aula para os alunos do 2 A, mas os alunos das outras séries podem pedir esta aula ou mesmo fazer os exercícios.
pensando então nos comentários que podem ser feitos a uma obra de arte, em especial, uma letra de música, penso que três categorias podem ajudar na discussão: o autor, a tradição e a recepção.
- o autor:
- qual a ideia central do autor?
- como a obra analisada se relaciona com outras obras do mesmo autor?
- o que o próprio autor diz da sua obra de arte?
- tradição:
- como a obra analisada dialoga com outras obras da mesma natureza?
- quais as semelhanças?
- quais as diferenças?
- recepção:
- o que as pessoas em geral (e você) sentem ao estar em contato com a obra de arte em questão?
- o que as pessoas em geral (e você) falam (comentam) ao estar em contato com a obra de arte em questão?
- como as pessoas usam (dançam, onde ouvem, etc) a obra de arte em questão?
- quando há narrativas outras categorias podem ser consideradas:
- quem são os personagens?
- qual é o principal?
- qual é o coadjuvante?
- como é a relação entre eles?
- enredo
- desfecho
samba do aprendiz de luis carlos da vila
bom conselho de chico buarque
canto das três raça de paulo cesar pinheiro
jeito moleque de zeca pagodinho
análise de algumas músicas:
despejo na favela de adoniran barbosa
Vejamos um exemplo disso na música Despejo na Favela. Nessa música, o narrador, um morador de uma favela, narra que o oficial de justiça, a mando de um Juiz – e que, portanto, não pode participar da decisão, que entregou para seu Narciso – provavelmente o líder da comunidade – por meio de uma petição: “Vocês tem dez dias para desocupar este terreno que não é propriedade de vocês”. Com essa petição seu Narciso – ou o narrador, não podemos determinar de modo absoluto – diz para o oficial de justiça que eles não precisam de 10 dias, um dia basta para eles deixarem a única coisas que possuíam.
Tudo parecia terminar bem, a comunidade, na voz do seu representante – ou do narrador que a representa aqui para a posteridade, fazendo história – indicava para o representante do Juiz que eles iriam acatar a ordem, quando porém que surpreendentemente o narrador – ou seu Narciso – diz o seguinte: “eu sei que construímos nosso barracão numa área que ainda não tinha dono, sabemos disso, a questão não é quem é o dono da terra, a questão é esse povo aí que veio de todos os lugares desse Brasilsão em busca de um lugarzinho para descansar depois de um dia inteiro de trabalho em prol do desenvolvimento do Brasil, nosso Brasil, essas pessoas vão para onde? Me responde dotô?”
triste margarida de adoniran barbosa
A música Triste Margarida evidencia o relacionamento de um homem e uma mulher que, ao que tudo indica, estão na mesma ‘classe’ social. Ele, percebendo que ela não o namoraria se dissesse que sua profissão era de jardineiro, mente para moça dizendo que é engenheiro. Ela, por desconhecimento das características de um engenheiro, acredita inicialmente na mentira. A mentira dura até a moça ver o jardineiro no exercício da sua profissão. A música diz que a moça não quer mais saber do jardineiro, saber por quê? Talvez ela tenha tomado consciência de que havia acreditado numa mentira estúpida e que um engenheiro de metrô, aquele que traz o progresso e a velocidade no deslocamento para a cidade, não poderia se interessar por uma moça simples. O jardineiro representaria, assim, o limite das relações amorosas que essa moça poderia ter. Talvez, por outro lado, ela não tenha ficado com raiva dele, mas tenha ficado com raiva de si mesma e Adoniran, com essa música, estaria evidenciando a mulher que quer um status social diferente do que tem e o homem que para ‘ganhar’ a moça do seu status social precisa dizer que está em outro. Qual dos dois é mais orgulhoso? Qual dos dois é mais convencido? Qual dos dois é mais mentiroso?
ver os links
http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2013/08/sobre-o-amor.html
http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2013/05/banquete.html
http://www.umaconversasobrefilosofia.blogspot.com.br/2014/08/filosofia-da-arte-2-todas-as-turmas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário