (destrói solos, biodiversidade; consome agrotóxicos, fertilizantes, etc). 2º o ‘sistema alimentar’ mundial, na verdade monoculturas (commodites) tóxicas, não tem gerado saúde. 119. A maior parte do planeta é usada para agropecuária, em geral confinamentos insalubres (as criações ocupam mais lugares do que gente). 135. Brundtland: “É simples, realmente. A saúde humana e a saúde dos ecossistemas são inseparáveis”. 149. Raoni Metuktire “Se eles desmatarem toda a floresta, o tempo vai mudar, o Sol vai ficar muito quente, os ventos vão ficar muito quentes. Eu me preocupo com todos porque é a floresta que segura o mundo”. 169. Médici em 1970 inicia a transamazônica para vender terra para a pecuária; entre 1970 e 1987 a média anual de desmatamento foi de 21 mil km2. 173. Entre 1985 e 2016 o rebanho bovino duplica no centro-oeste e decuplica (10x) na Amazônia. O ‘ponto crítico’ ou ‘elemento crítico’ é o momento de alteração do sistema: a) secas na Amazonia; b) diminuição do gelo no Oceano Ático; c) enfraquecimento dos rios oceânicos; d) declínio das florestas boreais; f) morte dos corais; g) perda de gelo na Groenlândia; h) Derretimento do permafrost (norte da Rússia); i) derretimento da Antártida Ocidental; j) derretimento da Antártida Oriental (Fonte: “Climate Crisis: Earth May Be Approaching Key Tipping Points”; 2020). 240. Em 2020 na América do Sul foi o ano mais quente; na Europa foi em 2021; No Brasil: 2020 em Nova Maringá (MT) e Água Clara (MS) 44,6°C. 333. “O atual decênio é, portanto, o último em que viveremos em um clima ainda conhecido pela humanidade.”. Dados da World Inequality Report (2022): 10% mais rico tem 52% da renda; 50% mais pobre tem 8,5% da renda. 368. Annette Peters, Tim Nawrot e Andrea Baccarelli (2021) indicam oito vias biológicas: 1. estresse oxidativo e inflamação (criação de radicais livres); 2. alterações genômicas e mutações somáticas (alteração do DNA); 3. alterações epigenéticas (gerando envelhecimento); 4. disfunção mitocondrial; 5. perturbações endócrinas; 6. alteração na comunicação intra e intercelular; 7. alteração nas comunidades de microbiomas; 8. prejuízos no sistema nervoso central. 376. muitos agrotóxicos são permitidos no Brasil, mas não na Europa, assim os fabricantes europeus exportam para muitos lugares do mundo, inclusive para o Brasil. 385. Superar o axioma da soberania nacional absoluta. 387. as decisões sobre o futuro da humanidade continuam dependendo dos Estados nacionais. 388. a soberania jurídica dos estados nacionais foi acordada na Paz de Vestfália em 1648. 388. Proposta: substituir o axioma da soberania nacional por uma soberania nacional relativa, com as premissas: (i). autonomia dos povos autóctones (populações indígenas); (ii). superioridade da comunidade internacional frente aos estados nacionais.
No século XXI, os países reunidos na ONU, inclusive o Brasil, estabeleceram metas para o desenvolvimento sustentável, são os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles fizeram uma agenda para 2030 cujos os objetivos são:
Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos
Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos
Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Todos esses objetivos tem subitens que visam a precisão das intenções e formas para verifica-los. Eles podem ser acessados em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Atividade: em dupla, sigam a seguinte sequencias:
1. Escolha um aspecto dos 17 objetivos;
2. Use o texto de Marques (2023) para justificar a necessidade deste objetivo.
3. Depois conversem com o profissional da escolha de vocês (cada um deve conversar com um) e junto com ele verifique o que precisa ser feito no seu trabalho para que o objetivo escolhido possa ser alcançado.
4. Depois escreve uma carta para o prefeito e/ou vereador (ou candidato) de sua cidade.
5. Se possível, use os Direitos Humanos e a Constituição federal brasileira; pode usar também as letras de músicas.
Sequência para resolução de questões de múltipla: a) com suas palavras escreva a pergunta da questão / b) escreva o significado da principal palavra da pergunta /c) escreva o que o enunciado diz dessa pergunta / d) pesquisa palavras desconhecidas / e) a partir das etapas anteriores, diga o que está certo e o que está errado
Questão 1 (Enem, 2023). Tobias Kuemmerle, acadêmico da Humboldt-Universität de Berlim na Alemanha, fez uma pesquisa de campo no Chaco, área de mata nativa na fronteira da Argentina com Paraguai e Bolívia. “Estudamos qual é a mudança ocorrida na região e seu efeito nas emissões de CO2 e na diversidade”, diz o pesquisador. “E (o impacto) se deve sobretudo a grandes companhias internacionais que compram áreas para desmatar. Tudo está claramente ligado ao consumo de carne na Europa e à importação de soja. A Europa protege muito sua agricultura, mas compra cada vez mais de regiões onde o impacto ambiental é muito grande.” (ORGAZ, 2021). O texto apresenta uma ação da Europa na América Latina que ocorre pela combinação dos seguintes elementos:
A Vegetações convertidas em pastos e foco na exportação
B Maquinários utilizados ilicitamente e base no extrativismo.
C Terras transformadas em laboratórios e ênfase na ciência
D Trabalhadores contratados ilegalmente e financiamento estatal.
Questão 2 (Enem, 2015). “A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa” (PORTO-GONÇALVES, 2006). Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na
A contenção de impactos ambientais.
B utilização progressiva dos recursos naturais.
C proibição permanente da exploração da natureza.
D definição de áreas prioritárias para a exploração econômica.
Questão 3 (São Camilo, 2021). “Em Vitória (ES), no bairro Goiabeiras, encontramos as paneleiras, mulheres que são conhecidas pelos saberes/fazeres das tradicionais panelas de barro, ícones da culinária capixaba. A tradição passada de mãe para filha é de origem indígena e sofreu influência de outras etnias, como a afro e a luso. Dessa mistura, acredita-se que a fabricação das panelas de barro já tenha 400 anos. A fabricação das panelas de barro se dá em várias etapas, desde a obtenção de matéria-prima à confecção das panelas. As matérias-primas tradicionalmente utilizadas são provenientes do meio natural, como: argila, retirada do barreiro no Vale do Mulembá; madeira, atualmente proveniente das sobras da construção civil; e tinta, extraída da casca do manguezal, o popular mangue-vermelho” (TRISTÃO, 2014). Uma característica de práticas tradicionais como a exemplificada no texto é a vinculação entre os recursos do mundo natural e a
A participação na sociedade de consumo
B conservação dos plantios da roça
C atualização do modelo de gestão
D manutenção dos modos de vida
Questão 4 (Enem, 2023). No sul da Bahia, desde o século XVIII, tem-se registros de um tipo de sistema agroflorestal. Até hoje, esse sistema é característica marcante da paisagem da região, conhecido como cabruca, que consiste no cultivo do cacau à sombra do dossel da floresta nativa. Esse sistema de cultivo do cacau (graças à tolerância da espécie à sombra) é considerado amigável para a vida silvestre, pois apresenta superioridade em termos de conservação da biodiversidade quando comparado com outras plantações tropicais (monoculturas de dendê, seringa ou café), agricultura ou pastagens. (Sollberg, 2014). A prática produtiva apresentada é um exemplo de
A difusão comercial de lavouras temporárias.
B padronização alimentar dos povos tradicionais.
C ampliação tecnológica da pecuária intensiva.
D utilização sustentável dos recursos naturais.
Questão 5 (Enem, 2020). “Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular” (Almeida, 2004). De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre
A crescimento econômico e migração de trabalhadores.
B produção de borracha e escassez de recursos naturais.
C modernização de plantio e comércio de látex.
D reivindicação de terra e preservação de mata nativa.
Questão 6 (Enem, 2017). “Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade” (OLIVEIRA, 2009) .O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de
a. reforma agrária.
b. concentração fundiária
c. expansão mercantil.
d. desruralização da elite.
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