terça-feira, 27 de agosto de 2019

Turmas do 1 ano (A,B) e 2 G Sociologia Wadih

Para as turmas do 1 ano do Wadih (A,B). Sociologia

Atividades para o 3 Bimestre
1. pesquise na internet, livro didáticos, músicas, filmes sobre o que é normal e o que é anormal, o que é saúde e o que é doença.
2. apresente uma das questões de vestibular sobre Foucault e temas semelhantes (questões dadas em sala)
3. em dupla ou trio estregue um texto de uma página sobre sua pesquisa sobre povos indígenas e/ou povos que vieram da África. Depois compare sua pesquisa com a pesquisa feita pelo prof Robson que está nas páginas anteriores a essa. Segue o link
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2019/08/todas-as-turmas-historia-preliminar-dos.html
http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2019/08/todas-as-turmas-historia-preliminar-da.html
4. Escolha um música de sua preferencia, apresente-a para turma e retire dela uma frase universal. Pode ser um trecho, o resumo dela. Depois compare essa frase com outros trechos da música.
5. Retomando o exercício do bimestre passado, volte a conversar com o profissional sobre sua relação com o Estado Brasileiro, em especial as normas e as regulações. Pesquise na internet quais são essas regulações e essas normas.
6. Prova feita em dupla a partir de questões de vestibular: 06/08 e 13/08

Conteúdo do 3 Bimestre
Contextualização histórica: Foucault escreve seus textos na segunda metade do século XX. Este período é marcado pelo impacto das duas guerras mundiais (para aprofundamento ver http://umaconversasobrefilosofia.blogspot.com/2019/03/sugestoes-de-aulas-de-historia-todas-as.html). Essas guerras geraram uma desconfiança acerca da razão europeia e o Iluminismo, em especial o conhecimento científico e a estrutura do Estado Moderno. Isso porque tudo aquilo que de mais interessante foi produzido pela ciência ocidental, foi usado para a morte. Assim, uma das questões colocadas é que o desenvolvimento científico e político teria levado a Europa a barbárie, isto é, a Europa seria irracional, pré-moderna, pagã, contrária ao cristianismo. Nesse contexto surgiu a ONU, Organização das Nações Unidas.
Foucault entra nesse processo de crítica a estrutura do Estado. Sua crítica é complexa uma vez que apesar de apresentar essa racionalidade nefasta, Foucault vê nela alguns saberes fundamental para a vida social.
No livro que estamos usando, Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, o Foucault aparece no capítulo 10, entre as páginas 149 a 156. Lemos essas páginas com destaque

segue sugestões de vídeos, cursos, etc. para aprofundamento deste tema.
História da filosofia em espanhol - Foucault
https://www.youtube.com/watch?v=94HrovuxWGg&list=PL8PEFpPr13IjdUUstP-VgS84q_chQwCcp&index=29
Foucault e a Educação (vídeo curto)
https://www.youtube.com/watch?v=QVtrGCigO_4
Foucault e a Educação (vídeo curto)
https://www.youtube.com/watch?v=3eQgOy_5Ibg
Margareth Rago: Foucault - Para uma vida não-fascista
https://www.youtube.com/watch?v=XVpR_6VRBls
curso de Vladimir Safatle sobre Foucault
https://www.academia.edu/5854771/Curso_Integral_-_Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_experi%C3%AAncia_intelectual_de_Michel_Foucault_2011_

Nenhum comentário:

Postar um comentário