Resumo do diálogo Protágoras de Platão - para 2 e 3 séries.
Mito
No início só haviam deuses. Então, eles derem existência a todos os seres a partir do fogo, da terra e de tudo que se misturava a eles. (320c)
Os deuses incumbiram Prometeu e Epimeteu de dar as capacidades aos seres. Epimeteu pede para Prometeu para fazer tudo sozinho de modo que depois do termino do trabalho Prometeu o fiscalizasse. (320d)
Epimeteu deu as capacidades do modo equilibrado a todos os seres, porém esqueceu-se do homem. (321b)
Prometeu viu isto e quis salvar o homem, roubou de Atena e Hefesto a sabedoria das artes e o fogo e deu aos homens.
Assim o homem começou a adorar os deuses, e também a coordenar as palavras, construir roupas e casas, e a plantar. (322a)
Apesar disso os homens viviam dispersos e morriam, ora pelo ataque dos animais ora por eles mesmos.
Zeus como medo que o homem fosse extinto pede a Hermes para levá-los o pudor e a justiça. (322c)
Hermes pergunta: devo levar-lhes estes dons do mesmo modo que as artes onde um só homem basta para muitos ou a todos igualmente. Zeus ordena que seja dadas a todos com a seguinte lei: quem não receber deverá ser expulso da comunidade. (322d)
Grande Discurso
Numa assembleia, quando a cidade discute problemas que exige conhecimento técnico (como a medicina) quando alguém fala sem conhecimento é motivo de riso, porém quando se trata da VP todos devem falar como se tivesse VP. (323bc)
A VP não é efeito do acaso ou um dom natural já que a cidade castiga aquilo que depende do estudo, exercício aplicação, prova disso é a expressão: ‘punir os culpados’. Além do mais ninguém pune por causa do que aconteceu, mas para que o crime não mais aconteça. (324c)
Por que os homens virtuosos não conseguem ensinar a VP para os seus filhos? (porque a cidade ainda não é virtuosa)
Os pais devem se preocupar em ensinar e mesmo forçar a que seus filhos aprendam a VP. Do mesmo modo a escola, no ensino da ginástica, poesia e música. Mas também a cidade com suas leis. (325 seg.)
Numa cidade de flautistas (esta fábula uni a VP e a VT, une o mito e o discurso) o melhor flautista será aquele que tem habilidade e aprendeu com os melhores flautistas da cidade. Comparando esta cidade com aquela onde ninguém toca este instrumento, mesmo o pior flautista será melhor do que qualquer um desta cidade que ninguém toca. Do mesmo modo ocorre com a VP, numa cidade onde todos se preocupam com ela, mesmo o menos virtuoso será mais virtuoso do que qualquer individuo de uma cidade que não se preocupa com ela. (326 seg.)
Conexões
Distribuição da VP
No discurso não é dito nada, mas no mito quando Hermes pergunta a Zeus como devem ser distribuídas as dádivas, ele pergunta se elas devem ser distribuídas como a medicina onde um só homem com VT basta para muitos. Outra referencia é a distribuição das capacidades feitas por Epimeteu.
Castigo no mito é dado àquele que não quer receber a dádiva de Zeus. No discurso ele é justificado.
O mito fala da primeira geração de cidadãos e o discurso da transmissão da primeira para a segunda por meio do ensino.
Problemas ou aprofundamento
Relações deste trecho com outras partes do diálogo: fala inicial de Sócrates, comentário ao poema de Simônides.
Unidades das Virtudes
O personagem Protágoras
A relação de Protágoras com Sócrates
O conceito Sofista e sua relação com o filósofo.
Relação entre os mitos
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